Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell BIOS – Como Extrair do Arquivo .EXE

Avalie este tópico:


Daniel

Posts em destaque

  • Administrador

Se você que trabalha com gravação e precisa extrair o arquivo de imagem para inseri-lo no BIOS via gravador, você não precisa de nenhum software adicional, até porque o Universal Extractor não funciona com as atualizações executáveis da Dell.

 

 

Como proceder:

 

 

1 - Baixe a atualização de BIOS do site da Dell (claro);

2 - Pelo Menu Iniciar -> Acessórios -> Prompt do comando acesse a pasta onde o arquivo se encontra. Exemplo: CD C:\temp (supondo que você salvou em C:\temp);

3 - Execute o arquivo com o seguinte switch: -writehdrfile. Exemplo: mx51_a04 -writehdrfile (assumindo que o nome do executável atualizador é mx51_a04.exe. No seu caso será outro).

4 - Não deu certo? Tente /writeromfile. Exemplo: Mx51_a04 /writeromfile.

5 - Ainda não? Tente o Universal Extractor, utilizado para extrair BIOS de outras marcas. Fácil de encontrar pelo Google.

 

 

Pronto. Isso irá gerar um arquivo com o mesmo nome do executável, mas com a extensão .hdr ou .rom, respectivamente. No nosso exemplo, ficaria como mx51_a04.hdr ou mx51_a04.rom. Esse é o mesmo arquivo equivalente ao .ROM, .BIN e afins. Portanto, pode utilizá-lo para gravar seu BIOS.

 

  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

Me matei hoje pra extrair o arquivo ROM de um arquivo EXE de atualização de BIOS da Dell, tentei tudo que é tipo de extrator, winrar, 7zip e o escambau e nada. Até que eu encontrei uma dica bem simples mas me salvou e extraiu o arquivo certinho, depois foi só gravar pela nanobios que o Inspiron N4050 voltou do mundo dos mortos.

É só ir pelo prompt de comando ate a pasta onde está salvo o arquivo EXE e dar o comando:

"nome do arquivo de BIOS.exe"  /writeromfile

O arquivo ROM será extraido do arquivo EXE e salvo na mesma pasta, pode conferir que o tamanho dele já vai ta certinho (no meu caso 4MB), depois só mudar a extenção de ROM pra BIN e gravou normal.

Testei com outros arquivos EXE de atualização da Dell que eu tinha aqui e extraiu todos certinho.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Ceset pelo seu topico com esse tuto, mas ja temos varios aki no forum veja so:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Will,  HP.  o primeiro arquivo abre, aí aparece este 308F0F19.exe    não é a bios e ele não abre.

 

aonde fica a bios no arquivo ?

Pruebe con el 7zip, extraiga el 308F0F19.exe en un temp. y de nuevo utilize el 7zip para extraer su contenido.

 

Usei o 7.zip 9.22 Beta e não descompactou o 308F0F19.exe ,

diz como vc fez para descompactar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o 7.zip 9.22 Beta e não descompactou o 308F0F19.exe ,

diz como vc fez para descompactar?

O 7zip, sempre há funcionado para mi, existe a  possibilidade que esse arquivo não se puída descompactar.

 

PD: desculpa si esta mal escrito em português , he utilizado ele pack de idiomas de Firefox.

Saludos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o 7.zip 9.22 Beta e não descompactou o 308F0F19.exe ,

diz como vc fez para descompactar?

O 7zip, sempre há funcionado para mi, existe a  possibilidade que esse arquivo não se puída descompactar.

 

PD: desculpa si esta mal escrito em português , he utilizado ele pack de idiomas de Firefox.

Saludos.

 

testa aí se você consegue.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doell,

 

Acho que o arquivo em questão é um programa que localiza o arquivo na internet no site do fabricante em função do modelo do notebook  detectado por ele, alguns modelos de notebooks estão desta forma agora, se fosse um arquivo compactado EXE ele teria descompactado.

 

isso tudo para dificultar o reparo..

os fabricantes estão fazendo de tudo para não repararem os notebooks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7zip não costuma falhar.

 

Faz download novamente.

Este archivo estaba dentro de otro (*.exe) que si se pudo descomprimir, por lo cual, no creo que esté corrompido.

 

Este arquivo foi dentro de outro (*. Exe), que podem descomprimir, então eu não acho que ele está corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

will, não é nem Dell, é um HP mini 100..  o EXE gera aquele erro de C ++

 

Amigo! Acabei de upar o bios original de todos os modelos do HP Mini 100.

 

Aproveite!

 

HP Mini 1134CL que a versão que não descompacta, eu escrevi errado no post, não é o mini 100

parece ser diferente as placas mae internas e a Bios tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...