Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bga - reblling

Avalie este tópico:


JPHGAMES

Posts em destaque

Pessoal e que venho estudando para começar a trabalhar com reballing, li vários tutoriais assisti vários videos, gostaria de tirar algumas duvidas, vamos la:

 

Em um video do Jaime ele usa uma churrasqueira elétrica, vi outros videos com churrasqueiras, esse método e realmente eficaz para quem quer começara  (vi comentário que e uma boa opcao para quem ta começando pelo baixo custo e para se adaptar com o serviço).

 

Fiquei na duvida quanto as  esferas, vi que tem varias medidas, preciso de mais de uma medida ou tem uma especifica para Video Games.

 

No aguardo de ajuda dos amigos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu não recomendo com uma churrasqueiras. porque? vamos supor que o xbox esteja com bga da ksb fria. pode da erro 0100 as vezes ai vc vai fazer reballing na XCGPU ou GPU como queser chama. ai vc faz o reballing certo? ai funciona normal. beleza mas pode ter sido uma solda fria nas memorias ou ksb. intendeu? a churrasqueiras aquece tudo por igual e não e isso que queremos. queremos certa temperatura na peça que queremos troca e não fazer um reflwo por toda placa. intendeu? ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi sim, vc faz com qual equipamento?  as maquinas para trabalhar com games sao bem caras, e no inicio vc sabe que domora para ter cliente por isso que pensei q poderia ser uma boa, esse video do jaime me deixou impressionado, mas realmente percebo que aqueceu a placa toda, coisa que pelo que vi a maquina so aquece a peca a ser rebaliada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma honton r390. comprei usada faz bastante tempo hoje num mercado  tem a honton r490 honton r590 temos ha  Achi Ir6000 Ir-6000 e muitas outras. cada uma com sua vantagem. ser vc poder aconselho  uma  boa maquina pode ser usada vc vai encontra em preços. bons e caros. de 2 e 3 conto pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JPH uma dica de quem ja trabalhou com todos estes metodos, se tem umas mais caras do que as outras é porque tem um motivo especifico, digamos assim, quanto mais cara mais facil de trabalhar e menos chance de dar problemas, isso é um fato que passei pessoalmente acertando e errando nestes anos com games.

 

O Jaime faz com a churrasqueira sim faz, eu ja fiz e é eficiente, mas eu discordo plenamente em um momento nos videos dele que ele compara uma Honton com a churrasqueira e isso é impossivel, é o mesmo que comparar um fusca 69 com um fusca 2015 voce ve comparação?

 

Por isso eu digo se quer começar começe gastando hoje e colha amanha, pois se começar a se decepcionar voce vai acabar desistindo dos reballings isso é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Grill é que vc não tem controle de temperatura , só nota que aqueceu bastante e se não presta atenção o negocio aquece muito.

 

Já com a estação de solda , muitas delas vc consegue fazer o controle da curvatura em que a temperatura vai subir e manter tal temperatura por um tempo especificado e isso ajuda bastante em diversos trabalhos.

 

Quanto a aquecer a placa toda ,[Grill Vs Estação] essa informação eu discordo. E a minha opinião é que Ambas aquecem a placa praticamente por inteiro e isso é bom , pois ajuda a não empenar a placa e equilibra a temperatura inferior com o calor da parte superior na peça em questão para então removê-la com precisão.

Se vai trabalhar no ramo , começa com um grill mas só para praticar , testar em sucatas ou fazer alguns serviços mais simples tomando cuidado para não deixar aquecer muito. Se vc ver que está pegando as manhas pense em investir no equipamento adequado.

Vlw boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Konexo, na "churrasqueira" a temperatura vai atingir toda a placa por uns 180º por exemplo. Isso é ruim em alguns pontos:

1- A temperatura vai subir de uma vez só, em uma unica rampa, causando fadiga na placa toda.

2- Se colocar a placa direto em cima da chapa, a temperatura vai ficar bem alta por toda a superficie da placa por causa da distancia entre a placa e a chapa.

3- No local onde vai ser feito o reball não vai ter a temperatura correta, que seria uns 260º na parte de baixo do chip. Com isso, pra conseguir sacar o chip vai ter que aplicar muito mais calor na parte de cima dele ou mantendo uns 240º por muito mais tempo podendo danificar o chip de vez...

 

Em contraparte, na estação, a placa vai ficar 'longe' da chapa com uma temperatura 'controlada' em toda sua área e onde realmente precisa aplicar calor (embaixo do chip) vai ter o canhão de ar quente (não é todas estações que tem) com uma temperatura maior que no restante da placa. Sem falar nas rampas de temperatura que é essencial pra vida do chip...

 

Outra coisa: não pense que voce vai GASTAR em uma máquina, você vai INVESTIR, pois "gasto é quando não terá retorno, investimento é retorno garantido!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano ela é a infrared, e não é muito aconselhavel se voce pretende mexer com PS3, principalmente os FATs e slims que tem aquela placa de aluminio no topo do RSX, claro não trabalhei com esta maquina mas pelo menos com as IRs é uma briga tirar componentes de PS3 com elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JPHGAMES, se o modelo dela for "HR6000" essa é a ar quente e não infrared, porém ela só tem o canhão top a ar quente e a base dela é toda IR. Eu te aconselho a segurar um pouco mais e pegar pelo menos uma Honton R490 pelo fato de ela ter o canhão inferior a ar quente além da base IR, isso faz uma grande diferença na hora de fazer o reballing.

 

Resumindo: a HR6000 é de 2 zonas enquanto a R490 ou R590 é de 3 zonas...

 

Por quanto conseguiu essa HR6000? A honton R490 você consegue ela por 3700,00 a vista

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

achei esse post esses dias, antigamente eu tinha uma IR6000, sei q alguns vao me crucificar, mas pra mim foi o maior arrependimento  de ter comprado.

ela torra muito a placa, seu suporte original enverga a placa, eu usava estufa fluxo 559, ao meu ver trabalhava certim, ai um dia cansei de ver a placa torrando e de retorno da IR, foi quando passei a usar somente o PRE dela e fazer com soprador no top, vc conhecendo e respeitando as curvas de temperatura fica td certo.

Mas agora que vem o segredo, vc tem q realmente conhecer as curvaturas de temperatura e tempo respeitar o limite do chip existe um grafico para isso, ter uma boa câmera ou ate mesmo um microscópio usb para acompanhar a solda das esferas, porem esses cuidados eu somente comecei a ter quando usava o pre da IR e por cima com soprador, talvez eu n dei uma chance para a IR, mas eu gostei do serviço sem usar o top da IR6000, depois de um tempo vendi a IR e hoje com a experiencia que tive e nunca tive retorno usando esse outro método, estou certo que vou comprar uma churrasqueira para realizar reballing, vc usando papel alumínio n deixando o calor ir direito para a placa ela funciona igual 

Uma das ferramentas mais importante q se deve considerar são thermovision e termômetros de boa qualidade. <<< n economize nessa parte o barato te engana tanto....

Uma vez um colega comprou uma maquina de bga MUITO cara essas de mais de 15 mil.

e o cara estava quase surtando pq o trabalho n saia, lhe faltava conhecimento, n adianta nada ter as ferramentas se n estuda de como funciona o processo, assumo q no inicio, eu tinha uma certa ignorância de estuda o ramo bga, a gente pensa " po esquenta essa joça em cima ate solta e pra solda faz igual" huahuauhauh, depois de da muito soco em ponta de faca aprendi q estudar sai mais barato q comprar equipamentos caros. 

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, belezinha?

Então, Se vc não quiser gastar muito, pode ir com a churrasqueira de boa que dá certo. Põe numa temperatura nao muito alta. É claro que uma máquina IR vai ser muito mais fácil, mas com um pouco de paciência vc consegue pegar o timer conforme vai pegando intimidade com a churrasqueira que estás utilizando.

Boa sorte. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JPH Games eu usava churrasqueira até uns 6 meses atras, e tinha sucesso em muitos reparos... recentemente comprei um Honton R690 q custa 7,000, na Global Eletronics.... Nâo me arrependo pelo investimento... Reballing é uma arte, em q vcs tem q fazer pra se aprimorar.  Use a churrasqueira como aprendizagem, entender o ciclo de soldar e desoldas a BGA... é uma otima escola... Como ferramenta profissional não é indicado... nunca usei churrasqueira em placas de clientes, eu comprava os games com defeito e fazia a troca dos chips... Os q consegui arrumar vendia a base de troca!! Nunca voltou nenhuma placa q fiz o reparo numa churrasqueira!!! Outra coisa, faça um curso de BGA... eu fiz na tecnoponta em SP, é um curso intensivo de uma semana... Muito bom e não é caro, custa em torno de 1.200,00. e fora q vc vai ter contato com maquinas de BGA de ultima geração!!!

Editado: por khronosbrz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...