Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Tensão e forma de onda no pino 1 da Bios (Chip selected) com osciloscópio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Aqui vemos a tensão e a forma de onda que temos quando o pino 1 da bios,chip selected, está se comunicando com o I/O.

Lembrando que temos tb a tensão de 3,3,v no pino 8.

 

Quem gostou se inscreva no canal,todos são muito bem vindos.

 

Editado: por CJ
  • Joinha 17
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o vídeo.

Um ótimo exemplo de que nem sempre tendo tensão (em certos pontos da placa), significa que está correto.

Isso mostra também a importância de investir em equipamentos adequados ao serviço.

Se este teste fosse feito apenas com o multímetro, certamente iria confundir o técnico.

 

Parabéns pela iniciativa.

 

Já tem mais um j+

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico para mim é muito útil, pois mostra que além da tensão é necessário o uso de ferramentas mais apropriadas para um teste definitivo. Já dei um joinha. Parabéns pelo vídeo

Concordo com vc Gilson,como no seu vídeo que tb mostra uma das funções do scope na análise da placa mãe.

 

muito bom.... o osciloscópio e um instrumento de grande utilidade para ver os vários tipos de onda não só em cristais mas em outros componentes como cis circuitos integrados........ 8)

Muito obrigado amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@byte, O que precisa ser retirado do ar seriam essas suas opiniões antidemocráticas.Todos aqui gostaram do tópico,menos vc.

Se não está aqui para contribuir com algo útil que venha a ajudar a todos,por favor não opine.

Caso tenha algo de errado no vídeo,faça uma crítica construtiva que é o melhor para o fórum e para que todos aprendam um pouco mais.

Críticas evasivas não são bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha em certo ponto eu concordo com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  , no ponto em que a informação dada é errada, pino 1 da bios não existe onda quadrada, alguem que nao entenda muito chega aqui e leia o topico pela primeira vez ira sair espalhando uma coisa "errada" -  ali no osciloscopio so faltou dar uma "trigada" no sinal ai poderia se ver melhor a forma de onda correta... fora isso, realmente essa ferramenta é demais, e adianta muito o serviço...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Infelizmente não manjo muito de osciloscópio, mas o ""muito pouquinho"" que sei sobre medições de bios e, sabendo que esses sinais são digitais ou seja 0 ou 1, o bios e o i/o são grandes amigos em uma placa mãe (inimigos de muitos técnicos kkk)  então eles trocam informações o tempo todo, esse sinais são recebidos e enviados de um para outro em 0 ou 1 mas isso não segue um tempo perfeito igual ao uma onda de pwm, por isso não forma uma onda quadrada, ou seja o que vemos e uma conversa como outra qualquer , como muitas variações de acordo com tempo ou ocasião, agora o nome dessa onde também não sei dizer rsrs,sucesso a todos. Se eu estiver errado em alguma coisa que falei por favor corrijam, pois foi assim que aprendi obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@byte, a dica é válida, mesmo fora do conceito teorico ela cumpre com o seu objetivo que é mostrar que  ha muitas coisas que nao sao pretas nem brancas, na verdade sao cinza  :)

 

Quanto a uma base teorica, é um pouco complicado para descrever em um post, e talvez o ideal teria sido melhor realizar uma pesquisa sobre o assunto previa ao video, nesse ponto até entendo o byte, mas discordo da ideia de tirar o tópico do ar.

 

Para deixar o meu grao de areia vou tentar resumir um pouco o funcionamento do pin 1

 

O bus SPI esta feito para que possam ser utilizados varias memorias (slaves) em conjunto com um unico controlador (master), o pin 1 CS# (chip select) é a indicacao de que aquele chip está selecionado e a partir daquele momento o chip se encontra disponivel para a troca de informacoes. No caso de varias memorias no mesmo circuito, a troca de informacoes seria feita encima daquela que estivesse com o seu CS# ativo.

 

Como o colega INFOART citou, aqui trabalhamos com sinais digitais, 1 ou 0, entao nao temos uma onda em si, temos um sinal que muda de estado constantemente de acordo a solicitacao feita pelo seu master.

 

Indicar que a BIOS está corrompida ou o CI danificado por nao ter CS# nao é totalmente certa já que este sinal vem de um Master, ou seja, se o IO nao estivesse funcionando voce também teria o mesmo sintoma.

 

Acredito também que voce nao tenha tentado executar uma captura nesse pin na hora em que energiza a placa, já que teoricamente o IO tentou ler a BIOS, mas a comunicacao foi suspendida porque lá só havia "lixo".

 

Sao casos complicados de falar em um post porque podem ser mal interpretados, ou simplesmente incompreendidos devido a falta de imagens e exemplos, mas a coisa é por ai 8)

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Uma onda quadrada, os sinais tem areas iguais. Analisando uma onda quadrada com sinal positivo e negativo.

Vejam:

15_07_02.gif

 

Eu diria que essa forma de onda é um trem de pulso.

 

"Ondas de pulso - o aspecto geral é o de uma onda quadrada, exceto que as formas de ondas de pulsos têm toda sua ação se desenvolvendo acima do eixo dos tempos (apenas valores positivos de tensão). No início de um pulso, a tensão muda repentinamente de um "nível baixo" (perto do eixo dos tempos) para um "nível alto" (em geral perto da tensão da fonte de alimentação)."

 

15_07_22.gif

 

Agora, indiferente do nome dessa onda, o que temos que saber é o protocolo de comunicação que é utilizando em uma placa mãe para comunicação da bios com o SIO .

 

Praticamente todas as MOBOS utilizam o protocolo SPI para a comunicação de uma memória FLASH (BIOS) com o SIO.

 

No site Embarcados, tem um artigo com uma boa explicação do protocolo SPI.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

No feira de ciências, tem uma boa matéria sobre ondas.

 

mais links:

 

 

Att,

Fábio

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como aprendi algo no vídeo pra mim foi de grande valor, encontrar coisas diferentes quando eu utilizar o método vai fazer com que eu trabalhe para saber oque ocorre.

 

Ao acontecer coisas do gênero como uma informação errada ou enrolada deveremos tratar e acertar o tópico, com paciência pois não podemos desencorajar os técnicos de acrescentar no fórum conteúdo.

 

Eu mesmo tenho até medo de postar algo "nao muito completo" mais que funciona pra mim, por existirem represálias ao meu modo de realizar o procedimento então guardo pra mim.

 

 

Obrigado a todos por esse tópico e tb a todos os críticos que o fizeram mais completo, só fico triste pq não deve haver problemas e desentendimentos e sim soluções sempre.

 

Boa Noite.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como aprendi algo no vídeo pra mim foi de grande valor, encontrar coisas diferentes quando eu utilizar o método vai fazer com que eu trabalhe para saber oque ocorre.

 

Ao acontecer coisas do gênero como uma informação errada ou enrolada deveremos tratar e acertar o tópico, com paciência pois não podemos desencorajar os técnicos de acrescentar no fórum conteúdo.

 

Eu mesmo tenho até medo de postar algo "nao muito completo" mais que funciona pra mim, por existirem represálias ao meu modo de realizar o procedimento então guardo pra mim.

 

 

Obrigado a todos por esse tópico e tb a todos os críticos que o fizeram mais completo, só fico triste pq não deve haver problemas e desentendimentos e sim soluções sempre.

 

Boa Noite.

Assino em baixo com tudo que vc disse
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...