Jump to content

Estudo do CHIP OZ815

Rate this topic

bismith
 Share

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Conforme o @smaylle,  solicitou, fiz uma análise do chip OZ815.

OZ815.jpg

Este CI é um dual DC-DC Buck converter, não encontrei o datasheet .

É usado para gerar as tensões de 3V3 e 5V.

Conforme análise do esquema da placa F30II0 da ECS, coloco abaixo as funções de cada pino.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

1 - ON/SKIP2 -  Aciona a fonte de +3V3_AUX

2 - VIN - Entrada de alimentação de 19V.

3 - VREF - Tensão de referencia de 2,75V. Ela é gerada pelo próprio o OZ.

4 - TSET - Não sei ao certo, mas pode ser algo relacionado com Tempo de acionamento do OZ.

Existe alguns CIs para fontes que tem um pino chamado SOFT-START, que controla a partida da fonte, para que ela não ligue de imediato.

5 - VDDA - Entrada de alimentação de +5V_LDO

6 - ON/SKIP1 -  Aciona a fonte de +5V_AUX

7 - VSET1 - Não sei ao certo o que esse pino faz, teria que ter uma placa com esse OZ815 e analizar com o osciloscópio. O sinal SMARTVOL que vem do IT8512E chavea um Mosfet que é ligado a esse pino VSET1.

EDIT: Esse pino configura a tensão de saída de +5V

8 - CS1N - Current Sense 1 Negative. Entrada negativa do sensor de corrente da fonte de +5V_AUX

9 - CS1P - Current Sense 1 Positive. Entrada positiva do sensor de corrente da fonte de +5V_AUX

10 - PGD1 - Power Good Drive 1 da fonte de +5V_AUX

11 - LX1 - Conexão chaveada (indutor da fonte de +5V_AUX)

12 - HDR1 - High-side gate-drive output. Saída que aciona o Gate do mosfet Superior da fonte de +5V_AUX

13 - BST1 - Boost capacitor connection for high-side gate drive. +5V_AUX

14 - LDR1 - Low-side gate-driver output. Saída que aciona o Gate do mosfet inferior da  fonte de +5V_AUX

15 - GNDP - Conexão ao 0V, Ground.

16 - VDDP - Entrada de alimentação de +5V_LDO

17 -  LDR2 - Low-side gate-driver output. Saída que aciona o Gate do mosfet inferior da  fonte de +3V3_AUX

18 - BST2 - Boost capacitor connection for high-side gate drive. +3V3_AUX

19 - HDR2 - High-side gate-drive output. Saída que aciona o Gate do mosfet Superior da fonte de +3V3_AUX

20 - LX2 - Conexão chaveada (indutor da fonte de +3V3_AUX)

21 - PGD2 - Power Good Drive 2 da fonte de +3V3_AUX

22 - CS2P - Current Sense 2 Positive. Entrada positiva do sensor de corrente da fonte de +3V3_AUX

23 - CS2N - Current Sense 1 Negative. Entrada negativa do sensor de corrente da fonte de +3V3_AUX

24 - VSET2 -  Idem VSET1, mas esse está sempre com uma tensão de 1,66V usando um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V)

EDIT: Esse pino configura a tensão de saída de +3V3

25 - GNDA - Terra analógico, está ligado ao Ground da placa.

Para manter as saídas estabilizadas, acredito que o OZ usa os sensores de corrente como feedback de tensão.

Por enquanto, é isso.

Abraço,

Fábio

• 4 weeks later...
  • 3 months later...

Muito bem @bismith, ta joiado.

Ja vi muitos porai com problema no ci oz8153ln. bom eu tambem ja tive, e como no momento não tinha o mesmo pra trocar, me baseando no esquema elétrico botei oz815 e funcionou de boa, só preciso confirmar com o

, se ele lembra qual placa foi que a gente fez a substituição .

Então na verdade oque queria complementar é que eu testei o OZ815 no lugar do oz8153ln e é compativel...

ja ao contrario eu não tive a oportunidade de testar.

9_9

Vo procurar aqui no shoficina, lembro do cliente, no laudo do equipamento devo ter anotado. :(

Edit... 17.09.15 14:03

Infelizmente não anotei, está lá somente como reparo eletrônico nível 2  :'(

Só lembro que por sinal na placa tinha 2 OZ813, um controlava s 3v e 5v e o outro  1,5v, inclusive na época foi  o @Darlanz bruffati que me enviou o mesmo por que eu não tinha ele...

• 1 month later...

@bismith, só fiquei confuso em uma coisa, em sua dica vc colocou que ele é pwm dos 5v e 3v , bom sei la eu posso estar equivocado, mas todas as placas que eu peguei com esse pwm ele gera a tensão de 5valws , e na maioria delas que tem o OZ815 quem gera os 3v3 é aquele regulador grande que parece um transistor (codigo APL1084).ai após acionar power OZ815 gera os 1,5v .

agora vem a pergunta, ele realmente opera com 5v e 3v em alguma placa?

desculpa minha ignorância , mas é que não peguei nenhuma ainda que ele gerasse os 3v.

agora que fui ler melhor e perceber.

Bom dia,

Tendo como base o esquema da placa F30II0 da ECS, foi feito um estudo da função desse CI.

O OZ815 é idêntico ao OZ813, mas o 813 regula até 2,75V em cada saída.

Não conheço todas as aplicações do OZ815, e é possível que em determinada placa, usem apenas uma saída PWM.

Datasheet do OZ813:

Respondendo ao @rosaldo, :

"ele realmente opera com 5v e 3v em alguma placa?"  Sim, olhe o esquema base do estudo.

Como disse, não sei te dizer como é em outras placas, cada caso é um caso.... sempre é bom analisar o esquema.

APL1084 é um regulador linear LDO, até 5A

Rosaldo, vc pode nos dizer qual esquema vc pegou que é diferente?

Valeu,

Fábio

@rosaldo, excelente observação no entanto depende mesmo de cada placa por exemplo

utilizou o esquema da ecs f30110 o link está lá em cima.

e vc pode observar que eh um pwm para 5v e 3v.

Mais isso pode mudar veja esse outro esquema.

no esquema da SHUTTLE A14HV02

esse mesmo pwm eh usado para 5va e 1.5vs o que muda e defina como esse pwm vai trabalhar é os pinos 7, 24 vset1 e vset2 que não foi muito bem explicado mais que agora agente já tem uma ideia da função dele. hehehehhe

j+

esse mesmo pwm eh usado para 5va e 1.5vs o que muda e defina como esse pwm vai trabalhar é os pinos 7, 24 vset1 e vset2 que não foi muito bem explicado mais que agora agente já tem uma ideia da função dele. hehehehhe

Mas ai só com o datasheet mesmo para ver a formula... ou quebrando a cabeca calculando.

Já deu pra entender hehehe

@bismith, realmente não tinha visto que vc havia colocado a referencia de seu estudo. como o nosso amigo @K0rTy, ja deu um exemplo, não vou citar mais, porem tem varias placas que ele funciona com os 5VA e 1.5VS.

E como nosso amigo  @Gilson Macedo disse....  eu lhe questionei não com intuito de  menosprezar  o trabalho que teve para dar mastigadinho o funcionamento do OZ815LN , muito pelo contrario, pois seu tópico me ajudou a entender melhor , foi mais mesmo pra complementar. Acho legal essas coisas de questionar que nós acrescente cada vez mais...

Bom dia,

Tranquilo @rosaldo, não penso que seus questionamentos foram rudes. As vezes, acabo sendo muito direto no que escrevo.... Não liga não... hehe... mui loco...  :)

Para que tenhamos conteúdos cada vez mais ricos, temos mesmo que questionar, trazer novas informações, debater o assunto....

Assim teremos um forum cada vez melhor...

É isso ai...

Abraço,

Fábio

Bom dia,

O OZ815 é praticamente idêntico ao OZ813, tendo os mesmos pinos e as mesmas funções.

Exceto que as tensões de saídas são diferentes:

O OZ813 a máxima tensão de cada saída é de 2,75V

O OZ815 a máxima tensão de cada saída é de 5,5V (Ver abaixo explicação)

Analisando as funções dos pinos VSET, podemos dizer:

OZ813:

Temos um divisor de tensão na entrada de cada pino VSET. Usando a tensão de referencia VREF.

Calculando a corrente que passa por R1+R2+R3 (NO datasheet é R03+R04+R05) e sabendo a tensão de VREF(2,75V) podemos encontrar a tensão de VSET1 e VSET2:

img065.jpg

Nesse caso, a tensão de saída do conversor DC-DC será a mesma de VSET.

Esquema do OZ 813 retirado do datasheet.

OZ813 Figure 16.png

OZ815:

Também temos um divisor de tensão em cada entrada VSET.

Para a saída de 3V3_AUX, o divisor em VSET2 é simples, através do PR82 e PR87. a tensão VSET2 é de 1,666V

Para a  saída de 5V_AUX, o divisor em VSET1 além de ser formado por PR88 e PR85, tem um resistor em paralelo ao PR85. Esse resistor (PR91) é acionado por PQ31.

Tem a ver com a função SMARTVOL, que atua conforme ligado o carregador ou bateria. No esquema tem mais detalhes.

VSET1 pode ser:

2,53V @ PQ31 Low

2,43V @ PQ31 High

Notem que, a tensão de saída não é a mesma que VSET.

Ela é multiplicada por 2.

Com isso, a saída +5V_AUX pode ter 4,86V ou 5,06V.

img066.jpg

página 22 do esquema da placa mãe ECS F30110.

OZ815 Pag22.png

O bom mesmo seria ter também o datasheet do OZ815, mas, até o momento, não encontramos.

Então, acredito que é isso, em se tratando dos pinos VSET.

Abraço,

Fábio

• 1 month later...

Olá @bismith, gostaria de prolongar e discutir um pouco mais o tópico se possível, estava analisando a placa que o

mencionou que usa o mesmo OZ815 para gerar 1.5V e 5V mas as contas não estão batendo, não sei se estou fazendo os cálculos corretamente ou se é um erro de projeto ou se é assim mesmo, a placa é uma SHUTTLE 71r-c14cu4-t810 C14cu5x NH14CU segue o esquema.

OZ815-Analise.jpg

Vou colocar os cálculos realizados abaixo, por favor se puderem dar uma verificada e ver se eu fiz alguma coisa de errado.

Formulas Convencionais

OZ815 - Linha 1.5V - Vset1

R1 - 60.4K

R2 - 18K

I = Vref / Rtotal

I = 2.75 / 78.400

I = 0.035A

Vset = I * R2 [*2 - Propriedade do OZ]

Vset = 0.035 * 18.000 [*2 - Propriedade do OZ]

Vset = 0.63 * 2

Vset = 1.26V

Formula do Esquema:

Output Voltage = [ Vref * R2 / (R1 + R2) ] * 2

O.V = [2.75 * 18.000 / (60.400 + 18.000) ] * 2

O.V =  0.63 * 2

O.V = 1.26V

A Linha do Vset2 de 5V também não está batendo.

Linha 5V - Vset2

R1 - 60.4K

R2 - 200K

I = Vref / Rtotal

I = 2.75 / 260.4

I = 0.010A

Vset = I * R2 [*2 - Propriedade do OZ]

Vset = 0.010 * 200.000 [*2 - Propriedade do OZ]

Vset = 2 * 2

Vset = 4V

Formula do Esquema:

Output Voltage = [ Vref * R2 / (R1 + R2) ] * 2

O.V = [2.75 * 200.000 / (60.400 + 200.000) ] * 2

O.V =  2.11 * 2

O.V = 4.22V

Nos dois casos, tanto no 1.5V e 5V estão dando um pouco abaixo.