Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

    Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

    disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

    Clique Aqui e Apresente-se !!! 

         Passo 1
assistec informática

ASUS P5GPL- sem video

Avalie este tópico:

Posts em destaque

0,76 eu consideraria um nível baixo. Normalmente encontro mais de 1V. Não estou dando uma certeza, mas eu procuraria medir a tensão que alimenta esse CI. Veja se tem os 3V em algum capacitor. Caso queira se aprofundar, poderá também baixar o datasheet do componente e verificar a tensão. Outro componente que deve ser testado é o cristal que está ligado ao CI, que é esse 14mhz.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

O uso de placa de testes Pc Card é controverso. Aliás, em post antigo já comentei sobre por qual razão não se deve levá-lo muito a sério.

Quanto ao defeito de não exibir imagem, deve-se e seguir o seguinte roteiro: testar as saídas nas bobinas das fontes do V-Core, Ram, Ponte Norte e Ponte Sul num osciloscópio, pois, é possível ter perfeitamente a tensão mas não o sinal exato para a placa funcionar. Mas, que sinal é este? Ora, um sinal exato e livre de ruídos e riple, pois ruidos e riple nas saídas dessas fontes impedem as placas de funcionar. Isso acontece em razão de capacitores eletrolíticos defeituosos nestes circuitos citados. Os defeitos desses capacitores podem ser facilmente verificados quando estão estufados, mas sem se esquecer que eles podem apresentar capacitância alterada sem estarem estufados, devendo-se então testá-los fora do circuito com o CAPACHEK, que é hoje a ferramenta exata para testá-los. Muitos capacitores só apresentam o defeito no circuito, isto é, quando sofrem o efeito do aquecimento, alterando a capacitância e, ao alterar essa capacitância, impedindo o bom funcionamento do circuito de qual fazem parte. Em equipamentos com algum tempo de uso, que é o caso dessa placa mãe, eles os os capacitores são os principais suspeitos num defeito igual ao aqui postado.

Agora, se ao verificar com o osciloscópio os sinais das saídas de todas as fontes e esses sinais estiverem bons, então, deve-se atentar aos possíveis de solda bga nas ponte norte e sul, que se pode diagnosticar com o reflow e reballing. Antes disso, limpe bem esta placa e faça inspeção cuidadosa nela, pois, qualquer detalhe pode significar muito.

Quanto a minha experiencia no reparo dessas placas, o defeito semelhante ao relato foi solucionado através do reballing da Ponte Norte. Mas, só fiz esse processo após testar as saídas de todas as fontes.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×