Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Solução para trilha rompida ou placa quebrada.

Avalie este tópico:


michel.cleber

Posts em destaque

Então galera estava batendo cabeça com um not aqui que tinham quebrado a placa bem no conector de carga e os 19V não estavam passando para a placa. A solução que eu encontrei foi bem simples mas bem eficiente. No meu caso era um Samsung da linha NP270E que tem a trilha bem grande sendo muito fácil a execução. Solução: Literalmente lixar a placa de modo que as trilhas em cobre apareçam e seja possível fazer um Jump, simples assim e sem retorno. Podendo ser aplicada em casos de trilhas finas tbm pois em algum ponto na placa ela se afasta das outras. É claro que com muito cuidado para não romper as trilhas no procedimento, usar uma lixa 100 ou 150 já é o suficiente. Segue as imagens como prova. Se ajudar sejam generosos dando um joinha.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso vc tem que refazer as trilhas.

Não amigo não precisa refazer elas não apenas um jumper para corrigir a trilha rompida, este procedimento é apenas para que elas fiquem visíveis para poder soldar o jumper nela, não chega a romper a trilha. O procedimento mesmo é para o caso de quebra em uma parte da placa, acontece muito cm pessoas que não sabem sacar o Jack direito e acabam forçando a placa quebrando ela, assim foi o meu caso do Samsung acima.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel.cleber, eu não lixaria tanto assim para reparar uma trilha rompida.

 

O primeiro motivo é que lixar assim danifica outras trilhas que estão funcionando.

 

O segundo que retirando a proteção do verniz que cobre a placa, podendo ocasionar oxidações no futuro.

 

Quando uma trilha é rompida, basta raspar com cuidado o verniz em dois pontos dela, procurar por PADs ou ligar diretamente um componente ao outro, fazendo o papel da trilha inteira. Na raspagem, o verniz que é removido é substituído pela solda, não ocasionando, portanto,  a oxidação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio eu que também não havia a necessidade de colocar um jumper tão grande , porque pela foto parace que o ponto do rompimento está tão proximo .... questão de estética caso um outro técnico abrir e ver isso... e siga os conselhos do post

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que conseguiu resolver, parabéns por localizar e resolver o defeito, mas siga as orientações dos colegas, todas elas procedem.

Observe também que por tratar-se de trilha espessa, a corrente que se espera circular por ela é elevada, isso vale para qualquer placa de circuito que tenha sido bem projetada, pode ser que a bitola do fio utilizado para fazer o jumper não seja suficiente, ali, pelo que tudo indica, deveria circular o vin, que geralmente é uma tensão de 19v com mais ou menos 3,5A. Seria recomendado um fio 15 awg.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pessoal, agradeço pelas dicas de todos, lembro apenas que foi somente para demonstração pois cada um vai se adaptar com cada problema encontrado, é claro que apenas para situações extremas devido a riscos que ocorrem na placa. Como disse essa dica valerá muito para quem pega uma placa quebrada por exemplo podendo fazer o reparo com mais facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...