Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Produto prático para limpeza de placas mãe de notebook e PC

Avalie este tópico:


andresmatta

Posts em destaque

Um dia vi um rapaz comentar que usava etanol, no inicio fiqueio meio receioso, mas estou testando para limpeza de algumas placas que chegaram pra mim e estou gostando dos resultados, o unico contra dele em relação ao alcool isopropilico é o tempo de secagem que praticamente dobra, mas deixa as placas bem limpas e com 10% do valor do isopropilico, inicialmente estou testando nas placas que faço reballing, alguem ja ouviu falar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

acetona não é muito agressivo para os plasticos?. acetona derrete quase tudo.

 

Acetona que vende em farmácia é quase água, não é como antigamente. Já a acetona que vende em distribuidor químico é outra coisa. De qualquer forma, não é recomendado ter acetona na bancada para evitar acidentes, vai que cai um uma tampa de um notebook novinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois era mesmo isso que eu penso a acetona é muito agressiva é um pouco perigoso usar. eu uso diluente celuloso e nunca tive problema algum, mas uso com cuidado, a sujidade sai toda imediatamente, restos de flux e restos de cola epoxy os pads ficam limpinhos a seca instantaneo , é só passar flux colocar o chip em cima e calor na peça.  ^-^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acetona não é muito agressivo para os plasticos?. acetona derrete quase tudo.

 

Acetona que vende em farmácia é quase água, não é como antigamente. Já a acetona que vende em distribuidor químico é outra coisa. De qualquer forma, não é recomendado ter acetona na bancada para evitar acidentes, vai que cai um uma tampa de um notebook novinho?

 

A venda de acetona pura é monitorada pela PF devido ser usada no refinamento da cocaina por isso só achamos para comprar acetona com misturas como óleo de girasol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A venda de acetona pura é monitorada pela PF devido ser usada no refinamento da cocaina por isso só achamos para comprar acetona com misturas como óleo de girasol.

 

Sei disso, onde eu compro eles tem meu cadastro, cada compra é enviada para a PF. Uma vez por semana os caras enviam relatório. E ainda só pode comprar no máximo 2 litros por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Thinner não é recomendado principalmente em placas multicamadas pois ele é muito forte e pode fundir o isolamento das camadas da placa e você perde ela , na fábrica já aconteceu isto algumas vezes , apesar do trabalho o Alcool Isopropilico ainda é mais recomendado pois não têm agua em sua formula e não destroi os isolamentos de verniz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Thinner não é recomendado principalmente em placas multicamadas pois ele é muito forte e pode fundir o isolamento das camadas da placa e você perde ela , na fábrica já aconteceu isto algumas vezes , apesar do trabalho o Alcool Isopropilico ainda é mais recomendado pois não têm agua em sua formula e não destroi os isolamentos de verniz.

 

Nunca tive problemas com thinner, aliás, todos os técnicos de TV que eu conheço só usam thinner por ser mais barato e nunca derreteu nada. De que fábrica você está falando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

usei tinner e deixou as soldas todas brancas , o alcool de posto etanol deixa tudo azinhabrado e branco também,  qual tinner vcs estão usando, não deixa mancha e oleoso, tem que evaporar rapido, senão fica tudo cheio de mancha na placa.  estou pensando em fazer um recipiente em pé para deixar a placa em banho igual como se faz as placas de fenolite de circuito impresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usei tinner e deixou as soldas todas brancas , o alcool de posto etanol deixa tudo azinhabrado e branco também,  qual tinner vcs estão usando, não deixa mancha e oleoso, tem que evaporar rapido, senão fica tudo cheio de mancha na placa.  estou pensando em fazer um recipiente em pé para deixar a placa em banho igual como se faz as placas de fenolite de circuito impresso.

 

Thinner tem varios tipos, tem uns que são oleosos, outros mais aguados, o melhor mesmo pra limpar placas e pads de BGA é o 7300 da GOL, pode pedir por esse que fica perfeito, não fica esbraquiçado. Eu passo o thinner num pedaço de algodão e depois passo o algodão na placa e limpa que é uma beleza, tira tudo. Só toma muito, mas muito cuidado mesmo com plasticos dos gabinetes, das teclas dos teclados pq se cair um pingo nesses lugares fica tudo esbranquiçado e já era, mancha e não limpa mais. Agora os plasticos que tem na placa-mae é tranquilo (conectores , soquetes de processador e travinhas de flat) não agride nem mancha nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Mas a placa não fica fedida?

 

Tipo, na hora de entregar pro cliente ele não vai sentir o cheiro no note?

 

Pq ja peguei cliente que reclamou do cheiro do silicone que as vezes uso nos teclados pra deixar pretinho, imagine se sentir cheiro de thinner =/

 

Depois que o thinner evapora não fica cheiro nenhum, em relação ao etanol não sei dizer se é melhor pois nunca usei. Se forem usar thinner, use esse 7300 da Gol ou um que seja pra limpeza, pois existem vários tipos de thinner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...