Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Tensão e forma de onda no pino 1 da Bios (Chip selected) com osciloscópio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • 2 semanas depois...

Realmente o osciloscopio eh essencial para o tecnico em notebooks e para aqueles que nao podem investir muito na compra dele ai vai uma dica de um equipamento de baixo custo que pode substituir o osciloscopio na analise de placas:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ou ate um bem mais poderoso e nao muito caro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

??? Procurando milho no milharal me deparo novamente com esses tipos de assuntos/respostas.

 

Pessoal, na época em que se consertava TV's, aparelhos de som em geral, em fim principalmente VÍDEO K7 e aqueles aparelhos de Som com disqueteira de cd's quando esses aparelhos davam defeitos intermitentes ou falhas de COMUNICAÇÃO entre os CI's como ;

 

Sai certo tipo de sinal de um CI e entra esse sinal em outro CI.

E no outro CI um novo sinal sai para algum comando, ok.

 

Não se resolvia isso com MULTIMETRO e sim com Osciloscópio, pois não adianta medir tensões e sim COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS.

 

O que nosso amigo quis mostrar e a forma CORRETA e EFICIENTE de DETECTAR ESSE DEFEITO de forma fácil e eficiente.

 

Nos fóruns deveriam ter uma forma de filtrar tanta bobagem escrita sem fundamento algum.

 

Em motherboards não é diferente, sinais são gerados e acionados e comparados com outros sinais para algo funcionar. Quando se usa um SCOPE a ideia é verificar o que ocorre e não o que achamos.

 

Afinal nosso amigo newtech.contato, disponibilizou um pouco do seu tempo para AJUDAR.

 

Parabéns newtech.contato.

 

Afinal somos técnicos e necessitamos de pessoas para ajudar com dicas quando possíveis que possam tirar-nos do estagio de conforto,visualizando formas eficientes e rápidas e correta. Espero que esse tópico sirva de exemplo e não te desmotive a dedicar seu precioso tempo.

 

Grato.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

parabéns

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  gostei de sua postagem mostrando as formas de onda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Costumo dizer que esta onda é "quadrada" pelo fato da sua extrema semelhança. Ela possui esta fora justamente pela função que exerce, você jamais vai ter uma onda perfeita comumente conhecida, sendo dente de serra, senoidal ou a quadrada quando há ponto flutuante randômico (um certo tipo de pleonasmo), mas que ilustra bem o ocorrido. Ao detectar a forma de onda, o osciloscópio aproxima-se mais de uma onda usual, no caso quadrada, utilizando o auto-scale.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...

Bom diapessoal , sou novo  em manutenção pouco  mais de um ano... então  vai ai  minha duvida... como mostra no vídeo, estou sofrendo com um positivo  sem tela; checando  a ec flash vi que tem os 3,3 volts e uma frequencia de 28khz em stand e perto de 42khz iniciado a placa ... mas na bios flash tem tensão de 1,8 e não  tem  frequência medida com multímetro  isso deve ser pela falta de onda no pino 1 da bios, correto?... já tentei regravar varias vezes mas sem sucesso o chip parece estar normal  le, apaga e grava normal... a placa é uma 71rh14bt4 t830  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Alexandre Patrocinio disse:

Bom diapessoal , sou novo  em manutenção pouco  mais de um ano... então  vai ai  minha duvida... como mostra no vídeo, estou sofrendo com um positivo  sem tela; checando  a ec flash vi que tem os 3,3 volts e uma frequencia de 28khz em stand e perto de 42khz iniciado a placa ... mas na bios flash tem tensão de 1,8 e não  tem  frequência medida com multímetro  isso deve ser pela falta de onda no pino 1 da bios, correto?... já tentei regravar varias vezes mas sem sucesso o chip parece estar normal  le, apaga e grava normal... a placa é uma 71rh14bt4 t830  


Tu já abriu um post pra ver teu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde a todos. Nao querendo desenterrar o tópico, mas se refere a esse assunto aqui, gostaria de tirar uma dúvida. Se minha interpretação estiver errada já peço desculpas.

 

Minha dúvida seria a seguinte, esta maquina pelo que vi o seu CI de Bios seria alimentado por 3VAW, vindo de um transferidor U32, com nome de 3D3V_AUX_S5. se esta minha  lógica tiver correta ai vem minha dúvida. Se tiver uma maquina com as tensóes de alimentação da Bios em Suspend ( 3VS ), essa lógica se aplicaria. Presumo que sim, mas gostaria da confirmação se realmente seria. Mandei um exemplo de uma alimentação Suspend na imagem.  Obrigado a todos.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@notebookcenter Se o CI de bios tiver alimentação suspend, então teremos duas possibilidades: ou temos um outro CI chamado de EC Bios, que é justamente a bios ligada ao SIO, ou teremos um SIO regravável. Uma placa sempre irá precisar de uma bios para ligar. O firmware na bios é um programa necessário ao reconhecimento dos demais componentes da placa, então ele é imprescindível. 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...