Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony PCG-41411X Placa 1P-0117J00-A012 Rev 1.1 MBX-237 não liga...

Avalie este tópico:


tectex

Posts em destaque

Prezados amigo, bom dia!

 

Recebemos na semana passada esse Sony para análise, a cliente relata que virou cerveja por descuido no equipamento enquanto trabalhava.

 

Não forneceu mais detalhes, apenas trouxe ele para nós.

 

Após a remoção do excesso de liquido sobre a placa e a devida limpeza, constatei que a placa não tem as tensões primárias 3v3 3 5V.

 

Testei a chegada de  tensão na Bios pino 1 e 8 e nada também, zerada.

 

O que notei é que tem um "estalado" contínuo, bem baixinho, de repente para, tudo isso quando conectado ao carregador.

 

Não consigo localizar esse componente que está gerando esse "barulhinho", medi alguns diodos e encontrei os 3v3, mas na bobina mais próxima, nada.

 

Todas as outras bobinas zeradas.

 

Uma única me deu 0,47v.

 

Não tenho nem idéia do que possa ser isso.

 

Pessoal estou enviando duas imagens uma mostra os raros valores que encontrei na placa, a outra a região aonde escuta-se o estalar contínuo até um determinado ponto.

 

Se alguém puder ajudar!!!

 

Abraço a todos!

20150309_120239.jpg.df597c9c4f637e3d9b08e56a0ee30d79.jpg

20150309_120257.jpg.2e9defb1d634c35dd1cd5ab4688fb2c7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá prezado@ricdeldebbio, muito obrigado pela tua ajuda.

 

Vamos lá!

 

Sim já efetuei essa verificação cuidadosa, removi as oxidações limpando com alcool isopropílico e uma escova de dentes, tenho a escova anti-estática mas as cerdas são muito duras, prefiro a de dentes.

 

Já marquei a posição dos dip sw, não tenho um forno elétrico aqui tens alguma outra sugestão?

 

Amigo me diga uma coisa o que poderia estar fazendo esse som que relatei no tópico?

 

Um estaladinho baixinho, tem que colocar a orelha bem próxima, as vezes segue e as vezes para em seguida, que tipo de componente poderia estar fazendo esse ruido?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @ricdeldebbio, postei uma foto do que acredito ser o que está provocando o problema na placa, não sei se é, mas diante da falta de recursos.

 

Não sei identificar esse componente, como está próximo a indutores acredito que seja um regulador de tensão, como ele pode estar com defeito, esse seria o motivo de não termos as tensões primárias.

 

Que componente seria esse?

 

5957a8cd61446_Regulador_Tenso.jpg.3a2f5a31e5f181c3571ed5a6bdc754af.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
essa placa so da as voltagens depois de acionada. vc ja tentou ligar ela?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá grande, tudo certo?

 

Sim tentei e nada, medi o botão power e nada de 3v.

 

Tentei localizar com exatidão o local aonde escuto um som, tipo um "relézinho" estalando, bem baixinho.

 

O som se aproxima do componente que postei a imagem, que componente é esse?

 

Tentei localizar no google e nada.

 

Nessas placas da Sony não tem serigrafia dizendo que tipo de componente é aquele, ai fica dificil, tens ideia?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo amigo @tecnotebook, mas você se acha que mesmo não tendo as tensões primárias e tão pouco na bios seria problema de regravação de Bios?

 

Porque esse CI que fica estalando é que tem me chamado a atenção, porque de todas as placas que trabalhei até hoje não vi nenhuma com esse problema, ou melhor, sintoma.

 

Retirar a Bios ou as duas, regravar, tudo bem sem problemas mas com esse CI provocando esse pequeno ruído será que vai adiantar?

 

Acho que não, me preocupo com esse ruído, não era para ter.

 

As regravações de Bios que fiz tiveram outros sintomas.

 

O que tu acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo segue o esquema caso vc ainda nao tenha.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

verifique se tem algum capacitor em curto na placa que ficar próximo ao encaixe da placa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado amigo@tecnotebook, já tinha visto essa imagem e testei esses componentes ontem, e nada todos estão bons. Acredito mesmo que seja aquele CI que o amigo @CJ me ajudou a detectar que tipo de componente era esse.

 

trata-se de um RT8015BGQW pelo que andei lendo trata-se de um componente que regula tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 anos depois...

amigo estava com uma placa da mesma aqui comigo e resolvi o problema com uma regravação de bios essa placa tem dois CI de bios. um perto do chipset e outro próximo a esse CI selecionado na foto. tente fazer o mesmo ante de partir para esse CI.

 

 

Amigo tem como atualizar o Bios desta placa mãe pelo DOS pois o setup não esta reconhecendo o cdrom e nem o hd e eu queria bootar pela usb pelo sistema DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...