Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
NanoTech_RG

Nobreak NET4+ 1400 PMosfet LU2705 queimado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Fala galera.

Acabei de pegar um NET4+, com algumas trilhas rompida quem vem do soquete do  transformador, logicamente refiz as trilhas com cuidado por causa da corrente.

Quando efetuei o primeiro teste, os transistores LU2705 ( Q14 e Q13 ) explodiram... >:(

Agora to apanhando pra achar um equivalente, pois ele mesmo  não possui no comercio.

Alguém poderia me ajudar com alguma ideia de mosfet para por no lugar? :)

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

IRF2805, IRF2807, IRF3205, IRF1310, IRF3710

São todos superdimensionados comparando com o original...

Depois procuro algo mais preciso

Vc procurou por  IRF2705?? As vezes as meninas da loja de componentes se confundem e dizem que não tem

Não se esqueça de ver se esse trafo não tá baleado, muito estranho estourar as trilhas antes de estourar os Fets

falow

***EDIT

O que se assemelha mais seria o IRF2805, segue a foto em anexo

IRLR2705_IRF2805.jpg.534e2b6f354cab6d0b4ccc8fcd406c62.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Perfeito, achei o IRF2805 para vender.

Agora assim, o conector CN6 terminal 5 ( fio azul ) rompeu a trilha que interliga com os diodos D37 ao D40. De mesma forma a trilha que interliga o Diodo D35 ao resistor R122 se rompeu. Quando refiz as trilhas os mosfets estouraram...

Isso poderia ter sido ocasionado pelo transformador? De que forma eu deveria testar e qual o valor aproximado que deveria dar?

Compartilhar este post

Link para este post

VC testou os mosfets antes de refazer as trilhas??

ou só refez e pumba...

Pode ser que eles ja estavam em curto, e quando vc refez as conexões eles estouraram...

Faz uma medida geral na placa procurando diodos em curto etc..

Compartilhar este post

Link para este post

bom dia amigo, primeiramente depois de refazer as trilhas, vc liga o nobreak sem os fios da potencia, que sao fio azul e branco que vai ligado nos dissipadores de calor dos mosfets, ai sem esses fios da potencia ligados vc pode medir se esta chegadno os pulsos pwm, pois mesmo que nao estiver vc noa queima nada, se ligar com fio da potencia junto ele pode estourar os mosfets novamente, pode queiamr fonte, e ate caso mais serio porque se os sinais nao estiverem corretos ele queima mesmo, faz isso refaz tudo retira os fios, e mede no gate de cada um dos mosfets de potencia de todos eles, e post os resultados

Compartilhar este post

Link para este post

Bom dia. Voce está lidando no setor do recarregador .O fet mais identico a esse é o IRF540 funciona igual ao original. Esses fets estouraram pelo fato da ponte retificadora dos fios azuis do trafo sofrerem uma variação brusca de tensão e alimentando diretamente o Dreno do Q14 com 20v.

Confira também Q12,15,16,19.  Verifique também todos os resistores paralelos ao R122, pois se algum abrir ou alterar a fonte altera também.

Depois de tudo feito confira tensão no Gate do Q14 se tem mais ou menos 10.7v.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para este post

Salve galerah!!!

Seguinte, desculpem a demora das respostas, mas a vida esta testando minha paciência com obstáculos.... hehehe

Bom, retomando, troquei neste momento os dois fets, analisei o transformador e não apresentou nenhuma diferença, agora, quando ligado por completo, a saída esta com 230V e os diodos estão fritando ovo hehehe..

Isso é regulado pelo LM324 correto? seria ele o problema deste surto de saída?

Compartilhar este post

Link para este post

amigo boa tarde, se vc tiver o esquema olha que tem 2 resitores de precisão com valor de 360K , esses dois resistores informa o valor de sabida para o lm324 e ele avisa o microcontrolador, olha e me retorna provavelmente um deles estará alterado, se nao me engano é só os dois desse valor 360k

Compartilhar este post

Link para este post

Valeu meu caro, um dos resistores estava realmente alterado. Troquei por um de valor aproximado e ficou show!!

Resolvi este caso, seguido que vc respondeu, mas fiquei fora um tempo, mesmo assim vou fechar este tópico e vou te dar o meu like pela ajuda.

Obrigado pela ajuda de todos!!

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...