Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo Schottky... 43t... BAS40...

Avalie este tópico:


tectex

Posts em destaque

Prezados amigos, boa noite!

 

Estou preocupado com uma situação, tenho que repor um diodo schottky, mas não o encontro em lugar algum nas minhas sucatas, estou falando do "43t" ou BAS40 como também é conhecido.

 

Encontrei em uma sucata o 45 ou melhor BAS40-05, mas não deu certo, os leds ascenderam e depois apagaram-se em seguida. Fiz as medições que havia encontrado na placa e tudo normal, resumindo, por algum motivo esse diodo não funcionou, mesmo sendo um muito parecido.

 

Analisando em um outro datasheet descobri porquê!

 

O BAS40 tem um diodo simples entre anodo pino (1) e catado pino (3) no pino (2) nada é conectado.

 

No BAS4-05 ou "45" temos uma outra configuração, temos (02) diodos sendo o anodo do pino (1) + o anodo do pino (2) onde esses dois diodos unem-se uma ao outro pelos seus respectivos catodos e essa união vai direto para o pino (3).

 

Digamos que até ai, tudo certo, mas a pergunta vem da seguinte forma: trata-se de um simples diodo ou de um diodo schottky?

 

Em algumas publicações percebi diferenças inclusive na simbologia de cada um, sendo que tecnicamente eles tem materiais diferentes utilizados na sua construção, consequentemente funções e particularidades distintas.

 

A pergunta é a seguinte: posso simplesmente colocar um diodo básico entre o pino (1) e (03) da placa mãe?

 

Vai funcionar? A pergunta é baseada na simbologia de materiais que encontrei na internet aonde mostram um simples diodo interno, se for isso realmente, poderia apenas colocar um diodo de duas "pernas" entre o pino (1) e (3) da placa, onde antes ficava o BAS40.

 

Mas não faz sentido, por isso reporto-me humildemente ao conhecimento dos vossos amigos e colegas.

 

O schottky sendo material que li, tem um poder de comutação muito mais rápido que um diodo comum, assim como outras características, sendo assim eu estaria correndo um risco de gerar maiores problemas apenas utilizando um simples diodo.

 

Qual seria o substituto desse diodo?

 

Também li que esse tipo de diodo é considerado recente perto de outros até entendo, novas tecnologias e materiais.

 

E aí pessoal alguma sugestão ou experiência parecida?

 

Abraço a todos!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca uma foto do componente, bem como o modelo da placa onde é utilizado, e se possível, um print da localização dele no esquema.

 

Como temos muitas sucatas aqui, sempre retiro componentes de uma sucata da mesma placa, ou então de outra, mas que tenha a mesma função.

 

Você tem sucata de placas de notebooks ai? Verifica se não tem uma placa que tenha um diodo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é prezado @CJ, revirei as minhas sucatas, localizei tudo que foi diodo seja SOT23 - SOD123, analisei anodo, catodo, posição e tudo mais e nada. Nem esquenta prezado amigo, tentei de tudo que foi forma conseguir o esquema da placa e nada. Esse era um daqueles casos em que tudo que estava ao meu alcance foi feito. Revisei em diversos sites componente por componente e quando cheguei próximo não funcionou.

 

O equipamento é um Asus G53SW senão me falha a memória você tentou me ajudar com esse equipamento, eu tinha um tópico aberto, depois criei outro em duplicidade, então removi.

 

Marquei ele em amarelo "43t".

 

Enfim nobre amigo, já até enviei ele para a montagem, para entregarmos ao cliente, mas se existir alguma nova sugestão, estou sempre disposto a tentar lutar.

 

O cliente virá somente na sexta.

 

Abraço e obrigado mais uma vez!

CJ.jpg.643bb83cd14d1440555d0199108b99b0.jpg

Asus2.jpg.8f04d5915371c3f421525e6dfe208bac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @CJ, próximo a esse diodo há um capacitor senão me falha a memória de 330uF, uma bobina, mosfets (02). Como fiz para chegar nessa suposição do outro lado da placa tem-se (6) mosfets 7030, todos estavam recebendo tensão alta 19v no seu dreno e liberando 1,07 via source, até ai tudo bem. Mas o fato que chamou a minha atenção foi que eles estavam aquecendo muito, vais me perguntar qual temperatura, não sei informar porque não medi, mas muito a ponto de eu achar que iam queimar, estourar, sei lá. Medi a impedância de todos e ok. Deduzi que a tensão liberada pelo source é a tensão de Vcore (do processador). Próximo a esses mosfets tem um jumper que fornece esses 19v, fui localizar a outra ponta desse jumper para tentar descobrir quem pode estar enviando excesso de corrente, do outro lado da placa, localizei, comecei a rastrear os componentes daquele circuito que referi acima, tudo certo, encontrei os mesmos valores, mas não estava aquecendo tanto quanto os mosfests em paralelo. Encontrei as tensões desejadas, ms ao medir impedância percebi um curto, resistência muito próxima a zero em um capacitor 330uF e em um mosfet 5030. Tirei o capacitor e medi fora da placa, estava perfeito. O coloquei de volta. Fui para o mosfet resolvi não remover todo ele, apenas o dreno... e o que aconteceu? Esse Diodo 43t começou a fumacear, percebi que havia cometido um grande erro, esse foi o motivo da busca por esse componente. Certeza se era ele não tenho, sabes que sou novato, tenho aprendido muitas coisas aqui, aliás muito mais que em cursos que fiz, tenho uma noção hoje melhor do que tive a anos atrás, fiz cursos de eletrônica no passado, mas nunca de fato operei sobre. Tenho conseguido resolver alguns casos, sempre busco encontrar os esquemas, mas antes tento seguir procedimentos básicos, como encontrar as tensões básicas, 3v3 5v 19v, quando não encontro inicio a medição da resistência em componentes em busca de curto ou mal funcionamento, enfim, acredito que estou indo bem. Tenho utilizado técnicas bem interessantes postadas por colegas e tenho obtido êxito, mas nesse caso acima, não consegui esquema e sei que tenho que ter a capacidade de resolver os problemas sem esquema, de entender o circuito, mas com pouca experiência as vezes fica praticamente impossível.

 

É isso meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...