Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CECH4011B Placa MPX-001 Curto na Linha 12V

Avalie este tópico:


jokerbrazil

Posts em destaque

Olá bom dia a todos.

 

Estou com essa placa de play3 super slim com curto na linha 12V.

Com a fonte assimétrica cometi o terrivel erro de injetar os 12V nos pinos da fonte , então obtive um consumo extremamente alto 5A . Então como notei isso já removi a alimentação de imediato  ( Não sei se foi tarde de mais )

Quem aqueceu foi o RSX.

Se coloco 3.3V nessa linha de 12V obtenho consumo de 1.45A , e quem ainda aquece é o RSX.

 

Imaginando que possa ter queimado o GPU com a presepada que fiz acabei de efetuar a troca do Chip e como já imaginava , quem continua a aquecer é o RSX gerando consumo de 1.45A em 3.3V injetados na linha de 12V.

 

Mesmo removendo todos os 6 Mosfets circulados na foto o curto ainda existia. E no momento que removi o RSX para fazer a troca como já era de se imaginar o curto sumiu. Estou planejando remover  as bobinas que alimentam esses mosfets para ver se o curto vai sumir para então ir limitando a área afetada mas como é a primeira vez que lido com esse tipo de problema na placa de ps3 estou um pouco perdido quanto aos testes que posso executar.

 

IMG_20150410_112548814.jpg.2a304bd7004d5417b5bb5c002641e0ae.jpg

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a dica do Brother , removi os 4 mosfets novamente , as bobinas , e isolei o curto que a principio ficou só nessa área ali dos  TPCA8064 e 8057. Medi eles fora e realmente 1 dele estava em curto , mas na duvida acabei trocando o conjunto dos 4. Mas com eles ainda removidos da placa fui medir e notei que ainda existia curto na linha.

 

Então troquei o DC40AJ que fica logo ao lado e o curto da linha 12V havia sumido.

Mas para a minha sorte , foi apenas tentar ligar a placa mãe que já desarmou e voltou com curto na linha. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquei na foto 7 pontos, meça continuidade entre a entrada de 12V(não a entrada de GND) e estes pontos o que der uma resistencia baixa me avise.

 

Opa obrigado , vou fazer isso amanha pois hoje perdi muitas horas na placa e tive que largar. Mas antes de abandonar eu consegui remover o curto da linha e deixar ela permanecer sem curto nos pinos do 12V.

Fiz a troca dos 6 mosfets , do DC40AJ e do DC35XX  ( Esses foram o que resolveram o problema do Curto no 12V )  Mas o console continua desarmando na hora que vou ligar , o panasonic foi removido por via das duvidas.

 

 

Notei então que tem alguém queimando o F6300 , e deixei de lado para analisar nos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema semelhante, foi resolvido verificando o circuito dos geradores de pwm , ficam na parte de baixo da placa , um resistor estava aberto ,próximo ao ci pwm ,eu  trocava os mosfets e eles entravam em curto novamente, acontecia por que não chegava pulso nos gates dos mesmos.Se tiver dificuldade de encontrar , me informe que mando uma foto quando estiver na loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema semelhante, foi resolvido verificando o circuito dos geradores de pwm , ficam na parte de baixo da placa , um resistor estava aberto ,próximo ao ci pwm ,eu  trocava os mosfets e eles entravam em curto novamente, acontecia por que não chegava pulso nos gates dos mesmos.Se tiver dificuldade de encontrar , me informe que mando uma foto quando estiver na loja.

 

Muito obrigado pela dica , mas me parece que essa parte do 12V agora está resolvida vendo que o curto sumiu após trocar os componentes citados mais a cima. Porém notei que por ultimo a placa estava queimando o F6300 , mas vou conferir as medidas dos resistores la em baixo da placa ao redor do PWM.

 

 

 

EDIT :: Bom, acabei devolvendo o console , meu prazo já estava no limite , consegui resolver a segunda parte do Curto onde queimava o F6300 trocando mais 2 reguladores que ficavam na mesma linha junto com os eletrolíticos por precaução e então o curto nessa linha foi resolvida. Mas encontrei ainda outro curto lá no regulador do módulo WIFI/BT e o console ainda persistia em desarmar geral.  Fui obrigado a jogar a toalha , muita coisa danificada em um console que nunca foi mexido em outra assistência  :(

 

Agradeço a todos que ajudaram e passaram dicas de medições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 anos depois...
Em 12/04/2015 às 22:15, gajo disse:

Tive um problema semelhante, foi resolvido verificando o circuito dos geradores de pwm , ficam na parte de baixo da placa , um resistor estava aberto ,próximo ao ci pwm ,eu  trocava os mosfets e eles entravam em curto novamente, acontecia por que não chegava pulso nos gates dos mesmos.Se tiver dificuldade de encontrar , me informe que mando uma foto quando estiver na loja.

Olá amigo boa tarde , estou com esse poblema a linha de 12 v está em curto , vc pode manda a foto que vc mencionou com o outro colega aew? Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...