Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para testar tensão de saída no inverter:

Avalie este tópico:


Daniel

Posts em destaque

  • Administrador

1 - Coloque a ponteira do multímetro próximo ao pino de saída do inverter (sem encostar) e vc verá uma faísca, isso é um sinal de que o inverter está ok.

2 - Coloque em 1000v AC.A maioria das pontas que vem nos multímetros aguentam esta tensão. Mas se o seu multímetro for muito vagabundo recomendo tomar cuidado.

3 - coloca só uma ponteira... nem precisa encostar a outra no terra... mas se vc tem um multímetro analógico vc pode colocar na escala mais alta de tensão alternada... colocar uma ponteira no terra e apenas aproximar a ponteira vermelha no pino de saída do inversor... além de vc observar a faísca vc verá um salto do ponteiro até o fim da escala.

4 - Também pode encostar a ponta do dedo...se fizer um furinho e ficar preto de queimado em volta...o inverter esta bom  ;D

5 - Para ver se tem alta tensão nesses conectores, pegue uma lâmpada NEON e aproxime dos fios, só isso, não precisa usar os terminais da NEON não, é só aproximar dos fios, se tiver alta Tensão, a NEON vai acender!

6 - Compra uma NE-2H prende ela num tubo de uma caneta e pronto. Muita gente usava para testar fly-back

210315.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

;) kkkkkkkkk. Esse Dsystem tem um pouco de técnico e um pouco de monstro!!!

 

... Mas não deixa de ser uma técnica de longa experiência na área! Parabéns!

Como era de se esperar.... em nenhum dos vários cursos que fiz, foi ensinado isso, lógico, pois de qualquer jeito, é perigósíssima. (E não estou me referindo ao caso do dedo,  ;D)

 

Além do teste com lampadas de scanner, reatores de neon de gabinetes de desktop e afins, vale também a medição da impedância do primário e do secundário do transformador do inverter de preferência com multímetro analógico na escala de x100 para os terminais de ambos os enrolamentos. Deverá dar uma impedância alta, mas se o ponteiro não mexer (aberto) ou defleccionar até o zero (curto) é defeito... tanto no primário como no secundário.

 

Outra dica - com multiteste analógico ou digital, medir a tensão alternada na escala de 20 VCA ou 50 (analógico) nos terminais do enrolamento primário. Atencão: É alternada hein! (AC). Se tiver tensão até ali e as lâmpadas estão mesmo boas, o defeito pode ser no trafozinho. Senão, é antes dele e aí estamos mais seguros, pois antes dele teremos tensões mais baixas e contínuas (DC). (É claro, continua dependendo do estágio) para analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Verificando problemas na lâmpada do LCD sem abrir o notebook

 

 

Dica do colega Ablacon64

 

Mas lembre-se como dito anteriormente: Não conecte a ponta do multímetro direto nos terminais da lâmpada ou na saída do trafo pois a tensão pode passar dos 1KV e pode danificar o seu instrumento.

 

A frequência costuma ficar na ordem dos 40KHz à 85KHz mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...