Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M4A785TD-V EVO I/O fritando o dedo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal

Essa placa mãe ASUS deu entrada na bancada sem ligar, apenas está acendendo o led da placa. Fui verificar o Super I/O (IT8712F-S) e esse cara frita quando eu dou o comando do power na placa. Verifiquei alguns pinos para verificar a tensão, e eu acho que encontrei as tensões corretas:

 

pino 4 - 5v

pino 35 - 5v

pino 99 - 5v

pino 67 - 5v

pino 69 - 3.3v

pino 36 - 3.3v

 

Beleza, troquei o cara por um outro chip de placas de sucata e agora é só colocar a fonte que o I/O começa a fritar. Como a cada dia estou ganhando experiencias com o pessoal daqui do fórum gostaria de perguntar: será que eu dei azar e peguei um outro chip também com defeito? Teria mais algum teste pra fazer? Deixo a imagem do Super I/O e também o link da documentação!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

200941217355847.jpg.b986d6bd2fc396307b656cb4aded8cd5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de novo.

Tente ligar a placa sem processador e sem memória. Apenas a placa e a fonte (que deve estar funcionando bem).

Confira a solda no IO. Como os terminais são muito próximos, sempre tem chance de curto.

Confere a tensão da fonte 5V Stand By com ela apenas plugada na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bem vindo a mais esse tópico meu, rs...

 

Em relação aos terminais eu olhei com o microscópio depois da troca (cara, deu mo trabalhão e muita paciência para a troca com carinho) e eu não vi nada de errado.

Em relação a memoria, processador... essas coisas eu já fiz testes sem eles. Como eu já desliguei o ferro de solda amanhã refaço as soldas, mas a questão agora é que é so plugar a fonte, ter os 5v do standby e o i/o já começa a esquentar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, retira o SIO e liga placa com jumper e siga essa dica com o papel que robertoes usa para achar curto. Creio que o problema pode estar em algum outro componente que alimenta o SIO. Pode ser um capacitor.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gilson Macedo

 

Essa técnica é bem melhor que a minha onde eu vou com o dedo mesmo, onde, quando queimar o dedo eu achei o culpado, rs... gostei, pena que não tenho papel térmico aqui.

MAs pelo que eu entendi, então eu tiro o componente, jampeio o verde e o preto e saio verificando a placa? Se for isso, então lá vou eu retirar o I/O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino ps on está ligado diretamente ao SIO, pois é ele quem dá o start na placa. Cara, coloca o SIO e testa na entrada de tensão se há um curto. Faz isso com a placa desligada.

 

Gilson

Ess teste vc quer que eu descubra esse curto nos pinos do painel frontal?

Outra coisa, vc acha que o cristal de 32k (tubinho) também pode também ter ido pro espaço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a placa desligada, veja se tem continuidade (ou baixa resistência) nos pinos 91 ao 98 do SIO.

O melhor para este teste seria com um multímetro analógico, ponta vermelha no terra e a preta no pino do CI.

 

Se houver baixa resistência em algum destes pinos, indica a linha que está em curto.

Veja no datasheet, página 38.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a placa desligada, veja se tem continuidade (ou baixa resistência) nos pinos 91 ao 98 do SIO.

O melhor para este teste seria com um multímetro analógico, ponta vermelha no terra e a preta no pino do CI.

 

Se houver baixa resistência em algum destes pinos, indica a linha que está em curto.

Veja no datasheet, página 38.

 

Em qual escala devo usar o multímetro analógico, em x1 ou x10?

Baixa resistência quer dizer que a agulha tende a 0, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vamos lá

 

Todos os pinos fizeram a agulha se mexer, com destaque aos pinos 92, 97 e 98 que a agulha foi até 0

Eu encostei a ponta vermelha nos componentes minúsculos em volta do I/O, todos fizeram a agulha se mexer!

 

Para fazer este teste, deveria deixar a ponta vermelha no GND e com a ponta preta nos pinos do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o Datasheet, os pinos 97 e 98 são referentes ao Vcore. Já o pino 92 é a referencia do -5v.

Se neste teste a indicação foi de 0 ohm, é sinal de um curto nestas linhas ou no próprio SIO.

 

Para começar, faça um teste no conector de 4 vias do processador. Mesmo esquema: vermelha no terra, preto na entrada 12v (escala X1). Meça também nos drenos dos mosfets do vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu medi os 12v do conector do processador e está ok,

 

Agora, o problema são os mosfets do processador. A foto abaixo mostra que não são os tradicionais e sim modelos K0355 e K0353 (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e ). Seguindo os esquema, os pinos 5,6,7 e 8 são os drenos e os que estão mais próximos ao processador (K0353) todos deflexionaram a agulha.

DSC07449_Medium.JPG.b2f1de0ebabcfb303628dc54be3f30da.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o problema inicial era o SIO, acredito ser viável retirar ele e refazer as medições. Lembro que você disse que o problema piorou após a troca dele.

 

Aproveita e, com o SIO fora da placa, meça a continuidade dos pinos dele, comparando com o datasheet para ver se ele mesmo não está em curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...