Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Função dos principais pinos do Super-IO

Avalie este tópico:


MJ Notebooks

Posts em destaque

Diante de tudo isso, concluímos que o SIO é um "simples" microcontrolador.

Um microcontrolador (assim como um microprocessador) precisa de um determinado firmware para funcionar. Então de nada adiantará se tivermos um bom gravador, como o sugerido pelo amigo @andromedax, sem termos o firmware.

Acredito que o acervo de firmwares do amigo @robertoes será útil apenas em placas com a mesma arquitetura das que foram retirados. Por exemplo, se o firmware foi retirado de uma placa modelo X revisão Y, só servirá neste projeto, e de nada adiantará tentar instalar este firmware em uma placa modelo X revisão Y2. A menos que o fabricante não tenha feito alterações consideráveis no circuito envolvendo o SIO.

 

Para quem quiser iniciar o aprendizado destes microcontroladores, sugiro algo bem básico, como os PIC's da Microchip, Atmel entre outros, além de uma linguagem de programação - C para microcontroladores é uma boa opção.

Aqui tem uma apostila que mostra a diferença entre micros:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Voltando a pergunta original do tópico: ter o esquema da placa (o que nem sempre é possível) é fundamental para ter idéia de como funciona o circuito do SIO e ver quais são os pinos que ligam a placa, controlam os periféricos e os pinos de comunicação com estes.

Com os esquemas que temos em mãos, devemos entender o funcionamento do circuito que envolve o SIO, afim de compreendermos seu funcionamento. Como é um componente que "sempre realiza as mesmas tarefas" (salvo algumas exceções), os fabricantes não se dedicaram a "melhorar" sua estrutura , como acontece nos chipsets, memórias e outros...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela explicação @robertoes, para mim é novidade a IO ser programada para cada modelo de placa, agora que ela é um microcontrolador e possui um firmware interno já era de meu conhecimento. Agora resta saber se todas as placas mais novas funcionam desta forma, se é somente ENE ou os ITE, Winbond etc... também estão sendo programados para determinados modelos, pois se for assim irei começar a fazer backup de cada modelo entrar na assistência e assim formar um banco de rom para SIO.

 

Olhando a página 25 do datasheet do 9012 fica claro como proceder com a leitura e gravação do firmware.

Na minha gravadora TL866 não encontrei o ENE como fabricante, qual gravador de BIOS você utiliza?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma sala de aula técnico em eletrônica realmente não se fala sobre,  mais talvez eu seja um técnico q não sou técnico, se eu por meu ponto de vista vai virar uma  coisa chata entre um técnico  e um técnico que não é técnico.

Os sios que eu troquei quando notei que eles estavam ruins funcionarão e ainda bem q ainda não tive problemas com a gravação embora vejo sim que são programáveis e confesso  não sabia que poderíamos programa-los, ainda bem que todos que eu troquei até hj não precisei programar mais se precisar já sei que preciso aprender como fazer.

 

Quanto a resposta do amigo acima alguns pinos que são importantes alguns são:

 

Vin - alimentação.

On das fontes como descrito no circuito elétrico geralmente das fontes chaveadas.

All pgood, sinais de clock que vem do cristal, #nbwon geralmente quem informa o ICH que ele deve ligar a maquina e se houver pgood do Sio.

 

Verifique sempre o pulso de resposta do Sio que sai geralmente para a ponte sul como se fosse um botão ele vai zerar quando vc apertar o power esse sinal não é o sinal do botão e sim a resposta do sio para o p.sul para que ligue a maquina.

Precisa verificar o arquivo da bios do sio e também o clock que recebe do cristal com um frequencímetro ou com um osciloscópio seria bom.

precisa verificar os pins de habilitadores das fontes geralmente vão nos gates dos mosfets ou para algum circuito que faça a habilitação de alguma fonte ou função e algumas coisas a mais que também vou aprendendo.

 

 

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus Deus do Céus! Estava acompanhando algumas buscas na net e eis o que encontro

Como esse pessoal pode fazer essas coisas! Eles não tem CREA e nem mocréia!!!! Alguns ainda falam russo! Aparentmente nem trabalham em grande multinacional e tampouco falam de técnico para técnico ou de engenheiro para engenheiro.

Como é facil fazer video utilizando o youtube.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acabar de vez com o off topic , convidamos aos amigos para particpar em um tópico que havia sido aberto para esta assunto, muito tempo atras.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Qualquer tipo de comentário fora do assunto principal do tópico poderá resultar em suspensoes e até mesmo banimentos....

 

 

Fica o aviso !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , , , . e alguns outro que eu posso ter esquecido. todas as mensagem de discussão foram apagadas. As que ficaram passarão por moderação mais tarde novamente.

 

Todos vocês, se estiverem dispostos a falar sobre SIO, fiquem a vontade e serão benvindos, qualquer um que voltar no tópico para continuar com discussão, ofensas ou insinuações será advertido conforme regras do fórum.

 

o Fórum é para compartilhar conhecimentos para quem estiver disposto a aprender, e assim deve se manter, sem distinção alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...