Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Itautec W7425 Placa 6-71-E51Q0-D02A.GP Possível curto 3.3vs, 1.1vs_vtt ou chipse

Avalie este tópico:


rilualves

Posts em destaque

Boa tarde galera, tudo tranquilo?

 

Link esquema

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Estou com esta placa que não liga. Verifiquei que possui as tensões 3V e 5V. No botão power possui os 19V e quando pressiono vai a 0 e depois volta os 19V indicando normalidade. O super I/O esta Ok.

 

O possível problema (creio eu) esta na linha 3.3vs, 1.1vs_vtt ou chipset, efetuei os seguintes testes:

1 - Aterrando a ponta preta e colocando a vermelha no pino 1 e 2 do PQ14 (onde é gerado os 3.3vs tensão que também alimenta a bios)  tem 10 ohms, imagino curto na linha, retirei o PQ14 e injetei 3.3v a corrente foi para 0.7A e o único componente que aqueceu (porém aquece muito pouco) foi o Chipset.

 

2 - Fiz o mesmo teste na linha 1.1vs_vtt, quando coloco a ponta vermelha na bobina PL7 tem 1 ohm. De acordo com algumas pesquisas quando a tensão é baixa e corrente alta a resistência pode ser baixa, mas minha dúvida é... será tão baixa assim ao ponto de chegar a 1ohm? Injetando tensão nesta linha o único componente que aqueceu pouco (consigo ficar com o dedo em cima tranquilo) foi o Chipset.

 

Será que o chipset esta com defeito? Alguém pegou algo assim?

 

Aguardo dicas dos colegas.

Editado: por rilualves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para ser considerado curto, tem que está abaixo de 1ohm, está linha de 1,1vs é normal está assim, está linha confunde muita gente, inclusive eu ja fui enganado por ela, e quando achei o defeito não tinha nada a ver...enquanto ao chip esta tensão de 1.1vs vai para chip...então é normal está consumindo correte e esquentando, só toma cuidado ao injetar tensão nesta linha, pode causar outros problemas....aconselho te dar mais umas aferidas e postar aqui os testes para podermos te ajudar.....lembrando que BGA é em ultimo caso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem todas as tensões regrava a bios fazendo um backup antes. Pode ser o chipset sim. Mas faz a bios primeiro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  A certo, vou regravar a bios para ver e posto resultado. Não cheguei a regravar pois quando medi a linha 3.3vs achei ela muito estranha.

 

para ser considerado curto, tem que está abaixo de 1ohm, está linha de 1,1vs é normal está assim, está linha confunde muita gente, inclusive eu ja fui enganado por ela, e quando achei o defeito não tinha nada a ver...enquanto ao chip esta tensão de 1.1vs vai para chip...então é normal está consumindo correte e esquentando, só toma cuidado ao injetar tensão nesta linha, pode causar outros problemas....aconselho te dar mais umas aferidas e postar aqui os testes para podermos te ajudar.....lembrando que BGA é em ultimo caso 

  Você tem alguma ideia sobre a baixa resistência na linha de 3.3vs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde o p P2808 ao lado do I/O esta ok,ta chegando 3.3 no power?

 

O problema pode ser ele.

 

Ajudei não esqueça do joinha.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Então, o P2808 (problemático kkk) creio que esta normal sim.

 

regrava a bios amigo, o problema pode estar nela.

Vc disse que há possível curto na linha dos 3,3v. Tá chegando tensão no pq14 ?

 

Esta chegando tensão no pq14, porém, não esta saindo os 3.3v nos pinos 1 e 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
vou verificar para ti na segunda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc deveria regravar a bios...

não creio que seu problema esteja no 3,3VS.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Regravei a Bios (principal u10), e a placa continua na mesma sem ligar. Será que tem que regravar o chip u9 também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Não esta chegando os 3.3v. No U9 chega os 3.3v (imagino que seja os 3.3v principal), porém, olhando o esquema eu vi que os 3.3v da bios é a "tal" 3.3vs.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No PQ46A sai os 5vs ?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Segue tensão no PQ46:

Pino 1 e 2 - 0,16V (Aqui era para ter 5V, correto?)

Pino 3 e 4 - 0V

Pino 5 - 5,1V

Pino 6 - Terra

Pino 7 e 8 - 5,1V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta:

Quais as tensões vc encontra nos 8 pinos do PU4 (P2808) ?

O power dessa placa não deveria ter 3v ? Vc mencionou 19v não foi ?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Sobre os 19v no P2808, nesta placa imagino que é normal sim. Se não me engano já peguei uma funcionando e tinha esta tensão. Tem este tópico meu falando desta dúvida que eu tinha, de uma olhada lá sobre os 19V. 

 

 

Sobre os outros componentes, segue medições

 

Os pr192, pr110, pr112, pr113 tem 12,76v.

 

pq14.

Pino 1, 2, 3 e 4 - 0V

Pino 5 - 5,1V

Pino 6 - 0V

Pino 7 e 8 - 3,3V

 

pq40

Pino 1 e 2 - 0,3V

Pino 3 e 4 - 0V

Pino 5 - 5,1V

Pino 6 - 0V

Pino 7 e 8 - 3,3V

 

pq45

Pino 1, 2, 3 e 4 - 0V

Pino 5 - 5,1V

Pino 6 - 0V

Pino 7 e 8 - 5,1V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arrumei um tempo para voltar a trabalhar nesta placa. Creio que o SIO esta bom sim, tem uma bobina L18 que é ligado no 3.3vs e alimenta o IO, retirei ela e a baixa resistência ainda continua na linha.

 

O que esta me deixando com a pulga atras da orelha é essa baixa resistência. Tenho outra placa sucata aqui que faço o seguinte teste. Coloco o multímetro na escala de diodo, aterro a ponta preta e coloco a ponta vermelhe em qualquer ponto que tenha 3.3vs o multímetro marca +- .353, quando coloco na placa que estou analisando o multímetro marca .023 e apita. É muita diferença. Deve ter algum resistor, capacitor com problema.

 

Esto retirando alguns componentes da linha 3.3vs e verificando se resolve o problema.

 

Se tiver alguma outra ideia agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
Em 25/02/2015 às 21:39, rilualves disse:

Arrumei um tempo para voltar a trabalhar nesta placa. Creio que o SIO esta bom sim, tem uma bobina L18 que é ligado no 3.3vs e alimenta o IO, retirei ela e a baixa resistência ainda continua na linha.

 

O que esta me deixando com a pulga atras da orelha é essa baixa resistência. Tenho outra placa sucata aqui que faço o seguinte teste. Coloco o multímetro na escala de diodo, aterro a ponta preta e coloco a ponta vermelhe em qualquer ponto que tenha 3.3vs o multímetro marca +- .353, quando coloco na placa que estou analisando o multímetro marca .023 e apita. É muita diferença. Deve ter algum resistor, capacitor com problema.

 

Esto retirando alguns componentes da linha 3.3vs e verificando se resolve o problema.

 

Se tiver alguma outra ideia agradeço.

Boa tarde você conseguiu resolver ? Estou com uma placa com o mesmo defeito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...