Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fim dos cabos! Pesquisa japonesa apresenta carregamento wireless em até 55 metro

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

Carregar eletrônicos sem a necessidade de fios está sendo um dos fatores mais prezadas por consumidores e empresas.

A progressão da tecnologia sempre caminhou ao lado da extinção dos cabos, mas as possibilidades disponíveis atualmente são bem limitadas.

Smartphones e tablets compatíveis com sistemas elétricos wireless precisam repousar sob um dock para receber a alimentação de carta, visto que o acessório, por sua vez, precisa estar conectado à tomada por meio físico.

É uma remediação, ao invés de solução.

id118360.jpg

 

No futuro, entretanto, teremos a liberdade necessária para caminhar em nossas casas sem deixar de carregar a bateria dos aparelhos.

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), ou Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, em tradução direta, esteve trabalhando em um mecanismo capaz de enviar microondas elétricas captadas por um painel solar que, ao canalizar o que foi recebido, consegue completar a carga do dispositivo.

Autonomia rápida, eficiente e flexível. Tudo isso em até 55 metros de distância, sem auxílio dos temidos fios.

 

https://www.youtube.com/watch?v=D56vRfv71OA

 

A iniciativa faz parte de um projeto japonês da Space Solar Power Systems (SSPS), ou Sistema Espacial de Energia Solar, possuindo capacidade de enviar até 1,8 quilowatts em pouco mais de cinquenta metros do receptor, sem os cabos. "Essa foi a primeira vez que alguém conseguiu transmitir um alto rendimento de quase dois quilowatts de energia elétrica para um pequeno alvo, por meio de um dispositivo de controle" — disse um porta-voz da JAXA. De fato, a nova tecnologia pode ditar o futuro de como os eletrônicos serão recarregados.

 

Ao canalizar a energia elétrica em microondas, pesquisadores eliminaram interferências, como a atmosfera ou nuvens, no trajeto da carga até o painel solar.

Deste modo, além de aumentar a velocidade necessária para atingir plena autonomia, a novidade promover maior área de cobertura.

Ainda não está claro como os processos funcionam, visto que ainda estão em desenvolvimento, mas a previsão é de que o sistema de transmissão de energia wireless esteja disponível internacionalmente até 2040. Japão realizou um feito bem animador!

 

fonte: tudocelular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...