Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Megaware Meganote 4129MS e a Placa Clevo W249HUQ V 2.2...

Avalie este tópico:


tectex

Posts em destaque

Prezados amigos, vou postar junto a esse tópico uma página de um diagrama em blocos de uma placa que estou analisando.

 

Nessa página encontram-se as duas tensões 3v3 e 5v, era para ser assim, mas na realidade encontrei comente a 3v3.

 

Olhando no esquema podemos ver o regulador de tensão uP6182AG, medi o pino "11" chamado de Phase  2 que corresponde aos 3v3, tudo certo, tenho os 3v3. Depois fui para o pino "20" Phase1 e ali já não encontrei os 5v.

 

Testei o pino "16" Vin e encontrei os 19v, então deduzi desde o início que esse regulador de tensão está sendo alimentado com tensão alta de 19v.

 

A minha primeira dúvida é: esse regulador de tensão up6182AG ele recebe os 19v e faz o processo de conversão de acordo com cada necessidade do circuito, ou seja no pino "11" ele tem que liberar os 3v3 para que todas partes do circuito que utilizem os 3v3 possam funcionar e assim ele deveria fazer com o pino "20" mas não está liberando ou convertendo a tensão de entrada 19v para 5v no pino "20".

 

Está certo o meu raciocínio?

 

Para um entendimento mais claro da minha parte, olhando para o esquema anexo o CI uP6182AG recebe tensão de 19v e libera para os pinos que citei assim bem como para outros.

 

Tentando deixar mais claro todo o tipo de CI vai receber uma tensão Vin e vai gerenciar (converter) essa tensão a ponto de distribui-lá corretamente por cada pino de saída a fim de alimentar corretamento todo o circuito da placa, é assim que devo entender?

 

Também vou postar a imagem do uP6182AG que me referi.

 

Esquema.jpg.5a9ba97531a22797d5bfc121393f3126.jpg

5957a869e6a90_Regulador_de_tenso1.jpg.cc270f5506d4368f4a78d590af899d7d.jpg

5957a86a7eb9e_Regulador_de_tenso.jpg.bfb90edd84b6654567af00507c919a84.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão 3V é acionada através do pino 6 (EN_3V) e a tensão 5v através do pino 1 (EN_5V) do PU11.

 

Primeiro você deve verificar se essas tensões estão chegando, e em caso positivo, verificar se não há curto na linha do 5V.

 

Se não houver curto na linha e a tensão ENABLE_5V estiver presente, é bem provável que o PU11 esteja com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados @CJ, e @paulocosta, vamos lá!

 

Pino (6) (EN_3V) apenas 0,94V e no pino 1 (EN_5V) do PU11 0V (zero volts).

 

Medi a resistencia dos dois resistores conforme informados no esquema ambos estão com os respectivos 100k.

 

Senhores não tenho nada em cima da bobina de 5V. Eu acredito que esse PU11 esteja com problema ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @paulocosta, não resolveu, e agora não tenho mais nem o 3v3, o resistor que coloquei é de 138k foi o valor apresentado no meu multimetro, analisei o tamanho com o que tirei de uma sucata.

 

Nos mosfets que transformavam os 19v em 3v3 agora tenho apenas 0,12v é como se houve um corte.

 

Tem alguma idéia do que possa ter ocorrido?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
vc ja fez a substituição desse PU11?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos @paulocosta, @tecnotebook, caso resolvido, voltei o resistor anterior e comecei a rastrear os 19v pelo PU11 depois ao redor (componentes), depois via esquema elétrico.

 

Ao rastrear pelo esquema elétrico busquei todas as entradas 'VIN" e cheguei no adaptador AC, que para a minha surpresa estava liberando apenas 1,9V, revisei o Jack Power e percebi que havia um problema com o pino interno do Jack com a placa então os dois capacitores de entrada PC108/107/109 e a bobinha PL1 estavam recendo apenas essa tensão.

 

Refiz todo o Jack e a partir dai tive novamente as tensões de 3v3 e 5v, o que acho estranho é que na maior parte do tempo eu tive os 19v mas não tinha os 5v e isso me fez abrir o chamado, acredito que o resistor PR82 estava com alguma solda fria.

 

Esse detalhe só foi possível devido a ajuda do nobre amigo @paulocosta, que me sugeriu dar uma olhada nesse componente.

 

 

Caso resolvido.

 

A todos, muito obrigado pelo apoio e ajuda.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
parabéns pelo seu sucesso amigão.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...