Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como encontrar curto com fonte assimétrica [Video]

Avalie este tópico:


robertoes

Posts em destaque

A pedido do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Segue como faço para achar curto na placa, (maneira simples).

 

 

 

Obs.. Usei papel térmico de maquinas de cartão.(material com incidência de estática).

Minha fonte de 2 canais 0>30 3A e um fixo de 5v 2A, ligada em paralelo, usando 3v a 6A.

 

Valew fui...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gilson Macedo blz meu véi,

Olha o papel térmico o funcionamento dele é esse mesmo a tinta nele reage ao calor , as impressoras térmicas, aquecem os pontos onde vão ser impresso, e o papel reage formando a impressão, não de mais,

 

Olha procurar com o dedo queima bem viu.

 

Valew fui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

Sem querer tirar mérito porque dessa forma fica bem mais fácil perceber, parabéns por isso.

 

Mas essa dica do papel térmico está aqui no forum já faz um bom tempo colocada pelo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
neste link aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David_Santoro, minha fonte tem 3 canais , um só acho bastante  limitado,

 

A casos em que se necessita ejetar um pulso na analise, ejetar uma tensão no buck converter, ou até mesmo as duas 3 e 5v <

 

Com uma fonte comum não da, varias vezes ao dia uso 19v 5v até 3v ao mesmo tempo, 19 e 1,5v  em fim ela só não é das mas baratas, mas tem economias que não são inteligentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @robertoes,

 

Gostei muito da sua explicação do uso da fonte assimétrica para localização de curtos em placas.

 

A ideia do papel térmico é ótima, facilita ainda mais a localização.

 

Ainda Não tenho minha fonte, mas já improvisei uma fumegation e já encontrei um curto com ela. Mas esse foi fácil pois o componente esfumaçou, acho que é por isso o nome dessa fonte,. kkkkkkkkkkkk  :)

 

 

Uma dúvida, se tenho um curto na linha de 3V3, eu injeto 3V3 ou uma tensão menor? E em outras tensões?

 

E a corrente, vi que você não limitou a corrente, pois quando a placa estava em curto, mostrava 2,93A de consumo.

 

Nesse caso, se não é necessário ajustar uma corrente, eu poderia fazer apenas uma fonte variável de 1,2V até 30V e corrente máxima de 3A para esse uso, certo?

 

 

Abraço,

Fábio

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo fazer um pouco diferente, injeto a tensão da linha que no caso seria 19v e vou limitando a corrente para que consuma cerca de 1A e vou procurando o culpado e se necessário subo um pouco a corrente para que ele esquente.

Mas achei a técnica muito interessante.

Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bismith, amigo isso ai não é regra não , deve analisar o circuito a ser ejetado e tomar as mediadas de segurança,

 

Veja que no circuito 3.3V há casos em que se usa fets acopladores, onde o 3v muda de nome Ex: 3v ALW para SUS (depois do acoplador), em outros casos não há e usa um regulador discreto, para 1,8v por ex:,

 

Com isso quero dizer que se vc ejetar a tensão nominal 3.3v e o curto for no regular dos 1.8v entrara 3v nesta linha e ira dar curto generalizado,

 

Isso só para citar um ex, o ideal é sempre estudar o circuito a ser ejetado a tensão na duvida use corrente baixa e metade da tensão nominal, no vídeo coloquei 3v na linha do B+ (19V), 

 

Ejetar tensão em uma placa sem os devidos cuidados e analise do circuito e isolamentos necessários é um erro fatal para a placa.

 

logo farei um vídeo ejetando 3 e 5v , para que fique mais claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo fazer um pouco diferente, injeto a tensão da linha que no caso seria 19v e vou limitando a corrente para que consuma cerca de 1A e vou procurando o culpado e se necessário subo um pouco a corrente para que ele esquente.

Mas achei a técnica muito interessante.

Parabéns.

 

Fala cassio, tudo bom , Concordo com vc , quanto mais segurança melhor,

 

Neste caso, a linha ali já derrubava a fonte do cliente que era de 3,45A então já indicava que era um curto dos bons ,

Acredite aquele capacitor ali com 3A nem mexe, mas isso foi neste caso,

 

Ir subindo aos poucos a corrente é muito indicado em vários casos , então o que conta é a analise do circuito, e quanto mais proteção e isolação melhor,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Estou começando e querendo injetar tensões em placa que tenho em curto 9para estudo mesmo), essa sua explicação foi ótima!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...