Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa MS-16F11 MSI - Não Liga

Avalie este tópico:


jonatan_luiz

Posts em destaque

Placa MS-16F11 não liga depois que cliente ligou uma fonte errada. verifiquei que tinha queimado o CI PWM MAXIN 8731AE e troquei  mosfet 4914B que tava em curto também. mais mesmo assim placa não liga.

 

Verificando tensões do CI e datashett encontrei essa tensão que achei estranho.

 

ACIN => 1,53V minha pergunta é não teria que entrar 19v

foto.jpg.b09afbfaae7fc357102b468d4c4b0b31.jpg

datashett.jpg.8fec161ab07192061a9dfc51078ca732.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço o seguinte teste com esses capacitores: na escala de continuidade, ponta preta no terra, ponta vermelha no capacitor. Deve apresentar um número elevado apenas de um lado, do outro deverá dar continuidade. Se apresentar continuidade dos dois lados está em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já agradeço a ajuda do colegas, colega msgrillo, se notar tem um resistor que vem 19v e sai 1,53v dele onde entra no CI PWM, pra mim o defeito é nesse resistor, mais como não tenho o esquema dessa placa não sei qual é o valor dele, mais to afim de trocar ele... olha na foto que eu coloquei ali em cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, geralmente a tensão de acin é 3,3v que vai para o pino do sio para identificar o carregador plugado, tenta achar essa linha e verifica ela.

 

Espero ter ajudado.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, não pode haver tensão dos dois lados do capacitor. Pelo que vi na imagem, está chegando a tensão de 19V se não me engano na bobina, é isso? Após a bobina a tensão cai para 1,53v. Se for isso ainda creio que deva olhar melhor esse circuito. Li a sua postagem e vi que é um resistor. Cara, defeito é o resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a tensão do pino 2 ACIN ,vai depeder muito das resistência em serie que estão interligada no pino 2 ACIN ,que de acordo com o MAX8731AE e um divisor de tensão, para tirar essa incerteza sobre o valor de tensão do pino 2 ACIN afere o valor das duas resistência e post resultado.

Verifique também os pinos 27 e 28 do MAX8731AE  e obrigado a ter 19V

Como não temos o esquema elétrico da placa, vamos ter uma base de acordo com os datasheet dos CIs e seguindo a sequência de start da placa.

Em escala de continuidade siga a linha (trilha) do pino 23 até chegar na bobina dessa linha... e quando encontrá-la verifique se curto para GND.

A sua linha de 3V e 5V procure algum CI com o seguinte codigos TPS51125 ou RT8205.

Caso nao encontre nenhum desses CIs  que eu mencionei , post os codigos dos CIs que voce encontra na placa para podermos analisar e seguir a sequência de start.

Sobre o mosfet que voce trocou ele e um mosfet duplo internamente .....certo ,pino 1 e 2 tem que ter 19V ok

Qual a tensao BTpower?

Afere a tensão do CI da bios geralmente se encontra lá a tensão 3Valws...ok

Post resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, segundo o que vi e li no tópico, concordando com os colegas, pode realmente ser que essa tensão baixa seja ocasionada por falha do divisor resistivo, com a placa sem alimentação que valores de resistência tem os dois resistores?

Outro motivo para isso seria o capacitor circulado em curto ou aberto, teria que substitui-lo para teste, entre o ponto vermelho e o gnd deveria haver segundo o esquema do componente, um capacitor, portanto se ele não está a direita e portanto fora da imagem exibida, teria que seguir esse ponto vermelho e encontra-lo pra ver se ele não está em curto...

Abraço

analise.jpg.8e0523572f58ecaa263d7b831d392738.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda dos colegas. Vamos lá...

Valores de REsistencia tirando componente fora da placa

R1= 360k => 19v de um lado e 1,53V do outro

R2 = 48k  => 1,53V de um lado e 0v do outro

C1, C2, C3, C4, R3, C5, R4 e C6 = OV em tudo...

Testado capacitores não estao em curto

 

Tensões do Max8731AE=>

Pino 2 => 1,53V

Pinos 27 e 28 => 19V

Pinos 10 e 11 => 3,3V

os outros pinos tudo com 0V

 

Não consegui encontrar as bobinas que vc pediu pro pino 23 pois ela vai para baixo, mais testeis as bobinas que tinha em baixo e nenhuma estava com defeito.

 

Mosfet que eu troque tem tensão de 19v no pino 1 e 2.

TEnsão do Botao de power => Tensão no power no pino 1,3, 4, 6 e 8 =3,3v 

Sem tensão na Bios.

 

e Sobre o CI Que vc me pediu a serigrafia está bem ruim de entender mais parecer ser o TPS51125

medindo ele eu encontro tensoes de 4,9V 3,3V e 4,48V se precisar que eu detalhe as tensões eu coloco uma foto.

 

Agora já vi que a Bios está sem tensão...Será que pode ser meu I/O com defeito. ??? referencia dele KB2926QF.

c2_site.jpg.11d86e4d24d59e8daf228a829d81f976.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siga as orientações dos colegas e depois verifique se for possível, isto também.

Pelo que andei analisando por aqui, a tensão no pino 2 teria que estar entre 2,2v até 2,4v.

Para tanto tomei como base o esquema de um outro notebook que usa o mesmo Charger, e supus que a tensão do carregador é de 19,5v.

((r1/(r1+r2))*VIN) (49,9/(49,9+365))*19,5 = 2,3452639190166305133767172812726

Os dois resistores estão mais que 1% alterados, e essa é a tolerância nesse circuito portanto deveria substituir os dois, mas mesmo assim, a tensão imagino não vai ficar normal, correto seria 365k e 49,9k.

Siga a trilha do pino 23 e verifique se não há curto nos 2 mosfets e nos capacitores cerâmicos, caso estejam ok deve haver nesta linha um capacitor de tântalo ou um eletrolítico, independentemente de parecer ok, troque. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá tensoes no TPS511125

Pino 7 => OV

Pino 16 => 19v

pino 17 0v

 

Tentei seguir linha do pino 23 conforme colega informou ela vai para outro lado da placa

Testei mosfets PQ31 4413 => está bom

                        PQ32 1426  => 0k

                        PQ33 1412 => ok

Colegas to achando esse estranho esse TPS51125, agora na fonte assimetrica está havendo consumo ccom a fonte conectada sem startar a placa e o ci tá esquentando bem pouquinho e a tensões já não tão mais saindo como antes 3,3v tá saindo uma tensão de 5,8V o que vcs acham de eu trocar ele, sendo que eu já resoldei e continua na mesma ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também to achando estranho colega Gilson, mais como não sei o valor dele por não ter o esquema da placa, resolvi perguntar para os colegas, so que agora eu to com o CI que gera os 3v e 5v com problema, to esperando chegar essa peça chegar para substituir e posto resultados aqui...

 

Desde já agradeço ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a repetir, são dois resistores um ligado ao GND e outro a VIN, onde os dois se juntam é ligado ao pino portanto trata-se de um divisor resistivo e reduz sim a tensão, que deveria ser como já falei antes entre 2,2v e 2,4v. Os valores dos resistores deveriam ser aqueles que passei, já que independente de modelo e marca de notebook o Ci vai precisar das mesmas tensões para trabalhar corretamente...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a repetir, são dois resistores um ligado ao GND e outro a VIN, onde os dois se juntam é ligado ao pino portanto trata-se de um divisor resistivo e reduz sim a tensão, que deveria ser como já falei antes entre 2,2v e 2,4v. Os valores dos resistores deveriam ser aqueles que passei, já que independente de modelo e marca de notebook o Ci vai precisar das mesmas tensões para trabalhar corretamente...

 

 

Colega, de fato tens razão. Peço desculpas pala minha falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, está tudo certo, a intensão é ajudar ;D e você ajuda muito.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...