Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte GA-H61M-S2-B3 - Não Liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa Noite amigos!

 

 

Quando peguei essa placa, ela nem ligava, não girava o cooler nem nada.. fiz ela ligar jumpeando fio verde com preto.. percebi que o q66 esquenta um pouco a mais do normal, deixando o dedo em cima um tempinho comeca a esquentar muito.. procurei componentes em curto perto dele e não achei nenhum...

 

estou com duvida nas voltagens que tenho nele.. se eu meco em escala de diodo, ele me da 100 e poucos no multímetro.. com a placa ligada, pino 3 tenho 5v (que de acordo com o esquema esta entrando voltagem certa) no pino 2 tenho 3.3v que é para ser a saída.. e o pino 1 tenho 2.6 que é para ser o ajuste.. o fet é um nikos l1085dg... estas medidas estão corretas? ou será que ele realmente está em curto? não sei como analiso essa tensão quando é pnp ou npn.. alguém para dar uma luz?

 

grande abraço galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo ja verificou o ci de rede ou de audio se eles não estão em curto e verificaria tb o pch se ele aquece, esse transistor regulador de 5v se essa linha esta em curto ele aquece. procure no site como fazer um fumegation do ninja ajuda muito qdo vc nao consegue achar o curto, a lampada acende e fica facil. caso nao aja curto troque o cristal de 32k  para ela startar ou  I/O.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

 

então o ci de rede e audio não estão em curto.. quando injeto 5v no terminal 3 do regulador, o chipset esquenta, mas esquenta normal, nada de mais..

 

sobre o cristal acredito não ser ele.. pois a placa agora ela liga.. tipo ela liga da uma girada no cooler e para, liga da uma girada no cooler e para e fica nesse ciclo..

 

ps: sem o p4 ela faz a mesma coisa... medindo o fio roxo da fonte tenho os 5v.. porém não tenho o power good dela que seria o fio cinza.. algo está matando isso.. mas não sei agora por onde tentar haha

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson olhei conforme voce falou a linha do pwok.. é que essa placa não tem serigrafia em todos os componentes.. mas acabei de testar agora aqui.. quando faço o jumper, os 5v do powergood no fio cinza da fonte eu tenho.. então acredito até que não seja curto nessa linha ali.. é alguma outra coisa.. o fet esquenta considerável, mas acredito não ser ele em curto.. tem algumas partes da placa que ficam mornas tb mas normal.. o chipset aquece tb mas a principio normal.. cara realmente não faço idéia hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade quando faco o jumper ela liga mas fica em velocidade menor...

Uma vez nao precisei fazer jumper para ligar pois chegava os 3v no power( mas assim mesmo o cooler gira devagar).

E outra vez que fiz o teste, fiz o jumper ai ele girava e paraba girava e parava..

 

Agora ele fica ligado porem gira devagar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado espectro,

 

Realize um detalhada e cuidadosa inspeção visual em todos os chips da placa, pois descargas elétricas ou atmosféricas costumam danificar especialmente o chip de rede das placas, como lhe mostro na imagem, ver se algum deles aquece em demasia já é um começo.

Abraço e boa sorte!

 

Paulo

descarga_eletrica_chip_de_rede.jpg.dfec68acbb756b3bc5b16f772ad7e6cb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já verificou os mosfet do vcore? porque estranho, quem gera o powergood, é a fonte, e não a placa mãe! em volta do conector da fonte deve ter algum mosfet, verifique ele também, faz uma resolda geral na placa, passa fluxo ai nos componentes, a manda ar quente nela toda com a estação!, depois lave bem com sabão liquido neutro, e coloque na estufa pelo menos 24 horas pra secar, se não tiver estufa, use um secador de cabelo, na temperatura e ar no maximo, faça em 3 seções de 15 min, tipo, use o secador por 15 min, espere 5 min a placa esfriando e faz mais 2 vezes, assim a placa seca blz também! tenta ai e poste o resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que dá pra fazer é tentar usar o multímetro na escala de continuidade e numa ponta você coloca o pino indicado, a outra ponta você vai colocando nos componentes que você suspeitar que seja, dando continuidade é só verificar melhor. Como é um resistor ele tem diferença entre um capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em algumas placa a serigrafia dos componentes fica abaixo ou do lado do mesmo, por exemplo, se tiver vários capacitores e resistores junto, irá ter uma linha quadrada marcando eles, e nas laterais, vai ter outro quadrado, simbolizando os componentes , e dentro deste quadrado vai ter a indicação dos mesmos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em algumas placa a serigrafia dos componentes fica abaixo ou do lado do mesmo, por exemplo, se tiver vários capacitores e resistores junto, irá ter uma linha quadrada marcando eles, e nas laterais, vai ter outro quadrado, simbolizando os componentes , e dentro deste quadrado vai ter a indicação dos mesmos!

 

 

De fato o colega tem razão, e as placas da gigabyte geralmente tem serigrafia. Mas algumas placas também já vi que não havia serigrafia nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...