Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe gigabyte ga-g31m-gs2c não liga

Avalie este tópico:


Torian

Posts em destaque

ola a todos. estou com essa placa mãe que apareceu com o defeito de não ligar. vou relatar os procedimentos que eu já fiz.

 

procurei visulizar algum componente estragado (capacitores estufados) nada tudo em ordem.

liguei a placa somente ligada a fonte e ao monitor , dando curto nos pinos, ela não ligava

retirei tudo fiz uma limpeza com alcool isopropilico pois algumas areas estavam sujas,fiz o teste nada

comecei a procurar se tinha algum componente q estava esquentando e achei o chip de rede fritando e o chip RTM875T-587 que fica proximo do cristal de 14k .peguei a estaçao de ar quente e retirei somente o chip de rede achando que depois disso o chip RTM875T-587 nao iria esquentar mais e a placa funcionaria, msm confiando q iria funcionar mas continuou com o msm problema.

o teste fiz msm com a placa desligada somente ligada na fonte e com a tentativa de liga-la e depois o teste de temperatura , o  chip RTM875T-587 que fica proximo do cristal de 14k continua quente demais a ponto de não conseguir ficar com o dedo nele por mais de 2 segundos.

tentei ligar a placa mae sem o conector de 4 pinos da fonte mas ela ainda n ligou.

conectei o conector de 4 pinos na fonte , fiz um jumper na fonte ( fio verde e preto ) e liguei o cabo de força na fonte , ai o cooler girou mas n deu imagem , o chip continuou quente demais o processador esta gelado e os  mosfets que ficam proximos do processador nenhum tem voltagem. 

troquei o cristal de 14k também mas de nada adiantou.

depois disso tudo resolvi pedir ajuda de vcs.  aguardo um parecer , obrigado .

placa_GA-G31M-ES2C.jpg.818d3f76154b37f21de59a7395eaf7fe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola bom dia, muito obrigado por responder, entendo o q vc disse mas queria saber de uma coisa pelo q estudei o chip esquenta por 2 motivos , ou esta recebendo voltagem errada ou pq ele esta danificado, se ele estiver recebendo voltagem errada tem q procurar alguma peça por perto danificada, agora se ele estiver queimado eu posso fazer a substituição do msm ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisando na internet achei um rapaz q tinha o msm problema com esse chip esquentando muito so q a placa dele ao dar start ligava so n emitia bip a minha dando start n faz nada, ele resolvel o problema trocando 5 capacitores da alimentaçao do processador q estava um pouco estufados. li tb que eh a tensao de 12 volts que alimenta esse chip q esta esquentando muito. isso procede?  dando curto na fonte a placa liga fiz mediçoes nos mosfets do circuito de 12 volts nenhum deu tensão , somente deu tensão de 12 volts de um lado de 2 capacitores ceramicos q fica proximo aos mosfets q n tem tensão nenhuma. o q se pode fazer? será q tem algum componente no circuito de 12 volts aberto q n esta transmitindo tensao para os mosfets e consequentemente n esta mandando tensao para o CI q esta esquentando muito causando seu super aquecimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, você pode sim trocar o CI no caso dele estar danificado. Esse CI não recebe 12V, e sim 3,3V. Tenha em conta que cada placa tem a sua arquitetura, e que portanto, vai variar bastante as soluções. Na linha do Vcore, que é a alimentação do processador tem um CI PWM, que é o responsável por gerar as alimentações dos mosfets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo se a placa não liga sem o conector P4 de 12 v e o chip oscilador de clock está a esquentar pode ser que esteja em curto acionando a proteção verifique as pequenas bobinas que tem ao redor dele são parecidas com capacitores mas são pretas tem q encontrar 3.3v de um lado e do outro em pelo menos uma caso não encontre nada troque o chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo por ajudar. então pelo q eu entendi eu tenho q encontrar uma bobina proximo ali com 3.3v de um lado e do outro, essa bobina com voltagem de um lado e do outro de 3.3v seria a que esta com defeito correto? as bobinas que estariam boas qual voltagem elas teriam? agradeço imensamente pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo se a placa não liga sem o conector P4 de 12 v e o chip oscilador de clock está a esquentar pode ser que esteja em curto acionando a proteção verifique as pequenas bobinas que tem ao redor dele são parecidas com capacitores mas são pretas tem q encontrar 3.3v de um lado e do outro em pelo menos uma caso não encontre nada troque o chip.

 

bom amigo fiz os testes que vc pediu, achei uma bobina maior com 3.29 dos dois lados e outras bobinas minusculas algumas com 3.29 de um lado mas nenhuma voltagem do outro lado e outras com nenhuma voltagem nem de um lado nem de outro. então terei que trocar essa bobina maior com 3.29 de cada lado ou o defeito estaria nas minusculas bobinas com voltagem de uma lado e com nenhuma voltagem do outro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouw !! trocar bobina sem medir resistência e tensões e sem estar com o fio esmaltado queimado :o como que é essa historia ai  :-\ afinal de contas bobinas são enrolamentos de fio de cobre em um núcleo ferrite que da sinal de baixa resistência que funciona para transferir  tensão que possa filtrar uma linha em conjunto com capacitores que elimina frequências e ruídos indesejados para que não possa a vir interferir ou danificar o circuito a ser alimentado dependente delas. Para o bom e estável funcionamento do circuito a ser alimentado do equipamento eletrônico.

 

Então se não tem tensão em uma bobina. Ou a fonte que fornece não esta a funcionar a bobina raramente esta aberta, mas fácil ter solda fria ou ha algum curto na linha em que ela fornece alimentação .. 8)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouw !! trocar bobina sem medir resistência e tensões e sem estar com o fio esmaltado queimado :o como que é essa historia ai  :-\ afinal de contas bobinas são enrolamentos de fio de cobre em um núcleo ferrite que da sinal de baixa resistência que funciona para transferir  tensão que possa filtrar uma linha em conjunto com capacitores que elimina frequências e ruídos indesejados para que não possa a vir interferir ou danificar o circuito a ser alimentado dependente delas. Para o bom e estável funcionamento do circuito a ser alimentado do equipamento eletrônico.

 

Então se não tem tensão em uma bobina. Ou a fonte que fornece não esta a funcionar a bobina raramente esta aberta, mas fácil ter solda fria ou ha algum curto na linha em que ela fornece alimentação .. 8)

 

obrigado por se interessar no meu caso e por ampliar meus conhecimento com uma bela resposta. pois o que vc sugere q  eu faça agora ? ainda n consegui encontrar o defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo sugiro que tenha o esquema em mão ====>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e poste o resultados referente as tensões que alimenta os circuitos que estão aquecendo e as que estão faltando  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo sugiro que tenha o esquema em mão ====>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e poste o resultados referente as tensões que alimenta os circuitos que estão aquecendo e as que estão faltando  8)

 

obrigado mais uma vez amigo, pela sua grande contribuição. agradeço imensamente por me passar o esquema da placa mãe , eu baixei mas como sou novato na area ainda não entendo sobre leitura de esquemas , eu estou iniciando em eletronica tenho um conhecimento basico, ja conserto algumas placas mãe, fontes e por ai vai mas somente trocando mosfets, capacitores, defeitos como peças aquecendo demais , e por ai vai. desculpe minha ignorancia por não ter colocado aqui que sou iniciante e por não saber ler esse esquema q vc me passou mas estou aprendendo aos poucos e ainda vou aprender a usar esses esquemas. estou a pegar sucatas de placas mãe e treinando na estação de ar quente a retirada de componentes estou indo bem por sinal. alguns aparelhos eu ja tenho aqui na minha bancada, essa placa mãe foi um amigo que me deu q ele faz manutenção mas não q eu desmereça o que ele faz pois ele me da peças que não usa que clientes deixa la na loja dele,mas ele constata que a placa mae esta com defeito e ja diz para o cliente q  sua placa esta morta q tem q fazer a substituição, ele faz o teste dos componentes retirando a peça e colocando uma boa no lugar ate chegar a conclusão de alguma peça q esta com defeito, pois bem eu não quero ser esse tipo de tecnico quero dar opções para os clientes pois mais facil pagar 50,80 reais em um conserto em uma placa mae do que trocar a placa mãe inteira . as vezes os clientes optam por somente consertar, para vc ter ideia acho q muitos não tem conhecimento que essas placas mãe tem conserto, tento conserta-las para ganhar conhecimento e saber o que estou a fazer. não quero ser tecnico descobre que a placa mãe estragou e ja condena ela e ja diz tem q comprar uma placa nova, porque se for assim é muito facil. tem muita gente q usa pc ddr2 ou socket 775 ainda e que gostam do que tem ai estraga a placa mãe se não achar uma placa 775 pra comprar tem q trocar o kit todo (processador, memoria e placa mãe).

agradeço novamente sua ajuda mas acho q essa placa terei que guarda-la até eu entender a ler esquemas, guardarei esse esquema para que eu possa usa-lo futuramente. e já vou de hoje tentar achar topicos, apostilas , videos que ensinem isso, junto a isso tb datashets que eu não sei manusear. obrigado amigo vc me ajudou bastante.  :-* :-* :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo se a placa não liga sem o conector P4 de 12 v e o chip oscilador de clock está a esquentar pode ser que esteja em curto acionando a proteção verifique as pequenas bobinas que tem ao redor dele são parecidas com capacitores mas são pretas tem q encontrar 3.3v de um lado e do outro em pelo menos uma caso não encontre nada troque o chip.

 

 

 

bom amigo fiz os testes que vc pediu, achei uma bobina maior com 3.29 dos dois lados e outras bobinas minusculas algumas com 3.29 de um lado mas nenhuma voltagem do outro lado e outras com nenhuma voltagem nem de um lado nem de outro. então terei que trocar essa bobina maior com 3.29 de cada lado ou o defeito estaria nas minusculas bobinas com voltagem de uma lado e com nenhuma voltagem do outro ?

 

Amigo qual a referencia do Oscilador de Clock verifique e me passe resultados para eu verificar o datasheet e te passar o pino de alimentação onde você ira medir tensão 3.3v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia. o que esta escrito nele é  RTM875T-587 obrigado por responder. fico no aguardo para novas instruções. tenha um bom dia

 

Verifique os pinos 2,7,11,33,37,47,50,56 e 19 todos são de alimentação  um tensão entre 2,9 a 3,4 está normal. Se não tiver tensão ou for  muito baixa significa que o ci está em curto matando a tensão já que você falou que ele está fritando. Caso a tensão esteja muito alta é problema na 3vdual tem que verificar pelo esquema aonde é gerada e porque está alterada. Eu tenho esquema mas não tenho acesso ao gerenciador de download porque não tenho joinhas suficientes. :(. De qualquer forma acho que você vai te de trocar esse ci de clock. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela sinceridade em dizer que esta aprendendo. Aliás, todos aqui aprendemos cada vez mais e mais. Nunca deixe de estudar eletrônica e, quando falo em eletrônica, digo estudar a função de todo componente eletrônico. Esta é a base de tudo. Mas, aproveita e troca esse gerado de clocks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo,

Troca esse CI e pronto resolvido.

Se não tiver esse CI eu tenho ele em sucata agente ver se dar para te Mandar, Abraço Amigo e boa Sorte.

Se Ajudar me dar um Joinha vlw.

 

ola amigo pelos testes q fiz acho que terei msm q trocar esse chip , e nas sucatas q possuo n tem nenhum chip como esse , aceito sua oferta de mandar o chip para mim então como pretende faze-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela sinceridade em dizer que esta aprendendo. Aliás, todos aqui aprendemos cada vez mais e mais. Nunca deixe de estudar eletrônica e, quando falo em eletrônica, digo estudar a função de todo componente eletrônico. Esta é a base de tudo. Mas, aproveita e troca esse gerado de clocks.

obrigado amigo ,eu sou daquelas pessoas q n tem medo de dizer o q sente ou o q é, agradeço pelo elogio feito a mim.  vou fazer essa substuição do CI assim que eu conseguir um , feito a troca eu volto para postar se o problema foi resolvido ou não .

agredeço imensamente a todos que ofereceram ajuda e gastaram seu tempo ao tentar me ajudar. isso foi muito gratificante e instrutivo. muito obrigado a todos e espero que esse topico possa ajudar futuramente alguém q possa ter um problema similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!, olha como vc esta começando, vou te passar um topico, de uma adaptação de fonte para vc achar componentes em curto na placa, usando uma fonte simples de pc, já me foi muito util, e acho que será util para vc também, de uma olhada, segue

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Olá!

Eu tenho uma Ga G41MT S2P, ela liga, mas no monitor aparece entrada não suportada. Tava olhando esse CI RTM875t 587 e próximo a parte central dele está esquentando, ao tocar nele nessa região o monitor perde o vídeo e volta e se ficar com dedo nele fica sem vídeo. Alguém tem como me mandar o datasheet desse componente pelo e-mail pra eu medir as tensões nele? E tem algum chip que possa substituir esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...