Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida sobre substituição de componentes eletrônicos


Posts em destaque

Só uma dúvida básica e se eu estiver no lugar errado, me avisem ou me coloquem no lugar certo.

 

Então: tenho uma placa e infelizmente eu perdi alguns componentes depois de realizar uns testes... Os componentes são SMDs e não acho em lugar nenhum.

Eu perdi um capacitor de 100nf 10v. Gostaria de saber se poderia trocar esse capacitor por outro. Exemplo: tenho um capacitor de 100nf 10v, aí converto ele para pf que é 100000pf. Posso fazê-lo? E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v???

Outra dúvida é: tenho que colocar apenas SMD ou posso colocar um normal mesmo?

 

 

Obrigado à todos!

 

Mateus  :)

 

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então: tenho uma placa e infelizmente eu perdi alguns componentes depois de realizar uns testes... Os componentes são SMDs e não acho em lugar nenhum.

O ideal seria você ter o esquema da placa e conferir os valores antes da substituição.

 

Eu perdi um capacitor de 100nf 10v.

Não seria 100uF 10v?

 

E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v???

Pode sim. Sempre com a tensão maior que o original

 

Outra dúvida é: tenho que colocar apenas SMD ou posso colocar um normal mesmo?

Depende do espaço disponível na placa.

 

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria você ter o esquema da placa e conferir os valores antes da substituição.

 

Eu tenho o esquema

 

Não seria 100uF 10v?

 

Não, o valor é o que eu havia dito: 100nf 10v

 

--

 

Eu tenho outro problema: perdi um capacitor de 1000nf de 6.3v. Qual o capacitor, qual capacitância eu posso colocar na placa?

 

Obrigado pela ajuda, amigo.

 

Mateus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. Com o esquema fica fácil saber os valores exatos.

O capacitor de 100nf 10v poderá ser substituído por um de mesma capacitância e a tensão de trabalho igual ou superior ao original.

Já no caso do capacitor de 1000nf  (agora sim poderá usar a conversão)  ficando 1uF 6.3v.

 

Também é interessante substituir pelo mesmo tipo de capacitor, por exemplo: disco cerâmico por disco cerâmico; poliéster por poliéster e etc.

No caso de capacitores SMD, deve-se procurar obtê-los a partir de outras placas.

Segue tabela de conversão dos valores:

 

Tab_Cap.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor de 100nf 10v poderá ser substituído por um de mesma capacitância e a tensão de trabalho igual ou superior ao original.

 

Então não posso usar a conversão nesse caso? Até porque eu não consigo achar esses componentes smds pela internet, muito menos em lojas físicas. E lá fora é sem condição pra mim.

 

OK. Com o esquema fica fácil saber os valores exatos.

 

Vou anexar uns prints da região da placa que está o capacitor de 100nf 10v e o de 1000nf 6.3v

 

Já no caso do capacitor de 1000nf  (agora sim poderá usar a conversão)  ficando 1uF 6.3v.

 

Também será difícil encontrar um capacitor de 1uf 6.3v

 

No caso de capacitores SMD, deve-se procurar obtê-los a partir de outras placas.

Eu fiz isso com os resistores que eu perdi, até porque com um multímetro fica mais fácil. Mas infelizmente não tenho capacímetro.

fdsgsdfgsdfgdf.jpg.b2f1595a9f03efc6256319db8b646195.jpg

dfsdefsdfsdf.jpg.63e59b4600fc673a3579b503f9b2675f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se ajuda:

100nf 10v >

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

1000nf 6.3v >

 

Não conheço, nem me responsabilizo pelo vendedor. Só indiquei os links, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se ajuda:

100nf 10v >

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

1000nf 6.3v >

 

Não conheço, nem me responsabilizo pelo vendedor. Só indiquei os links, ok?

 

Obrigado pela indicação! Mas infelizmente não compro mais nada no mercado livre depois de ter tomado uma volta de 460 reais em uma estação de solda que nunca chegou em minha casa. E o mercado livre não se prontificou em me dar uma solução. Mas mesmo assim obrigado!

 

-----

 

Fiz uma relação de componentes para que meu pai comprasse para mim. Ele me trouxe dois capacitores que dizia substituir o de 100nf 10v e o 1000nf 6.3v. Anexarei junto e por favor me digam se está certo.  :)

IMG_0070.jpg.e209c134e297cc5c26e30df02621864b.jpg

IMG_0072.jpg.5f40f3cea11eda77cf23fb6e6f1a57cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela indicação! Mas infelizmente não compro mais nada no mercado livre depois de ter tomado uma volta de 460 reais em uma estação de solda que nunca chegou em minha casa. E o mercado livre não se prontificou em me dar uma solução. Mas mesmo assim obrigado!

É meu amigo, tem que escolher bem o vendedor e verificar a reputação dele no site. Eu sempre compro muita coisa lá e nunca tive problemas...

 

Voltando ao tema, o capacitor da primeira foto não lhe servirá. Ele é de 680nF e o da segunda foto está correto 100nF.

São capacitores de poliéster e como disse antes, não é bom alterar o tipo do capacitor. Sempre mantenha o mesmo.

 

Sugiro que o amigo de mais uma estudada nisso:

Por exemplo, o capacitor da primeira foto está marcado como 684K, que quer dizer 680.000pF ou 680nF. O "K" seria a tensão de trabalho.

 

Nos links abaixo, tem os capacitores que você precisa. Esta é uma loja confiável e sempre compro nela.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa Sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá, Fica de ajuda ao que virem no futuro...

 

Para 100nF, vc pode usar, umas 50 opções.

 

Se não souber aonde esta o negativo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Se souber, tem muitas opções, basta encontrar um capacitor de no minimo 5v que é comercial até 100v pq acima é só para danificar a ilha com o peso. Para a sua aplicação... mas de 100nF, vc vai encontrar mais facil perto dos 50v.

 

de 1uF

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...