Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida "potencia de resistor"

Avalie este tópico:


jonathanieq

Posts em destaque

eu sei que o resistor tem uma tolerancia( se passar dessa tolerancia ele estoura/estraga) com relação a tensão, porém eu andei dando uma estudada e vi em um site que o resistor também tem uma tolerância em relação a potência (wats), gostaria que me dissessem se essa afirmação é verdadeira!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

@jonathanieq,

 

Todo o resistor é projetado para ter um valor nominal de resistência e a potencia máxima que ele pode dissipar.

 

a Tolerância, é em relação ao seu valor nominal, e não a potencia.

 

Podemos ter resistores de 10%, 5%, 2%, 1% de tolerância.

 

Isso quer dizer, se comprarmos um resistor de 1K 5%, sua resistência pode variar de 950ohms até 1050ohms.

 

 

Você só vai danificar um resistor se a potencia nominal não for respeitada.

 

Ex:

 

Pego um resistor de 10ohms por 1W.

 

Se eu aplicar uma tensão de 2V sobre ele, este vai dissipar 0,4W, vai esquentar, mas vai suportar pois foi projetado para isso.

 

Agora, se eu colocar 10V sobre o mesmo resistor, ele não vai suportar a corrente, pois estará dissipando 10W e vai queimar.

 

Espero que tenha esclarecido a sua dúvida.

 

 

Att,

Fábio

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

@jonathanieq,

 

Todo o resistor é projetado para ter um valor nominal de resistência e a potencia máxima que ele pode dissipar.

 

a Tolerância, é em relação ao seu valor nominal, e não a potencia.

 

Podemos ter resistores de 10%, 5%, 2%, 1% de tolerância.

 

Isso quer dizer, se comprarmos um resistor de 1K 5%, sua resistência pode variar de 950ohms até 1050ohms.

 

 

Você só vai danificar um resistor se a potencia nominal não for respeitada.

 

Ex:

 

Pego um resistor de 10ohms por 1W.

 

Se eu aplicar uma tensão de 2V sobre ele, este vai dissipar 1W, vai esquentar, mas vai suportar pois foi projetado para isso.

 

Agora, se eu colocar 10V sobre o mesmo resistor, ele não vai suportar a corrente, pois estará dissipando 10W e vai queimar.

 

Espero que tenha esclarecido a sua dúvida.

 

Att,

Fábio

 

 

 

 

 

 

 

Perfeita explicação, resumindo é o limite imposto pelo engenheiro do esquema do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha...

 

Considerando que o resistor tem um valor fixo, tensão e potência serão valores diretamente proporcionais num circuito...

 

Sugiro que de uma passada na área de treinamentos do fórum e baixe qualquer apostila de eletrônica básica, surgindo qualquer dúvida, estamos aí para ajudar,

 

mas esse é o tipo de conteúdo que deve ser estudado com COMEÇO MEIO E FIM, dicas picadas mais confundem do que esclarecem

 

Só de brincadeira fiz os cálculos do Bismimimi

 

calculo.jpg

 

potenciaderesistores.jpg

 

potenciaderesistores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...