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Reballing Playstation PS3 completo passo a passo Scotle R590 V2!

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Felipe

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Só um detalhe, esse bocal é 41x41, dá em cima do BGA certinho!

 

O ideal é ter um 45x45mm que talvez alivie essa questão da temperatura que você teve que por!!!

 

Sempre quando for prender a placa, não faca forca ao ponto de ela não conseguir deslizar no suporte, se não ela pode envergar mesmo!!

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Oie Felipe...

 

Será q eu me confundi? A máquina veio com o 45x45, será q é aquele que fica no bocal inferior?

 

Sobre a fixação da placa que comentou, não entendi o que quis dizer... Vc comenta sobre a fixação da placa nos pinos, porém sem "esticar" a placa, isso? Só deixar ela solta?

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O bocal dessa Honton R590 inferior é de 50x50. Ela não acompanha um superior de 45x45 e sim um de 41x41. O ideal é deixar o de 50 embaixo e comprar um de 45x45 para cima, para não ter dificuldades na remocão.

 

Use de vez dos pinos, a boca do jacaré, mas não faca forca para travar a placa, ela tem que deslizar entendeu?

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@marcusguita, nao pode prensar a placa com o suporte para trava-la, pois com o aquecimento a placa vai expandir, se ela estiver prensada ela vai envergar, dobrar etc.

 

tem que ter um pequeno espaço para ela possa expandir sem ficar prensada !

 

 

@Felipe, quando fiz o reballing do ps4, eu queria ter feito um vídeo e seção de fotos, mas nesse dia estava sozinho na loja, tinha que fazer os serviços de bancada e atender os clientes no balcão, estava com um grande volume de serviços  e o dono de ps4 com muita pressa ! clientes de games são muito chatos ! e a bancada estava uma "zorra total". mas no próximo não vou perder a oportunidade !

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  Com certeza!!! Estou pegando uma placa de XBOX 360 para fazer e em breve vou fazer de PS4 aqui.

 

Peguei uma placa de vídeo com pau de BGA, é o que mais acontece e vou fazer um vídeo também.

 

Placas que custam 3000 mil reais e o pessoal fica doido quando aparece tudo quadriculado rsrsrs

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rsrs, e assim mesmo

 

e dificil encontrar stencil para essas gpus de placas de video? depois vou dar uma olhada com os chineses.

 

ja fiz uma , mas foi para meu uso, usei stencil universal e o resto soldei esfera por esfera, deu um puta trabalho.

 

aqui na cidade faço e reflow para uns caras, cobro 50 contos e sem garantia, funciona lá uns 4, 5 ,6 meses e voltam novamente para fazer reflow.

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  Olha os da ATI são osso mas da NVIDIA dá para usar universal!!

 

Dá uma olhada no Mercado Livre!

 

R$ 50,00 tá de graca viu, com esse aumento da energia pode aumentar esse valor rsrsr

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rsrsrs... boa...

 

E quanto vcs estão cobrando em média um reballing de ps3 (com quanto tempo de garantia)?? E no caso dele ter sido "bem feito", qual a probabilidade de retorno e em quanto tempo?? (eu imagino que zero devida a troca da solda)...

 

No caso da quantidade de vezes que temos que aquecer o chip (1 para retirar, pelo menos 2 para soldar as esferas, e uma terceira para colocar na placa), não sofre o risco de danificar? Ja teve situações que o chip ainda funcionou depois de varios "reflows"??

 

Felipe, o bocal é 45x45 mesmo... coloquei o chip dentro e medi ele... Ele aparenta ser um pouco mais longo comparado aquele q vc mostra no video...

 

ScreenShot332.jpg

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nao podemos falar sobre preços aqui no forum, e contra as regras.

 

geralmente e 50 a 70 mais caro que os notes.

 

retorno esta sendo e um pouco difícil acontecer, entre 10 acontece com 1 ou 2. mais faço o reballing novamente e nao volta mais.

 

o indice de retorno de BGA caiu quase a para 0 depois que eu começei a usar o fluxo MOB39i uso somente para rebalar o chip e soldar na placa, pois ele e caro pra caralho. tambem uso dedeiras anti estáticas para manusear o chip, nao faço contato manual com as esferas. pois a mao tambem transpira e o suor e salgado, ele oxida as esferas e os pads da placa.

 

outro detalhe, aplico uma finíssima camada de fluxo no chip para rebalar. e depois de soldadas as esferas nao faço a limpeza, pois o fluxo e "no clean" e tambem evapora. nao ha necessidade de lipeza ! se limpar, estraga.

mas em casos que e preciso lambuzar o chip de fluxo, nao faço a limpeza manualmente, uso uma cuba ultrassônica com soluçao especial ou alcool isopropilico. o chip sai de lá zero bala !

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Massa Wellington,

 

E vc usa os stencil de aquecimento direto ou os que vão nos suportes?

 

Fiz os dois testes em casa:

 

Com o suporte, se estiverem bem alinhadinhos, só passo uma vez na máquina e as esferas ficam perfeitas nos pads...

 

Com o stencil de aquecimento direto, nas vezes que tentei, tive q por na máquina uma segunda vez para ficar perfeito...

 

Isso me gera um certo desconforto em relação a ficar aquecendo o chip demasiadamente (isso é problemático?)...

 

Desses que o retorno foi zero, vc esta contando placas de notebooks e videogames? Do mais antigo que fez, e vc sabe que esta sendo bem utilizado ainda, ja se passou quanto tempo?

 

Obrigado pelas dicas do fluxo e da dedeira... :)

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uso stencil da calor direto !

 

passo uma finssima camada de fluxo, alinho bem o stencil em relaçao ao chip e faço a soldagem das esferas com a estaçao de ar. vasao de ar em 0, sem bocal e a temperatura depende do chip, em bga de notes 350ºc em bga's parrudos iqual o RSX pode colocar 360, 370º.

 

tem gente que faz assim, mas fica jogando ar varias vezes no mesmo lugar, assim fode o chip.

comeco em um canto, assim que as esferas derretem vou movimentando o soprador em linha reta, fazendo em fileiras, de acordo que movimento soprador as esferas vão derretendo. vai assim ate completar o chip.

 

o soprador vai pertinho do chip, coisa de uns 3 a 4mm de distancia.

 

quando removo o stencil as esferas estao todas alinhadas, o stencil nao fica colado pois usei pouco fluxo.

as vezes acontece de sair uma ou duas esferas.

 

cada um desenvolve sua própria técnica, tem gente que prefere soldar na estaçao como o Felipe, alguns usam soprador como eu, ja vi gente usando aquelas estações de luz infravermelho.

 

quando tiver um tempo vou fazer um vídeo para a galera, vou postar o link nesse topico.

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alguns fluxos amtech que andei comprando nao tiveram bom desempenho, eram falsificadosi, qual essas pastas de solda vagabundas.

 

fabricados na china e de baixa qualidade.

 

os amtech genuínos são excelentes. mas vc precisa ter sorte para comprar os originais!

 

esse mob39i e fabricado em um laboratório se não estou enganado França ou Alemanha, sao de excelente qualidade, sem resina, etc. com esse fluxo a solda pega de primeira !

 

outro ponto positivo e o cheirinho parecendo menta que ele tem quando evapora !

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kkkkk.... esse cheirinho de menta kkkkk.....  :))

 

Felipe e Wellington, tenho um amtech 559 que venceu em 2011 rsrs... Na época que comprei nem sabia desses lances de original/falso... Ele tem cheiro fraco "agradável"... e percebo que as esferas soldam perfeitamente com ele (mesmo sendo vencido)... Não to em casa para bater uma foto dele, mas posso postar depois...

 

Vcs sabem como daria para identificar se é falsificado ou não, e quais os critérios quando o fluxo já não esta legal?

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@marcusguita,  se esse seu amtech for aquele do pote de 100g,  quase certeza e falso. ate hoje só vi antech original em embalagens pequenas de 10g eu acho.

 

 

 

eu tenho aqui um amtech em pote de 100g, e ele funciona muito bem.

 

na china tem varias indústrias que falsificam eles, algumas fazem uma falsificação de excelente qualidade, outras fazem uma falsificação vagabunda.

 

e igual tênis da Nike !!!  kkk

 

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Oie Welligton,

 

Obrigado pela dica... ja encomendei e vou fazer as experiencias... :)

 

Aproveito para postar a foto do meu amtech 559...

 

fluxo_559.png

 

Consegui nesse fds realizar meu primeiro reball com sucesso com a R590 (e o fluxo vencido acima)!!! Tinha adquirido a máquina no final de dezembro, e só treinei com placas de sucatas... as placas boas que eu tinha (video game e notebooks), acabei ferrando por desconhecer dos perfils e das manhas de desumidifcar (ferrei os chips pq apareceram bolhas)... rssss... mas é praticando e errando que se aprende neh... hehehe....

 

O reball foi de um sony vaio... O histórico não é muito animador... A pessoa me "doou" esse note para cobaia... Segundo a antiga dona, ela ja tinha pago por uns 2 "reballs" de um técnico, e ja tava de saco cheio de gastar rss... Então, ja fiquei com os 2 pés atras...

 

Fiz do jeito q recomendou.... Desumidifiquei antes, coloquei aquele laminado de aluminio em torno do ATI, um pouco de fluxo amtech mesmo em volta do chip e retirei com o perfil de lead free... Limpei bem os pads utilizando a solda de chumbo mesmo (pra garantir, pois não sabia se as esferas eram leadfree ou leaded), e observei que possuia alguns pads de terra em curto (tinha perdido o verniz)... O chip limpei bem da mesma forma e joguei no ultrasom pra garantir... passei uma finíssima camada de 559 no chip, meti o stencil de calor e as balls 0,5, tomando cuidado para não tocar nas esferas pois não tenho ainda as dedeiras para trabalhar nessa etapa... Coloquei na maquina e usei o perfil de chumbo para soldar as esferas... ficou 100% na primeira passada!!! Retirei o stencil do chip com alcool isopropilico sem muitas complicações... Depois joguei o chip com as esferas no ultrasonico novamente (com alcool isopropílico)... passei uma fina camada de fluxo na placa (ainda com as laminas de aluminio lá) e rodei o perfil de chumbo do edson... Fiquei acompanhando e percebi q quando estava para terminar, parece que o chip não chegou a "assentar" na placa... meti um keep na máquina e aproximei os bocais (superior e inferior)... deixei por mais uns 30 segundos, mas o chip nem se mexeu... bom, pensei... se não ligar, passo novamente na máquina com outro perfil... Para minha surpresa, funcionou de primeira... inclusive estou usando o note agora para ver quanto tempo vai durar... rsrs

 

Sobre esse assentamento, até pensei que isso não ocorreu devida a finíssima cada de fluxo... será q esta confiável? Teria algum teste que poderia ser feito para ver se a solda ficou boa? Te garanto que todos os cuidados foram tomados rsrsrs...

 

 

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parabens pelo trabalho !!

 

 

vc ainda começando com uma excelente maquina, eu comecei com uma IR6000 ! quando ia fazer GPU de xbox e chips grandes de notebook como os nvidia MCP, eu fazia ate uma reza antes kkk

 

ir6000 nao e ruim, mas não se compara a r590.

 

esse seu fluxo e igual ao que eu tenho aqui, esse e falseta mesmo ! mas ele funciona !

 

 

sobre o assentamento do chip, pode ser que a solda nao derreteu completamente, qual temperatura chegou ?

ou tambem pode ser que o assentamento foi rapido e vc nao conseguiu ver.

 

tenta pegar uma esfera e faz um teste, vê se ela passa para debaixo do chip ! assim da para ter uma ideia de quanto o chip abaixou.

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vlws wellington,

 

Então, a anos eu tentava fazer isso... ja tinha investido em estação a ar, pistola de ar quente (daquelas de aplicar insulfilm), ja tentei fazer o estagio de pré aquecimento com ferro de passar roupa, aqueles rabo quente de acampamento... rsrs... enfim, sem conhecer o forum ja tinha tentado outras coisas kkkk

 

Bom saber q o fluxo é falso... rsrs ainda bem q comprei aquele q indicou... resta saber quanto tempo vai dura esse note q estou usando kkkkkk....

 

Agora que o note ta montado, vai ser dificil fazer esse teste das esferas... mas certamente ele esta mais baixo sim q a distancia dos 0,5 da esfera... Só vou abrir agora quando ferrar de vez rsrsrs....

 

A temperatura com o termostato ao lado co chip, chegou a mais de 200 graus por pelo menos uns 40 ou 50 segundos... isso eu me lembro bem...

 

Assim que chegar os fluxos (comprei o resinoso pra retirar e o mob para soldar), to com um ps3 e um xbox pra tomar coragem de executar.... ainda estou com medo de qual perfil utilizar... to com receio de stressar demais o chip ou de menos.... mas agora to mais seguro :D

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@Alex, de todas as pesquisas que fiz, nunca relatos sobre amtech com potes de 100g genuinos.

 

ja perguntei para 2 vendedores chineses que mantenho contato, os 2 disseram que eram falsificados, mas de boa qualidade.

 

o único jeito e entrar em contato com o fabricante do amtech para verificar a originalidade desses fluxos.

 

comprando nos EUA tem mais chances de ser verdadeiro.

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