Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os avanços da tecnologia

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

Que tal uma volta ao passado?

avanco-tecnologico.jpg

 

Até a década de 60 do século XX, havia o telégrafo, jornais, revistas, telefone. O rádio era rei.  Surgiu a televisão, o fax, o DDD para ligações a distância.

 

Conheci o rádio aos 7/8 anos, o telefone e a televisão, aos 18, no serviço militar. Para uma ligação, você girava a manivela que produzia a corrente elétrica acionando a campainha da telefonista. Dizia o número que queria e era feita a ligação por um cabo conectando os dois aparelhos. Os interurbanos tinham que esperar completar a ligação. Nos grandes centros havia coisa mais moderna, mas não muito.

 

A aviação surgiu no início do século XX e a era do jato, nas linhas comerciais, apareceu na segunda metade.

 

Computadores! Notícia remota, coisa de altíssimos custos, processos complexos de operação, consumo elevado de energia, ocupando espaço imenso, circuitos feitos de válvulas, lâmpadas e resistores. Só grandes empresas tinham poder para instalar e usar essas máquinas, ou os órgãos governamentais. A internet não havia nascido. Telefone sem fio? Isso não existe.

 

primeiro-computador-1024x690.jpg

Imagem do primeiro computador da história.

 

Celular? Que é isso meu?  Se come, bebe ou é remédio, vendido em farmácia? Tablet, iPhone, iPod, Androide, TV digital! Cruz credo! Coisa do capeta. Possibilidade futura. Muita água vai passar por baixo da ponte.

 

Nas décadas finais, televisão colorida, foi rainha. Fala-se em tela plana, aparelho fixado na parede, igual a um quadro. Como vão fazer isso? Onde fica o tubo de imagem?

 

Leia Mais...

 

 

Avanço tecnológico acelera.

 

A década de 90, a internet. Evolui para a estrutura de hoje. Máquinas de escrever passam aos museus ou ferro velho, substituídas por computadores e impressoras matriciais. Papel em formulário contínuo.

 

Veio o jato de tinta, laser, que modernidade! Os primeiros celulares, do tamanho de um tijolinho. Pesavam como nunca, mais da metade era bateria, a carga durava pouco. Sem política de reciclagem do lixo eletrônico.

 

Corrida aos cursos de informática, editores de texto, planilha Excel, Corel Draw, Paint Brush e outros. Visavam a otimização do sistema aproveitando as funcionalidades da informática que se expande cada dia.

 

Gerações de computadores se sucedem, aumentando a velocidade de processamento, a memória RAM, a capacidade dos discos rígidos (HD), incorporando novas funcionalidades, permitindo novas aplicações.

 

Sistemas operacionais, os programas com as mais variadas finalidades, cresciam em “tamanho” de memória, exigindo a evolução das máquinas. Lembro dos primeiros computadores que usei.

 

O 286, 386 e depois um 486, supra sumo da tecnologia. HD de 40 MB, uma enormidade, pentes de memória de 32, 64, 128KB, tudo isso é passado.

 

Os programas hoje em uso, nem podem ser instalados numa máquina desse porte, quanto mais funcionar, executar as tarefas propostas.

Vieram o Pentium, Pentium II, e outras versões. Hoje temos os Dual-Core, Quad-Core.

 

Velocidades de processamento antes inimaginadas, capacidades de HD de 1TB e muito mais.

ultrabook.jpg

 

Celulares evoluem; displays mudam para cristal líquido, os teclados são substituídos por telas sensíveis ao toque, uma grande quantidade de aplicativos para os minúsculos aparelhos.

 

Atividades que exigiam deslocamentos, tempo de espera, agora realizáveis com um celular. Significa a valorização do tempo. Muitas funcionalidades surgiram em decorrência da importância do tempo, cada vez mais escasso na vida agitada.

 

tecnologia-nova.jpg

Essa evolução também trouxe problemas. Podemos citar:

 

1) O descarte de aparelhos eletrônicos, tornados obsoletos em funcionamento, tornou necessário estabelecer regras para descarte e reciclagem dos materiais utilizados. Garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

 

2) Indivíduos mal intencionados, criminosos melhor dizendo, evoluíram suas técnicas de violar privacidade, burlar segurança das informações digitalizadas. As leis regulamentando o mundo digital, precisam de constantes revisões e atualizações, para garantir o direito digital aos usuários.

 

3) Os produtores de programas nocivos, os vírus, diversificam os truques para atacar os sistemas informatizados. Isso resultou na criação de Antivírus empenhados no seu combate.

 

4) Criminosos de toda ordem usam a informática para atividades maléficas. Podemos citar a pedofilia, desvio de valores de contas bancárias, clonagem de cartões de crédito, invasão da privacidade de usuários, publicação de segredos diversos. Instituições bancárias obrigadas a investir altas somas na prevenção de crimes contra o patrimônio dos clientes e do próprio.

 

Você gostaria de viver no passado, digamos há 50 anos? De minha parte, gostaria de passar umas horas no passado, para rever, lembrar de algumas coisas.

 

Ficar por lá? Dispenso a oferta. Só sentimos falta do que experimentamos. Senti o gosto da modernidade e creio não saber viver sem ela. O passado nos mostra os rumos para evitar exageros, vícios cibernéticos que deformam a vida sob outros aspectos. Vamos cuidar para não torna-la capenga, pender apenas para um lado, o que não é bom.

 

O que fazer para conviver harmoniosamente com a modernidade?

 

Nesse aparente caos, é importante usar as novas tecnologias, visando maior qualidade de vida. Ela nos auxilia a administrar nosso tempo, fazendo uso racional desse bem precioso. A agilidade dos procedimentos, a rapidez dos resultados, permitem-nos usufruir os momentos de lazer e descontração.

 

Visando manter nossa possibilidade de usar as facilidades da internet, precisamos manter nossos equipamentos em perfeitas condições. É preciso remover vírus, malwares, arquivos e programas inúteis para que nosso equipamento possa prestar seus relevantes serviços por mais tempo, reduzindo o descarte eletrônico prematuro.

 

 

fonte:optclean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...