Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cristal, Gerador de frequência e gerador de clock são a mesma coisa?

Avalie este tópico:

jonathanieq

Posts em destaque

estou fazendo um curso de manutenção em notebooks e gostaria de saber se esses componentes são a mesma  coisa, alguém poderia me responder?

o professor do curso não ajuda você com essas dúvidas?

vou dar apenas umas dicas...

"gerador de clock" e "gerador de frequência" são sinónimos. não gosto muito da expressão "gerador de frequência", mas há quem a use para designar o integrado "gerador de clock".

o cristal é outro componente diferente. há vários cristais numa placa. quando o "gerador de clock" é externo, que deve ser o que deve andar estudando, vai encontrar um cristal de 14.31818mhz juntinho ao mesmo gerador. esse cristal necessita de um estímulo externo de um circuito oscilador para oscilar a essa frequência, neste caso, o circuito está dentro do próprio "gerador de clock". ou seja, o "gerador de clock" estimula o cristal a oscilar.

isto é apenas uma dica de estudo. agora pesquise por si e tente entender melhor as noções de cristal e como funciona o "gerador de clock". depois integre-o no funcionamento geral da placa.

bom estudo.

OBRIGADO PELA DICA, MAS SÓ PRA COMPLEMENTAR:

- A N T E S  D E  E U  P E R G U N T A R  A Q U I  N O  F Ó R U M  E U  J Á  A N D E I  E S T U D A N D O !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro jonathan, não sei o porque se irritou com o Alex, ele respondeu o que você perguntou e respondeu bem legal, claro que nunca se terá em uma resposta o conhecimento pleno, sempre é necessário o estudo, mas a resposta dele foi educada e muito boa.

Falando em linguagem popular, cuspir no prato que come ou que deseja comer não é apropriado e nem de bom caratér.

Na vida real e no mundo virtual, temos que saber nos portar, saber ouvir e saber quando falar.

Infelizmente nem todos aprendem isso e alguns nunca vão aprender.

Roberto

Link para o comentário

desculpe, mas agora não entendi. eu acho que o ajudei...

agora a sua resposta é agradecimento ou ingratidão?

agradeço que me esclareça prontamente, para que eu saiba como proceder consigo de agora em diante...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De boa car pode ficar tranquilo, obrigado por me ajudar, mas é que toda vez que eu pergunto alguma coisa no EletronicaBr as pessoas mandam eu estudar como se eu fosse vagabundo, folgado que não gosta de estudar e gosta de receita de bolo, coisa que não é meu caso!!!!

MAS MUITO OBRIGADO, VC SANOU AS MINHAS DÚVIDAS E VAI GANHAR UM JOINHA POR ISSO!!

Link para o comentário

fica aqui o post com o acrescento que fiz depois:

o professor do curso não ajuda você com essas dúvidas?

vou dar apenas umas dicas...

"gerador de clock" e "gerador de frequência" são sinónimos. não gosto muito da expressão "gerador de frequência", mas há quem a use para designar o integrado "gerador de clock".

o cristal é outro componente diferente. há vários cristais numa placa. quando o "gerador de clock" é externo, que deve ser o que deve andar estudando, vai encontrar um cristal de 14.31818mhz juntinho ao mesmo gerador. esse cristal necessita de um estímulo externo de um circuito oscilador para oscilar a essa frequência, neste caso, o circuito está dentro do próprio "gerador de clock". ou seja, o "gerador de clock" estimula o cristal a oscilar.

edit: o "gerador de clock" depois recebe o input da frequência do cristal, 14.31818mhz, e faz uma "desmultiplicação", gerando os diferentes sinais de clock para os principais integrados e respectivos controladores.

isto é apenas uma dica de estudo. agora pesquise por si e tente entender melhor as noções de cristal e como funciona o "gerador de clock". depois integre-o no funcionamento geral da placa.

bom estudo.

Link para o comentário

é que vc escreveu assim:

"o professor do curso não ajuda você com essas dúvidas?

vou dar apenas umas dicas... "

Ao meu parecer deu ao entender:

- não vou te ajudar com tudo que sei, apenas vou te dar "MIGALHAS", teu professor que te ajude!!!

Eu não tenho dinheiro ainda pra fazer um curso presencial, por isso não tenho alguém para me auxiliar, eu penso que se vc sabe mais do que eu e não seja incomodo vc pode me ajudar!!!

ou qualquer outra pessoa, ao meu aparecer parece que vc me chamou de preguiçoso ou folgado!!!

E que toda vez que eu pergunto alguma coisa pra alguém eles sempre falam a mesma coisa:

- vá estudar!!!

EU PROCUREI NA INTERNET E NÃO ENCONTREI POR ISSO VIM AQUI TENTAR SANAR MINHAS DÚVIDAS!!!

Não tenho nada contra a tua pessoa!!

Link para o comentário

Calma ai amigo,

O EletrônicaBR é um fórum técnico, usado como base de dados por muitos profissionais. Porém também é uma escola. Da pra aprender muita coisa aqui, existem muitos posts e apostilas com um excelente material didático.

Ninguém está aqui pra julgar sua condição financeira de fazer um curso, sua disposição para tal e até mesmo seu intelecto. Às vezes são  mal entendidos que causam esses 'descontentamentos'. Eu mesmo sou programador, não tenho nenhum curso na área de eletrônica mas, me interesso muito, por isso estou sempre fuçando o fórum.

Eu tenho certeza de que o amigo Alex não teve a intenção de te insultar 'seja que modo for', até porque o fórum é colaborativo. E estamos vivenciando uma comunidade, se não gostou do modo como o amigo te respondeu, se te ajudou da um curtir, chama ele por MP e diz o que não gostou.

Espero que você tenha de fato sanado suas dúvidas, um forte abraço!

Link para o comentário

Calma ai amigo,

O EletrônicaBR é um fórum técnico, usado como base de dados por muitos profissionais. Porém também é uma escola. Da pra aprender muita coisa aqui, existem muitos posts e apostilas com um excelente material didático.

Ninguém está aqui pra julgar sua condição financeira de fazer um curso, sua disposição para tal e até mesmo seu intelecto. Às vezes são  mal entendidos que causam esses 'descontentamentos'. Eu mesmo sou programador, não tenho nenhum curso na área de eletrônica mas, me interesso muito, por isso estou sempre fuçando o fórum.

Eu tenho certeza de que o amigo Alex não teve a intenção de te insultar 'seja que modo for', até porque o fórum é colaborativo. E estamos vivenciando uma comunidade, se não gostou do modo como o amigo te respondeu, se te ajudou da um curtir, chama ele por MP e diz o que não gostou.

Espero que você tenha de fato sanado suas dúvidas, um forte abraço!

sim já pedi desculpas pra ele, mas me diga uma coisa que tipo de programação vc faz:

c, c++, java, php, programação web, delphi

me responjda uma coisa o delphi também tem compilador igual o c++ ou a aplicação do delphi é totalmente diferente do c++ que é geralmente utilizado para fazer programas para o windows com extensão ( .exe)!!!

qual a utilização do delphi???

é o mesmo que o c++??

Link para o comentário

Ta vamos por partes, eu tenho conhecimento em java, ruby, pearl, asp, c++, objective-c e estou me familiarizando com o swift, porém meu foco mesmo é o PHP que é uma linguagem totalmente voltada para web, que é aliás o que paga minhas contas  :) :).

Agora respondendo sua pergunta, comecemos pelo c++, ele é uma evolução da linguagem C já o delphi é uma linguagem que trabalha com a mesma IDE do c++ builder, tanto o Delphi como o C++ tem como base a VCL. Justamente por esse motivo que com as devidas configurações o C++builder consegue inclusive roda códigos delphi facilmente, vale lembrar que ambas são orientadas a objetos.

Mas talvez isso seja assunto pra um outro tópico. Crie um lá área de informatica que eu ajudarei no máximo que eu puder.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...