Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Impressora HP Laserjet M1005 MFP - Problema: Não Liga

Avalie este tópico:


mmc18tech

Posts em destaque

Estou com uma impressora na Bancada a HP Laserjet M1005 MFP, que o problema dela é não liga.

A placa fonte da impressora é a RM1-3941.

Estava testando a parte de entrada da placa impressora e os fusíveis estão OK, a energia chega até este componente o D2SBA (CHEGA OS 110V), porém depois dele vem o capacitor de filtro está ligado a ele, no capacitor em cada perna dele está chegando apenas 7,7v mais ou menos.

Gostaria de saber dos amigos do forum, o que poderia ser, que testes eu poderia fazer para identificar o problema desta impressora que não liga.

 

Alguém tem o Datasheet ou o Schema desta placa ?????

 

Estarei anexando fotos da placa, para melhor compreensão do meu problema.

 

Estou com URGÊNCIA na entrega desta placa, peço a ajuda de todos. Obrigado.

FONTE_1.jpg.eeb69dddb563cb7b0803af810d858cc5.jpg

FONTE_2.jpg.d27285730139831df04757428e9645b7.jpg

FONTE_3.jpg.a35706c7ef7f45cc01ec9353cc01f277.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Datasheet desta placa dificilmente voce vai achar principalmente se for HP, somente acha o service manual da impressora.

Este componente D2SBA é um D2SBA 60 Bridge Retificador ou ponde retificadora, é praticamente 2 diodos, teste ele, provavel que nao esta bom.

 

Datasheet dele.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , eu retirei a Ponte Retificadora D2SBA , coloquei o multímetro na escala de continuidade, coloquei a ponta vermelha no pino 1 (+) fixo e fui variando do pino 2, 3 e 4 e a medição foi (1.) no multímetro digital, depois coloquei a ponta preta no pino 1 (+) e coloquei a ponta vermelha e fui variando do pino 2, 3 e 4 e as medições foram as seguintes pino 2 (547), pino 3 (550) e pino 4(1.005).

 

Esta medição está correta, esta ponte retificadora está funcionando normalmente, pois a medida do pino 4 é muito diferente do pino 2 e 3. ?

 

Desde já agradeço pela colaboração dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , eu retirei a Ponte Retificadora D2SBA , coloquei o multímetro na escala de continuidade, coloquei a ponta vermelha no pino 1 (+) fixo e fui variando do pino 2, 3 e 4 e a medição foi (1.) no multímetro digital, depois coloquei a ponta preta no pino 1 (+) e coloquei a ponta vermelha e fui variando do pino 2, 3 e 4 e as medições foram as seguintes pino 2 (547), pino 3 (550) e pino 4(1.005).

 

Esta medição está correta, esta ponte retificadora está funcionando normalmente, pois a medida do pino 4 é muito diferente do pino 2 e 3. ?

 

Desde já agradeço pela colaboração dos amigos.

Segue o video como testar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fiz o teste conforme o vídeo e não mexeu em ambas medições, como no vídeo.

 

A pergunta que fica agora é, se não é a ponte retificadora, o que pode ser ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da ponte retificadora, tem um Capacitor Eletrolítico de 200v 270uF, como posso testar este capacitor com o multímetro, para saber se o problema é ele ou não ?

 

Se por acaso o problema for este capacitor, basta substituí-lo, ou teria que substituir mais componentes além dele ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando voce tira o capacitor, chega quantos volts na solda da placa ? onde o capacitor é soldado, veja se passa 110v depois da ponte retificadora, pode ser o CI STR-Z2012 sim, mas tem que chegar energia nele, se ele vem depois do capacitor nao vai chegar, primeiro mede qts que chega no positivo da solda na placa onde vai o capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.

Isso é muito simples resolver, nos terminais do meio do D2SBA tem que ter os 110vac(alternado) se não tiver meça o fusivel(aquele redondinho preto FU1) depois as pernas das laterais do D2SBA voce encontra 165vdc(voltagem continua,portanto pra medir essa voltagem voce tem que mudar a escala do seu multimetro pra VDC).

Se não achar os 165vdc troque  o D2SBA,  os pinos das laterais são ligados diretamente no capacitor C107(grande), portanto tera que ter no capacitor os 165vdc  caso contrario tem trilhas rompidas.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

bom dia amigo , vc poderia passar uma foto em que mostrasse a referencia do controlador de tensao dessa placa a minha estourou mesmo em cima da referencia, pior que é uma impressora muito antiga a placa e ate barata no mercado livre 60 reais , mais o frete é absurdo 350 acima ate 700 sem condições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ligue somente a placa na energia (110v) e cuidando para não levar choque meça com o multímetro em escala de corrente alternada os dois pinos do meio da ponte de diodo. Deve dar 110 volts. Depois meça com o multímetro em corrente contínua os dois pinos das laterais. Devem dar em torno de 164 volts. Veja a foto abaixo. Caso não der essas medições a ponte de diodo está com problema. Boa sorte!

FONTE_3.jpg.a35706c7ef7f45cc01ec9353cc01f277.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Thomas Bruno disse:

bom dia amigo , vc poderia passar uma foto em que mostrasse a referencia do controlador de tensao dessa placa a minha estourou mesmo em cima da referencia, pior que é uma impressora muito antiga a placa e ate barata no mercado livre 60 reais , mais o frete é absurdo 350 acima ate 700 sem condições!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...