Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
fabiomaua

ASUS M4A785TD-V EVO I/O fritando o dedo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

fabiomaua    46

Olá pessoal

Essa placa mãe ASUS deu entrada na bancada sem ligar, apenas está acendendo o led da placa. Fui verificar o Super I/O (IT8712F-S) e esse cara frita quando eu dou o comando do power na placa. Verifiquei alguns pinos para verificar a tensão, e eu acho que encontrei as tensões corretas:

pino 4 - 5v

pino 35 - 5v

pino 99 - 5v

pino 67 - 5v

pino 69 - 3.3v

pino 36 - 3.3v

Beleza, troquei o cara por um outro chip de placas de sucata e agora é só colocar a fonte que o I/O começa a fritar. Como a cada dia estou ganhando experiencias com o pessoal daqui do fórum gostaria de perguntar: será que eu dei azar e peguei um outro chip também com defeito? Teria mais algum teste pra fazer? Deixo a imagem do Super I/O e também o link da documentação!

Conteúdo oculto

200941217355847.jpg.b986d6bd2fc396307b656cb4aded8cd5.jpg

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
Hélio    3.679

Olá de novo.

Tente ligar a placa sem processador e sem memória. Apenas a placa e a fonte (que deve estar funcionando bem).

Confira a solda no IO. Como os terminais são muito próximos, sempre tem chance de curto.

Confere a tensão da fonte 5V Stand By com ela apenas plugada na placa.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Opa, bem vindo a mais esse tópico meu, rs...

Em relação aos terminais eu olhei com o microscópio depois da troca (cara, deu mo trabalhão e muita paciência para a troca com carinho) e eu não vi nada de errado.

Em relação a memoria, processador... essas coisas eu já fiz testes sem eles. Como eu já desliguei o ferro de solda amanhã refaço as soldas, mas a questão agora é que é so plugar a fonte, ter os 5v do standby e o i/o já começa a esquentar!!!

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Olá Gilson Macedo

Essa técnica é bem melhor que a minha onde eu vou com o dedo mesmo, onde, quando queimar o dedo eu achei o culpado, rs... gostei, pena que não tenho papel térmico aqui.

MAs pelo que eu entendi, então eu tiro o componente, jampeio o verde e o preto e saio verificando a placa? Se for isso, então lá vou eu retirar o I/O.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Gilson

Retirei o i/o e fiz o jumper na placa, ela ligou, processador esquentando, ponte norte e sul esquentando. Medi as tensões da memoria e ok, não percebi nenhum componente queimando o dedo. Na debug card está dando F1 D0, nem sei q erro é esse!!!!

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Pessoal

Acabo de receber uma informação do usuário. O problema dessa placa surgiu quando ele ligou o painel frontal errado e fez um jumper entre os pinos do speaker e o ps-on. acho que na linha dos 5v

Compartilhar este post

Link para este post
Gilson Macedo    2.683

O pino ps on está ligado diretamente ao SIO, pois é ele quem dá o start na placa. Cara, coloca o SIO e testa na entrada de tensão se há um curto. Faz isso com a placa desligada.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

O pino ps on está ligado diretamente ao SIO, pois é ele quem dá o start na placa. Cara, coloca o SIO e testa na entrada de tensão se há um curto. Faz isso com a placa desligada.

Gilson

Ess teste vc quer que eu descubra esse curto nos pinos do painel frontal?

Outra coisa, vc acha que o cristal de 32k (tubinho) também pode também ter ido pro espaço?

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Olá,

coloquei o I/O de volta na placa e percebi que o chip da COM1 (75232L) também estava esquentando muito. Retirei ele também da placa, mas o S I/O continua esquentando.

Acho que tem um curto no 5v medindo o pino 1 do speaker junto com o terra.

Compartilhar este post

Link para este post
Hélio    3.679

Com a placa desligada, veja se tem continuidade (ou baixa resistência) nos pinos 91 ao 98 do SIO.

O melhor para este teste seria com um multímetro analógico, ponta vermelha no terra e a preta no pino do CI.

Se houver baixa resistência em algum destes pinos, indica a linha que está em curto.

Veja no datasheet, página 38.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Com a placa desligada, veja se tem continuidade (ou baixa resistência) nos pinos 91 ao 98 do SIO.

O melhor para este teste seria com um multímetro analógico, ponta vermelha no terra e a preta no pino do CI.

Se houver baixa resistência em algum destes pinos, indica a linha que está em curto.

Veja no datasheet, página 38.

Em qual escala devo usar o multímetro analógico, em x1 ou x10?

Baixa resistência quer dizer que a agulha tende a 0, é isso?

Compartilhar este post

Link para este post
Hélio    3.679

Em escala X1.

Neste caso, menos de 100R é considerado baixa resistência. O ideal nessa situação é a agulha nem se mexer.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

então vamos lá

Todos os pinos fizeram a agulha se mexer, com destaque aos pinos 92, 97 e 98 que a agulha foi até 0

Eu encostei a ponta vermelha nos componentes minúsculos em volta do I/O, todos fizeram a agulha se mexer!

Compartilhar este post

Link para este post
Hélio    3.679

então vamos lá

Todos os pinos fizeram a agulha se mexer, com destaque aos pinos 92, 97 e 98 que a agulha foi até 0

Eu encostei a ponta vermelha nos componentes minúsculos em volta do I/O, todos fizeram a agulha se mexer!

Para fazer este teste, deveria deixar a ponta vermelha no GND e com a ponta preta nos pinos do SIO.

Compartilhar este post

Link para este post
Hélio    3.679

Segundo o Datasheet, os pinos 97 e 98 são referentes ao Vcore. Já o pino 92 é a referencia do -5v.

Se neste teste a indicação foi de 0 ohm, é sinal de um curto nestas linhas ou no próprio SIO.

Para começar, faça um teste no conector de 4 vias do processador. Mesmo esquema: vermelha no terra, preto na entrada 12v (escala X1). Meça também nos drenos dos mosfets do vcore.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Eu medi os 12v do conector do processador e está ok,

Agora, o problema são os mosfets do processador. A foto abaixo mostra que não são os tradicionais e sim modelos K0355 e K0353 (

Conteúdo oculto

e

Conteúdo oculto

). Seguindo os esquema, os pinos 5,6,7 e 8 são os drenos e os que estão mais próximos ao processador (K0353) todos deflexionaram a agulha.

DSC07449_Medium.JPG.b2f1de0ebabcfb303628dc54be3f30da.JPG

Compartilhar este post

Link para este post
Hélio    3.679

Como o problema inicial era o SIO, acredito ser viável retirar ele e refazer as medições. Lembro que você disse que o problema piorou após a troca dele.

Aproveita e, com o SIO fora da placa, meça a continuidade dos pinos dele, comparando com o datasheet para ver se ele mesmo não está em curto.

Compartilhar este post

Link para este post
fabiomaua    46

Depois de muita paciência, eu não consegui resolver o caso.

O cliente preferiu ter a placa de volta e comprar uma nova.

Grato a todos que responderam, mais experiencias para o meu currículo!!!!

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...