Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Onda quadrada de PWM e teste de cristal oscilador (osciloscópio)

Avalie este tópico:


Gilson Macedo

Posts em destaque

Para muitos colegas esse vídeo é algo corriqueiro, pois já usam o osciloscópio há muito tempo. Mas para uma grande maioria que ainda não pôde comprar um osciloscópio, com certeza é algo útil, por isso resolvi compartilhar esse vídeo. Para conseguir usar esse osciloscópio tive a ajuda de muitos colegas aqui do fórum.  Tenho certeza de que o uso que estou fazendo é apenas o básico, tem muito mais utilidade uma ferramenta como essa. Mas o que quero deixar claro é que para se ter uma boa base em eletrônica e conseguir realizar consertos com alguma facilidade, é necessário ter ferramenta e saber usá-las. Eu ainda tenho muito o que aprender, e espero que os colegas acrescentem algo mais a essa dica.

 

Usei uma placa de desktop para o vídeo, mas o teste de onda quadrada e a onda senoidal do cristal são iguais nas duas arquiteturas

 

Osciloscópio Hantek DSO1060

 

 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. Com a ferramenta certa, facilita o trabalho, temos precisões nas medidas e outras vantagens.

Mas como o amigo lembrou bem, a grande maioria não dispõe de um osciloscópio e sempre recorre a métodos alternativos, como a saída output* do multímetro analógico para verificar alguns sinais básicos, placas post e outros recursos.

 

Mais detalhes, veja este tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

É claro que usando métodos alternativos, não iremos trabalhar baseado em precisão e sim, se o circuito (no caso) funciona ou não.

 

[OFFTOPIC]

*Adotou-se o termo "Saída Output" devido a sua funcionalidade original, que era para reparo nos antigos televisores, onde com a ponta preta o técnico "pegava" o sinal de 60Hz do filamento do tubo e com a ponta vermelha na saída output, "injetava" na entrada vertical do TV para verificar o funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa dica Gilson! acredito que vai ajudar bastante gente.. pra mim ja foi de grande utilidade... Sei que ja tem vários tópicos falando de osciloscópio.. porém ainda fico na duvida de qual comprar... você tem algum modelo de algum para iniciante nessa área que seria legal?

 

 

Grande abraço e vai um moinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, este foi o meu primeiro osciloscópio, e não lhe daria uma dica acertada com tão pouca experiência. O que posso dizer é que o infosquad tem uma dica para passar esse osciloscópio de 60MHZ para 200MHZ, o que dá para trabalhar com muitas outras frequências. Pelo que entendo até o momento, 60mhz é o suficiente para se trabalhar com placas desktop e placas de notebook, poiS nos dois casos não há necessidade de mais de 60mhz. veja a dica colega vlad. Esse osciloscópio tem atendido ao que preciso, além de ser leve e portátil.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Muito boa dica Gilson! acredito que vai ajudar bastante gente.. pra mim ja foi de grande utilidade... Sei que ja tem vários tópicos falando de osciloscópio.. porém ainda fico na duvida de qual comprar... você tem algum modelo de algum para iniciante nessa área que seria legal?

 

 

Grande abraço e vai um moinha!

 

Oi.

 

Me parece ser um Hantek do colega Gilson. Na verdade foi um dos melhores osciloscópios custo benefício. Hoje o preço dele está salgado. Na época (uns 2 anos atrás) custava em torno de R$1850,00 o de 200MHz. Hoje quase dobrou.

 

Como foi dito, para medidas corriqueiras, um de 60MHz é o suficiente. Entretanto, para medidas mais aprofundadas, aconselho um de 100MHz, pois algumas frequências são da ordem de 100MHz em se tratando de placas mães.

 

Estou namorando um Agilent (da HP), de 70Mhz que é usado em grandes empresas de fabricação de placas. Acreditem, um destes que mede 200MHz custa até 20 mil reais!

 

Então, aconselho a você comprar este de 70MHz que está na faixa de 1400,00 no Mercado Livre, antes que o preço suba.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como torná-lo 200 MHZ com a dica do infosquad.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não ficou com a qualidade que eu queria, pois o equipamento que usei na gravação foi uma web cam, mas creio que deu pra mostrar a importância desse teste e de uma ferramenta como essa. Grato pelo feedbak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo, tenho uma dúvida sobre esta onda quadrada e se puder me ajudar, ficaria grato.

Qual a frequência desta onda quadrada no vcore? Acredito que deva variar de placa para placa, mas gostaria de ter uma referência deste valor.

 

 

Você fez uma boa pergunta, e sabe que não observei essa frequência? Farei o seguinte: voltarei ao teste e farei também com placa de notebook. Depois coloco aqui o resultado. Bela dúvida

 

 

Lembrei de um detalhe importante: a frequência pode até ser outra, mas a onda tem que ser basicamente a mesma. Continuo achando a sua dúvida bastante interessante, mas de antemão dizendo que possam haver frequências diferentes, a forma de onda é a mesma. O teste de cristal também se mostrou do mesmo modo, embora eu tenha testado cristais com outras frequências a onda senoidal é igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato. As formas de onda dos cristais são senoidais puras. O que muda é a frequência, que depende do cristal.

Agora com relação a frequência do PWM (Vcore), acredito que deva variar de acordo com o CI PWM e o projeto da placa (ou não), mas será sempre uma onda quadrada.

Já procurei em diversos locais e ainda não achei esta informação sobre esta frequência.

Pode até não ser relevante para o reparo (não sei...), mas preciso desta informação para um pequeno projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como torná-lo 200 MHZ com a dica do infosquad.

 

tá com medo do hack, @Gilson Macedo ?

 

:)

 

 

Pois é meu amigo, eu ainda não fiz o hack. Fiquei um pouco tenso, e pensei em deixar para depois. Mas também tenho estudado muito e isso tem me deixado sem tempo para outros projetos. Mas farei assim que tiver um tempo extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gnu informatica, depois poste o modelo do seu, mas segundo lembro é um tektronix e não deve haver hack, mas eu confirmo. mas mesmo assim, tendo em conta que foi comprado localmente e tem garantia, eu não o faria...

 

@Gilson Macedo, sim, são necessárias outras pontas de prova, mas são baratas no ebay. se você vir nas suas, terá lá indicada a largura de banda.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...