Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ATX - Delta DPS-230HB B - Curto

Avalie este tópico:

toniu-massa

Posts em destaque

Olá, pessoal!!!

Estou com essa fonte com curto entre o - e o ~ da ponte retificadora e com o fusivel aberto.

Removi a ponte, o trafo do standby e um ci chaveador que não é um fet. O curto continua.  Removi um dos eletroliticos do dobrador tbm.

O estranho é esse curto, na verdade, quase um curto (0,58 ohms), que não era pra ter. Essa fonte tem várias proteções, mas não tem curto na entrada AC.

Alguém poderia me ajudar com essa bucha?

Desde já agradeço!!!!

te+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
!!!

Essa fonte tem uma bobina parecida com um transformador, a sua sugestão me fez verificar primeiro essa bobina. E foi batata... o curto sumiu!!!

Só que agora, ficou um dúvida: se eu deixar essa fonte sem a bobina, eu preciso fazer alguma alteração? Ou é melhor mandar refazer enrolamento?

Novamente, agradeço pela ajuda!!!!

te+

Link para o comentário

index.php?action=dlattach;topic=47371.0;attach=10472

Se for a bobila L do desenho acima, não vejo problemas em ficar sem !  Apenas que o ruido gerado pela fonte não será filatrado para fora dela.

Isso tomando como base a maioria das fontes genericas que já vem sem esse filtro.

Agora se essa fonte for uma do tipo PFC ai as coisas mudam.  Poste uma foto da etapa de onde essa bobina foi retirada e da propria peça para nos visualizarmos melhor.

Nota: Não tenho esquema dessa fonte, ainda não consertei nenhuma dessas e não achei nenhuma imagem interna dessa fonte !  Fica difícil afirmar com certeza sem imagens ou esquema.

Link para o comentário

não é a bobina L, é bem parecido com um transformador que aparece em fontes lineares, só que com apenas 3 fios. Acho que seja para proteção contra raios... Mas, parece que só funciona no 110V, pois está ligada na chave seletora de voltagem.

A ligação dele na placa é estranha: um fio vai na chave seletora e os outros 2, para o retificador, mas em 2 pontos diferentes da placa.

vou tiras umas fotos e posto.

te+

Link para o comentário

Nos esquemas que tenho, as bobinas utilizadas em circuitos PFC são com 2 ou 4 terminais.  O mais comum é com 2 fios (indutor).

Bobinas com 3 terminais (center tap) é comum se utilizar em circuitos de RF !  O colega tem uma fonte ou um transmissor de sinais ? rsrsrs

Quais os circuitos integrados utilizados nessa fonte ?

PFC_Block_Diagram.jpg.9edfd058e740d22c49f9006916037d03.jpg

Link para o comentário

Pelo que andei lendo na NET O IC DNA1002D é um codigo industrial da Delta e um possivel equivalente talvez seja o UC3854

Coloquei um esquema que achei com esse ic na area de download:

Link para o comentário

Viche, meus esquemas não batem com essa "coisa" !

O que será que essa bobina faz ai nesse lugar ?!?!

Ou será que o terceiro fio é uma blindagem eletrostática que entrou em curto com a bobina ?

Link para o comentário

Caro,

, se vc desconhece esse sistema, eu então, nem se fala...

Eu achava que era algum tipo de proteção de surto... a bobina é pesada e um pouco grande (tipo transformador de fonte linear), parece até mais pesada...

A bobina tem um fio e os outros dois ficam meio que trançado. Depois que retirei e sua informação center tap, eu percebi que devia ter atentado para a posição dos fios, pois os dois trançados tem 2 cores tbm, ou seja, pode ter alguma derivação...

Vou verificar a viabilidade de fazer o enrolamento e posto o resultado.

te+ e muito agradecido pela ajuda!!!!

Link para o comentário

E que agora você já abriu a bobina, mas já pensou em encontrar uma caixa com um bloco de cimento ?

Agora falando serio, lembre-se quando lidamos com indutores ligados a corrente alternada temos que levar em consideração a reatancia indutiva (XL) ou seja, para 60Hz ela não é um curto !

3b7444550536594f9b5136cd628a4e76.png

Se tiver como, tente medir a indutancia dessa(s) bobina(s) e faça os calculos.

Link para o comentário

desculpa pela demora!!! tá um pouco corrido...

aah éhh!!! não sabia disso. AC não consigo estudar muito, tem muito calculo envolvendo funções vetorias e circulares, etc.. que não aprendi... estou pensando em estudar mais matemática, mas tá osso...

vou fazer esse calculo e posto o resultado...

vlw!!!

Link para o comentário

Apos medir a indutancia e so entrar com o valor na calculadora ON-LINE ! Quanto a frequencia, creio ser 60Hz pois está antes do retificador como você citou acima, mas se estiver depois da ponte retificadora terá que medir tambem a frequencia de oscilação do PWM.

Quanto a estudar, terá que continuamente buscar conhecimento tanto na eletronica quanto na matemática a fora outras areas para poder se manter atualizado na bancada.  Caso contrario os novatos formandos assume o seu lugar !

Link para o comentário

O resultado:

Preto (Chave Seletora) + Vermelho (Refificador): 4.33 Ohms e 612.90986 uF

Preto (Chave Seletora) + Azul (Z3): 1.63 Ohms e 1624.989652 uF

Vermelho (Refificador) + Azul (Z3): 12.37 Ohms e 214.518451 uF

Não sei interpretar esses resultados...

Usei o site do seu link para fazer o cálculo... Tbm usei 60 Hz como frequência (Rede Eletrica) como vc sugeriu.

te+

Link para o comentário

O indutor deve ser medido fora da placa e com um medidor de Indutancia (L) é o resultado será em Henry, mili-Henry (10-3, micro-Henry (10-6).

Veja que o seu medidor tem que ter a função "L" ou então usar um medidor do tipo LC meter.

Dai então entrar na formula.

Creio que nessa bobina possa se usar também o testador de Bob Parker, denominado In-circuit LOPT/FBT tester caso você o possua.

Versão traduzida na area de Download:

Link para o comentário

Esse testador do Bob Parker, eu tenho montado... mas estou tentando resolver um problema com a parte da alimentação (estou querendo usar uma fonte chaveada de 9V e um regulador que diminua a alimentação da fonte.

Por falta de tempo não peguei nele já algum tempo...

vlw!!!!

Link para o comentário

Fiz a medição com um Indultimetro que mede até 20H. Como pode ver nas fotos, ele já tá fora do circuito...

O problema é que não sei o significado do resultado do cálculo... Pra que seria esse cálculo?

vlw!!! e te+

se desse 20H (20.000 milihenrys), isso significaria que a reatancia dessa bobina para 60Hz seria equivalente a um resistor de aproximadamente 7.500 ohms enquanto que no multimetro em DC ele acusaria quase um curto.

Link para o comentário

Fiz a medição com um Indultimetro que mede até 20H. Como pode ver nas fotos, ele já tá fora do circuito...

O problema é que não sei o significado do resultado do cálculo... Pra que seria esse cálculo?

vlw!!! e te+

se desse 20H (20.000 milihenrys), isso significaria que a reatancia dessa bobina para 60Hz seria equivalente a um resistor de aproximadamente 7.500 ohms enquanto que no multimetro em DC ele acusaria quase um curto.

No caso do segundo resultado, a menor reatância, é de 1.63 Ohms. Nesse caso, em DC, seria um curto; em AC, ainda seria um valor aceitável?

Antes de retirar a bobina, eu coloquei uma lâmpada série e está indicando curto. Então, não é a bobina em curto?

Numa fonte genérica normal não tem curto nessa área (na escala de Ohms)...

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...