Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Corp - mb: 6-71-m74t0-d04a gp - Não aquece processador

Avalie este tópico:


gnu informatica

Posts em destaque

Pessoal, estou com 3 placas dessas, mesmo problema.

 

Antes as vezes ligava, as vezes não ligava, quando ligava de repente ela desligava, ficou uns meses parado aqui, agora preciso ver se resolvo ou compro outras.

 

- Feito regravação da Bios.

 

- Trocado processador e memória.

 

- Tem tensão 5V 3.3V 1.8V 1.05V

 

- Quando aparecia boot dava voltagem no PQ22 e esquentava o processador, vejo que não chega nada no gate que vem do PWM SC542.

 

- Por duas vezes eu resoldei o PWM e voltou a dar boot logo em seguida, depois não deu mais, ENTÃO TROQUEI ELE, e continua na mesma. Liga dá tensões, menos nas bobinas perto do processador, e não tem Vcore.

 

Esquema (já dei meu joinha :) ):

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Segue fotos da placa com as tensões medidas e da página 94 do esquema.

 

Agradeço a ajuda.

 

Roberto

 

 

 

 

 

6-71-M74T0-D04A_GP.jpg.a4d74839b0773d808456ce8e9b8a921a.jpg

6-71-M74T0-D04A_GP_PAG94.jpg.ec3d1205666096c321b1fc31392472d3.jpg

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, não tem resistor onde tá escrito PR10, é apenas uma trilha e dá continuidade normal com o PWM no pino 40.

 

Não tá saindo a tensão do PWM, mas já troquei ele e o problema persiste.

 

Quando funcionou, saia por volta de 1v se não me engano.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei o datasheet do componente. Aliás, até encontrei um arquivo com uma página apenas, o que não ajudou muito. O que você pode fazer é medir algumas tensões importantes, e se for caso comparar com os pinos que estão mais abaixo. veja tensão de ENABLE, tensão de VIN. Faz as medições no CI. Veja que ele precisa de CLOCK EN para funcionar e assim por diante. Veja também que do VID0 ao VID6 são os pinos que reconhecem o processador inserido e sua respectiva voltagem, só assim ele vai liberar a voltagem certa para o processador. É necessário que haja tensão em algum desses pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Obrigado pela força, desculpe mas não tenho prática em leitura de esquemas, mas vamos lá.

 

A entrada do Clock En é no Pino 1 ok?

 

Fiz as medições no PR102 de 680 e tá dando 3.3V nos dois lados.

 

No Clock En como vejo? Como osciloscópio? Se sim, o ociloscopio reconhece a voltagem mas não apareceu onda quadrada, aparece uma frequencia na faixa de 34khz mas em linha reta serrilhada.

 

Grato pela ajuda.

 

Roberto

sc452.jpg.5edf1fd8d33f499e3c7c8cc65093911f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi no esquema, a maioria dos sinais que são necessários para o PWM funcionar, vem justamente do processador.

Para a placa reconhecer o processador, nos pinos VID (5 a 11) eu sei que não pode dar tensão alta em todos os pinos. Se acontece isso, o processador está com defeito.

Mas não é o seu caso, embora tenha somente um pino com uma tensão de 1.04v. Não sei se é normal...

Vamos aguardar outras idéias, ok?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fiz ME nos chipsets e não funfou, até chegou minha Scotle R590 mas ainda vou ter que treinar bem antes de fazer com sucesso, e como tou de mudança só vou poder tirar da caixa daqui a uns 30 dias.

 

Valeu

 

Roberto

 

Faz o reball nesse ponte norte. Ele dá muito esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, já mediu o PD13? Compara com o PD14 para ver.

Sobre o Clock En (pino 1) acredito que quando tem o símbolo #, deveria ser um valor negativo para habilitar.

 

 

Tens toda razão, de fato o símbolo # indica que para funcionar corretamente essa tensão deveria ser de 0v. No caso das tensões encontradas em VID, deveria haver a tensão correta do vcore, o que não está acontecendo e demonstrando haver aí um erro. O que ainda pode estar errado neste cirtuito:

 

1Tensão pino 1 = neste caso testar o gerador de clock ou cristal (sem esse clock não haverá os sinais corretos para o processador)

2 Verificar se no pino 15 tem 3,3V

3 pino 120 do SIO sai uma tensão chamada Vcore_ON tem que ter 3,3V

4 testa também o cristal de 32 da PS

 

 

Como você tem osciloscópio dará para testar o cristal. O cristal do gerador é de 14MHZ. Veja o vídeo que postei e observe que a onda deverá ser igual ou parecida. A placa que usei no vídeo foi de desktop, mas os sinais são os mesmos, portanto pode ser usado como referência para notebooks.

 

 

Caro Roberto, o seu tópico me fez pesquisar algumas coisas para só então fazer a postagem. Isso significa que estou também aprendendo. Aliás, somos todos aprendizes.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1Tensão pino 1 = neste caso testar o gerador de clock ou cristal (sem esse clock não haverá os sinais corretos para o processador) - Como faria este teste?

2 Verificar se no pino 15 tem 3,3V - Se for do PWM, no pino 15 tem 5V após apertar o power

3 pino 120 do SIO sai uma tensão chamada Vcore_ON tem que ter 3,3V - tensão ok

4 testa também o cristal de 32 da PS - Cristal funcionando

 

Agradeço o esforço em ajudar.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme o colega hds-tec alertou, e eu também aprendi isso aqui no fórum, o sinal # indica que para estar habilitado esse pino 1 deveria ter 0v. No esquema parece que é sinal de saída e não de entrada, mas pela experiência entendo que o sinal do pino 1 seja entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Agradeço imensamente aos colegas pela ajuda, vou dar uma estudada com calma nessa placa.

 

Como estou sem tempo, devo voltar a mexer nela só a noite, enquanto isso já pedi 2 para substituir e vou continuar batalhando nelas pois parece ser um defeito comum neste modelo, só eu tou com 3 placas iguais aqui.

 

Achei no ML por 160 a placa, achei o preço bom.

 

Abraço.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Roberto, o seu tópico me fez pesquisar algumas coisas para só então fazer a postagem. Isso significa que estou também aprendendo. Aliás, somos todos aprendizes.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Realmente, todos aprendemos. Fiz algumas pesquisas e descobri que as tensões VID, são na verdade, estados lógicos 0 e 1.

Então, a tensão VCORE irá mudar de acordo com as entradas VID 0 a 6.

Resta saber se os valores medidos estão corretos (achei muito baixos).

Outro detalhe: Nos manuais que vi, se todos os valores estiverem em 0 (como parece ser o caso) o processador não liga.

Pág.37

 

Conforme o colega hds-tec alertou, e eu também aprendi isso aqui no fórum, o sinal # indica que para estar habilitado esse pino 1 deveria ter 0v. No esquema parece que é sinal de saída e não de entrada, mas pela experiência entendo que o sinal do pino 1 seja entrada.

 

Acompanhando o esquema, vi que ele tem alguns "truques":

1- Este sinal CLK EN (pino 1 do PWM) dá a entender que se trata sobre o CLOCK. Mas sua função é outra: Quando está em nível baixo, desabilita o Q22, informando para o ICH9 que o setor PWM está funcionando (VRM_GD).

 

2- Tem diferença de 53 páginas. Por exemplo, este pino CLK EN continua na página 24 (pelo esquema).

Como 24 + 53 = 77, vemos que a continuação do esquema está na pág.77 (onde está o Q22) e não na pág.24.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi melhor o pino 1 (CLK_EN#), é na verdade uma tensão de saída. Sua consequência será gerar a tensão VRMPWRGD, que por sua vez irá se comunicar com o PS, liberando assim o sinal CK_PWRGD que irá permitir que o gerador de clock funcione. Cara, não foi fácil chegar a essa conclusão, mas agradeço a você pois hoje consegui mais avanço nessa difícil tarefa de interpretar esquemas elétricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria haver 3 sinais de VID iguais para que o circuito pudesse funcionar corretamente. Veja que a tensão de 1,04 é na verdade a tensão que está certa, enquanto que as outras duas não batem. Pelo que li do tutorial do chaco, isso é uma proteção.

 

 

Colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
se você seguir essa linha verá que este sinal irá habilitar o gerador de clock, portanto o CLK_EN# está correto. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @gnu informatica, teve algum avanço na placa, enquanto eu e o amigo @Gilson Macedo tentávamos "decifrar" o funcionamento deste CI?

 

Depois desta pequena "análise", eu começaria assim:

1- Conferir os componentes dentro do soquete do processador, já que a maioria dos sinais para o PWM vem dele.

2- Troca do processador

3- Conferir todos os componentes do PWM (resistor, capacitor, etc) para verificar se existe algum problema.

4- Conferir o sinal de clock.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...