Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Semp toshiba sti na1401, placa mae: A14RVOX V4.0, ligado com fonte errada

Avalie este tópico:


johnnymaia

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, não sou muito bom em eletrônica ainda!

Peguei um note sendo que um cliente não disse que estava usando a fonte errada! resumindo o note ficou fazendo o backup com uma fonte de 20v 3,24A quando era para estar com uma de 19v e 2,1 A, agora não liga mais.creio eu que o problema esteja pela entrada do jack mas quais componentes vcs me indicam para procurar logo o curto? e em qual região?

 

Espero que me ajudem ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 85
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Tendo em vista a organização geral do fórum e para facilitar futuras consultas, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

 

Alguns links que podem também ajudar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode começar falando se quando conecta a fonte a mesma fica piscando ou simplesmente apaga(Led indicador)

se um dos dois aconteçe você tem um curto na linha dos 19v... tente usar uma fonte assimetrica se tiver ou o Fumegation que pode achar uma versão simples e rápida aqui ;)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
<-- essa ferramenta vai te ajudar a encontrar o componente em curto, ou seja, com ele você vai injetar tensão na placa (Jack preferencia) e o componente em curto vai esquentar pois ele está consumindo...

encontrando o que esquenta só substituir...

Ps: após injetar a tensão e o componente que esquentar seja um mosfet de 8 perninhas retire-o e injete tensão no seu "Source" normalmente as perninhas 5,6,7 e 8 verifique o modelo do mosfet...

Ps2: A maioria dos componentes em curto serão capacitores cerâmicos e mosfets ;)

 

tendo mais dúvidas poste aqui que tentaremos ajuda-lo...

 

se alguma coisa estiver errado por favor me corrijam...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

organizar_AGORA.jpg

 

@johnnymaia,  Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gif Modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

 

Alguns links que podem também ajudar:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo:

Para que possamos consultar posteriormente os

casos do fórum é necessário manter uma sequencia:

Marca, Modelo, Placa mãe do Note, seguido do defeito.

Isto ajuda na organização e também para podermos ajudá-lo.

Contamos com sua colaboração! Não esqueça do Joinha para as

pessoas que vão lhe ajudar!

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo

acima da sua primeira mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode começar falando se quando conecta a fonte a mesma fica piscando ou simplesmente apaga(Led indicador)

se um dos dois aconteçe você tem um curto na linha dos 19v... tente usar uma fonte assimetrica se tiver ou o Fumegation que pode achar uma versão simples e rápida aqui ;)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
<-- essa ferramenta vai te ajudar a encontrar o componente em curto, ou seja, com ele você vai injetar tensão na placa (Jack preferencia) e o componente em curto vai esquentar pois ele está consumindo...

encontrando o que esquenta só substituir...

Ps: após injetar a tensão e o componente que esquentar seja um mosfet de 8 perninhas retire-o e injete tensão no seu "Source" normalmente as perninhas 5,6,7 e 8 verifique o modelo do mosfet...

Ps2: A maioria dos componentes em curto serão capacitores cerâmicos e mosfets ;)

 

tendo mais dúvidas poste aqui que tentaremos ajuda-lo...

 

se alguma coisa estiver errado por favor me corrijam...

você diz para injetar na placa sem o mosfet ou injetar no mosfet fora e medir com o multimetro vendo o datasheet se esta ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você pode começar falando se quando conecta a fonte a mesma fica piscando ou simplesmente apaga(Led indicador)

se um dos dois aconteçe você tem um curto na linha dos 19v... tente usar uma fonte assimetrica se tiver ou o Fumegation que pode achar uma versão simples e rápida aqui ;)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
<-- essa ferramenta vai te ajudar a encontrar o componente em curto, ou seja, com ele você vai injetar tensão na placa (Jack preferencia) e o componente em curto vai esquentar pois ele está consumindo...

encontrando o que esquenta só substituir...

Ps: após injetar a tensão e o componente que esquentar seja um mosfet de 8 perninhas retire-o e injete tensão no seu "Source" normalmente as perninhas 5,6,7 e 8 verifique o modelo do mosfet...

Ps2: A maioria dos componentes em curto serão capacitores cerâmicos e mosfets ;)

 

tendo mais dúvidas poste aqui que tentaremos ajuda-lo...

 

se alguma coisa estiver errado por favor me corrijam...

você diz para injetar na placa sem o mosfet ou injetar no mosfet fora e medir com o multimetro vendo o datasheet se esta ok?

 

 

Injetar sem o mosfet pois se vc injetar com ele na placa ele vai esquentar e vc vai trocar e n vai resolver...

Injete a tensão SEM ELE no seu SOURCE pino 5, 6, 7 e 8...

e nao injente tensão no componente fora do circuito pois vc pode danifica-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal seguindo o conselho do companheiro acima, li o post dos modelos do FUMEGATION, li varias duvidas, vou comprar o material para fazer e estou muito entusiasmado! agora sou sincero em dizer que não entendo os termos utilizados como INJETAR no source do mosfet, colocar na linha e etc.rsrsrs.. se alguem aqui pudesse me mostrar um exemplo real, tipo video ou coisa parecida ou os desenhos em uma placa de note, pra eu ter uma ideia onde devo colocar as voltagens para que os componentes aqueçam, agradeceria muito mesmo.. tenho varias placas de note em casa pra testar.. e agradeço pela paciência e boa vontade de todos em me ensinar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Princess! sou técnico em informática formado, mas sempre tive vontade de aprofundar na eletrônica pois a parte de eletrônica do curso técnico foi péssima. Atualmente sou técnico em processamento de dados da marinha e estou em fortaleza, e tenho a bancada de manutenção em casa. Se eu desistir os clientes perdem seus notebooks, pois la no interior o que mais tem e curioso, sendo assim não posso deixa-los na mão e por isso continuou contando com vcs. hehehehe

 

abraço e maos a obra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[move][/move]

Pessoal seguindo o conselho do companheiro acima, li o post dos modelos do FUMEGATION, li varias duvidas, vou comprar o material para fazer e estou muito entusiasmado! agora sou sincero em dizer que não entendo os termos utilizados como INJETAR no source do mosfet, colocar na linha e etc.rsrsrs.. se alguem aqui pudesse me mostrar um exemplo real, tipo video ou coisa parecida ou os desenhos em uma placa de note, pra eu ter uma ideia onde devo colocar as voltagens para que os componentes aqueçam, agradeceria muito mesmo.. tenho varias placas de note em casa pra testar.. e agradeço pela paciência e boa vontade de todos em me ensinar!

 

 

Injetar: Inserir tensão e corrente em determinado Local ou componente

Source: seria a saida do componente mosfet... procure algo sobre Transistores e Mosfets e como medi-los existem varios tutoriais ensinando ;)

A linha de que se refere seria as trilhas eletricas, se podemos assim dizer que é local que a corrente eletrica ira passar ;)

 

se tiver mais dúvidas poste-a

 

se falei alguma besteira por favor me corrijam..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Shanxdh! Pow cara vlw a força mesmo que vcs estão dando, ja comprei o material do fumegation, a minha duvida era assim tipo injetar os 3,3 por exemplo em uma das pernas do mosfet ou as 3 que vc citou no post acima! ou entao colocar com a ponta da agulha que estara ligada na voltagem ideal em um dos lados do capacitor ou em um determinado ponto da trilha, seria isso mais menos ou falei alguma besteira, pois o pessoal do fumegation deu muitas explicações legais mais essas duvidas permanecem. pelo que entendi o fumegation funciona colocando os 12v no jack( a entrada de alimentação da placa do note), o terra na carcaça do note ou no metal do usb e as voltagens 3,3 e 5v seriam injetadas atraves da ponta da agulha ou jacare em um dos polos do componente na placa ou ainda em um ponto da trilha. E isso mesmo?

 

abraço!!

Vlw 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Shanxdh! Pow cara vlw a força mesmo que vcs estão dando, ja comprei o material do fumegation, a minha duvida era assim tipo injetar os 3,3 por exemplo em uma das pernas do mosfet ou as 3 que vc citou no post acima! ou entao colocar com a ponta da agulha que estara ligada na voltagem ideal em um dos lados do capacitor ou em um determinado ponto da trilha, seria isso mais menos ou falei alguma besteira, pois o pessoal do fumegation deu muitas explicações legais mais essas duvidas permanecem. pelo que entendi o fumegation funciona colocando os 12v no jack( a entrada de alimentação da placa do note), o terra na carcaça do note ou no metal do usb e as voltagens 3,3 e 5v seriam injetadas atraves da ponta da agulha ou jacare em um dos polos do componente na placa ou ainda em um ponto da trilha. E isso mesmo?

 

abraço!!

Vlw

 

Isso mesmo...

no meu caso eu tive o portable mas senti falta dos 3.3v entao fiz esse

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

trocar o Fio azul pelo laranja para ter 3.3v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, vamos la!

Fiz o fumegation e o mesmo nao acusou curto quando colocado os 12v, porem percebi que tem um barulho na regiao perto do jack, como se estivesse vazando algo (ziiiiiiiiiiiiiiii)! observei tambem que a fonte permanece ligada normalmente mas o led vermelho que fica no note que indica a bateria acende e apaga. fiz os testes com o fumegation (3,3v pois nao tenho o esquema da placa)na região do jack, achei 4 transistores que nao deram sinal de vida nem no dreno e nem no source, outros em vez de acender a lampada acederam o led do note, mas os outros sim deram blz! nao testei o mosfet pois nao tenho soprador para retira-lo, pois como foi orientado tira-lo e aplicar na placa ai deu bronca! rs.. mais desistir e a saida dos fracos.. entao vamos em frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde Shanxdh, obrigado pela ajuda! fui tentar baixar mas fala que tem que ter crédito.. mas de qq maneira vou testar o componente indicado, ele pode ser testado na placa mesmo? Estava vendo outro topico que vc falava desse ci e teria como saber as voltagens das pernas?pois se eu testá-lo com o circuito desalimentado so vai da para testar se tem curto nao e isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, não consegui o esquema da placa mas segue abaixo as medições e volts dos terminais como pedido. Vale ressaltar companheiros que a voltagem da fonte e da placa e 19v.

 

01-0,01

02-0

03-0,22

04-0,01

05,6 e 7-0

08-0,05

09-0,87

10-19,37

11-0,62

12-0,62

13-0

14-18,55

15-18,57

16,19,23

Eu nao consegui descobrir as voltagens ideias de cada terminal mas achei essas medições um tanto loucas, se eu estiver errado me corrijam por favor!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mais amigos do fórum poder ajudar estou deixando link do esquema elétrico.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Como os amigos sabem ou tem ha certeza que ele tem um curto na placa que eu estou lendo o post varias vezes e não vi ele mencionar nenhum teste de curto com o multímetro.

Caso estiver errado por favor me corrijam.

Percebo que,ele mesmo mencionou que não tem muito conhecimento em eletrônica, e já mandaram ele injetar tensão.

Percebo que,ele tem força de vontade de apreender ....mais fazer certas manobras ,ele pode agravar mais ainda o defeito, como ele mencionou que o equipamento e de um cliente.

Ele mesmo mencionou que só possui um ferro de solda, existe certo componentes que somente com o ferro de solda, creio eu ele não vai conseguir retirar podendo ocorrer até a retirada de um pad da placa ou mais....sei que os mais habilitado vão conseguir isso utilizando próprio estanho ou estanho de baixa fusão(famoso salva chip).

Sera que ele possui a malha de limpeza (dessoldadora) após utilizar esses recurso?

Sobre o defeito que ele menciona qual os teste?

Somente com a bateria qual o resultado?

Somente com o carregador qual o resultado?

Sera que esse led que que ele menciona no poste e realmente curto.

Sera que o equipamento esta reconhecendo o adaptador (carregador) sinal adpin e adpok.

A fonte simétrica ou a fumegation e um recurso, não e um solução para resolver todo os problema.

Tudo que liga e desliga e curto... injeta tensão?

Para utilizar esse recurso tem que fazer uma boa analise e isolar o local do suposto curto.

Para uma boa analise, não seria  melhor pedir para ele pegar o velho e bom multímetro em escala de diodo , com a ponta preta no GND da placa (carcaça do usb ou os ponto de parafuso que tem na placa), ponta vermelha no conector jack e verificar se a curto.

E a partir dai acompanhar os teste que ele posta e ir analisando o esquema e direcionando ele para o suposto curto ou o local do defeito

Caso eu estiver errado peço a todos participante do post desculpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Como você não tem credito, verifica se esse link de esquema e compatível com sua placa

[Modificado pela moderação]

Post resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo, estive lendo o tópico e pelo que me apercebi você está com um curto na entrada, você falou que ouve um "ziiiii" perto do jack né? Conecta a fonte e mede a tensão que tá saindo no Dreno ou seja Pinos 5, 6, 7 e 8 do U23. Você deverá ter uma tensão de 19v. Caso não tenha, coloque o multimetro em escala de continuidade ou escala ohmica e coloque a ponta preta no terra e a ponta vermelha numa das extremidades da bobina que fica junto do dc jack (B63). Poste resultados ;)

 

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou deixando parte do esquema para melhor localização.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Peço desculpa para a moderação pelo link externo que eu coloquei .

johnnymaia1.jpg.06b34c3b300728082454a99dd7ac15d2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...