Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa acer 5742z la-6582p não liGA a lâmpada do LCD

Avalie este tópico:


heliojulio78

Posts em destaque

Olá pessoal , tenho essa placa que ao conectar na saída externa aparece tudo ok.

Ao conectar no cabo no LCD os gráfico aparece escuros e a lâmpada do lcd não acende.

 

No esquema , gostaria de saber quem é o responsável por fazer essa ligação , já foi testado cabo flet, lcd , o problema é na placa mesmo.

 

Aguardo.

5957a8561e164_Sem_ttulo.jpg.b0e1b8e8cd3240da1e0d6aa5cc8de278.jpg

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mede lá em cima no conector se estao chegando as tensões. Nos 3 ultimos pinos tem que ter 19v.

Ao lado dos 3 com 19, vem um terra depois 2 pinos com 3.3v. Verifica qual delas está faltando.

Se for os 19v pode ser algum fusivel ou resistor lá na placa logo proximo ao conector. E so medir o cabo la de cima ate onde conecta na placa que vc vai achar a linha de 19 do display.

As outras tensoes de 3.3 são geradas pelo IO. Quando pego assim, eu puxo 3.3 de outro ponto, pode ser lá de cima mesmo no display e faço um jumper.

Esse procedimento é pra tela led. Se for lcd com lampada, o problema pode ser causado pela placa inversora que fica embaixo do display, ou pelas tensoes de controle que entram nela.

Elas tem de 4 a 8 pinos. Mas sempre tem o terra, o pino de alimentação, que na maioria das máquinas é a tensão da fonte, e 2 pinos de controle que utilizam 3.3v, que normalemnte são gerados pelo IO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão do pino 25 do SIO é de 0.09 . Acho que ele que é responsável pelo acionamento do  LCD.

 

 

Para mim está correto que seja o pino 25, minha única dúvida é o porque de não ter essa tensão nesse pino. Estou tentando ver se há algum outro pino que seja responsável por liberar essa tensão no SIO, que seria de 3,3V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom rapaziada , troquei o SIO e continua do mesmo jeito.  No pino 25 teria que ter uma tensão de 3.3v mas sai uma tensão esquisita de 0.09v.  Fiz uma ponte de  3.3v no pino 25 do IO e nada de ascender a tela. Somente se fizer uma ponte perto do conector  do flat, no pino 8 , mas não regula a luminosidade da tela. Alguém sabe como identificar esse R731 do pino 8 na placa , não tem nenhuma numeração e trilha para encontrar ele? .  Aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@heliojulio78

 

Oi.

 

Percebendo as análises, vê-se que o problema está com o controle de brilho por parte do I/O. A tela permanece escura mesmo pelo fato de houver 0,09V e quando jogou 3,3V ficou normal, visto que é a tensão máxima. Agora, eu tenho uma dúvida, será que o resistor R731, está realmente OK? Como a tensão está muito baixa, pode ser que ele esteja aberto.

 

Outra coisa é, eu acredito que não seja montado o circuito 74AHC (U8), dali deriva-se uma outra possibilidade (via MCH) de controlar o brilho da tela.

 

Por fim, ver o pino que desliga o LCD, que corta o sinal de backligh (muito provavelmente que corte o INV_PWM). Neste caso verificar o DISPOFF#, do qual possui o capacitor C625, pode ter ocorrido solda fria ali.

 

Bom, isto também é característico de flat cable, apenas para ressaltar, não sei se foi trocado o cabo para teste.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Na escala de continuidade coloca uma ponta no pino 8 e a outra você coloca num desses componentes na placa, se der continuidade é o componente. Os componentes que estiverem ligados ao pino oito terão continuidade. Então é só verifica onde parou de ter a tensão de 3V. Veja que a imagem já te direciona para a linha do componente. Na placa dá pra ver a trilha que é tensão e a trilha que é o terra.

20150204_161732_R.jpg.978b282e50078ad58445b3ab5ff95aef.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 04/02/2015 às 19:46, paulopercio disse:

Prezado amigo,

 

Há uns 5 meses eu peguei um note Acer de mesmo modelo que era realmente ou fusível ou o resistor marcado no esquema.

 

Espero que ajude.

 

Se resolver não se esqueça do joinha!

 

Abraço.

 

Paulo Pércio

Placa_acer_5742z_la-6582p_II.jpg.ff2ebe88e1e141e901a483b05b7d930a.jpg

Placa_acer_5742z_la-6582p.jpg.c43063e7dbd5fbdee61b8b268bfc5bd9.jpg

 

Olá sei que faz tempo mas alguém achou esse resistor R731 ? Alguém sabe o valor dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...