Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Unique - 71R-A14IE4-T820 - liga e desliga

Avalie este tópico:


Nogas

Posts em destaque

Positivo liga da led e ja desliga, procedimentos realizados:

 

3.3v bios ok, sio ok, pinos bateria ok

 

5v bobina ok

 

troca da bios regravada sem sucesso, nada mudou na maquina

 

troca do c.i. 8602gm sem sucesso, testei sem ele tambem e nada muda.

 

troca dos mosfets Q38 e Q39  sem sucesso.

 

estou desconfiado do sio proximo passo é troca-lo.

 

alguem ja resolveu algo assim nessa mb ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, a maquina liga e desliga em quanto tempo? Ela religa sozinha ou fica desligada?

 

Voce diz que tem 3,3v no bios.. e na LDO APL1084? quais tensões tem? no pino 107 do IO tem +3.3VS_ON? se tiver, verifique na pag 37 do esquema, se está sendo feita a conversão do +5va para o 5vs no q 61 e de +3vA para +3Vs no Q64. Meu conselho é verificar toda linha VCCSW, na pagina 37. Se toda essa linha estiver boa, sua maquina provavelmente vai ficar ligada. Alem disso, na pagina 23, sobre o IO, existem sinais em AZUL, confira todos estes. Se faltar algum deles, deve estar no IO o problema. poste ai resultados. abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, a maquina liga e desliga em quanto tempo? Ela religa sozinha ou fica desligada?

 

Voce diz que tem 3,3v no bios.. e na LDO APL1084? quais tensões tem? no pino 107 do IO tem +3.3VS_ON? se tiver, verifique na pag 37 do esquema, se está sendo feita a conversão do +5va para o 5vs no q 61 e de +3vA para +3Vs no Q64. Meu conselho é verificar toda linha VCCSW, na pagina 37. Se toda essa linha estiver boa, sua maquina provavelmente vai ficar ligada. Alem disso, na pagina 23, sobre o IO, existem sinais em AZUL, confira todos estes. Se faltar algum deles, deve estar no IO o problema. poste ai resultados. abraço.

 

Liga e desliga em 1 segundo, despois de uns 20 segundos religa sozinha.

 

apl1084 : 5.05v, 2.09v, 3.36v

 

pino 107 sio: maquina desligada 0v, quando starta 3.35v

 

nao to conseguinda achar o q61 e o q64, ficam proximo de onde

 

.. observei que sai faisca quando conecta a fonte e tambem fica um chiado bem baixo

 

de algum componente na placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem fonte assimetrica? o ruido é algum componente vibrando em alta frequencia.. provavelmente em curto ( nao tem nada esquentando?) . a faisca pode ser só efeito da DDP entre o conetor da fonte e o DC power, pois voce deve estar plugando o carregador ja energizado...

 

O q61 APM4826 e o q64 fica no verso do LDO, proximo ao conector do ODD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem fonte assimetrica? o ruido é algum componente vibrando em alta frequencia.. provavelmente em curto ( nao tem nada esquentando?) . a faisca pode ser só efeito da DDP entre o conetor da fonte e o DC power, pois voce deve estar plugando o carregador ja energizado...

 

O q61 APM4826 e o q64 fica no verso do LDO, proximo ao conector do ODD

 

A placa mae ai ou esquema é diferente, na minha nao tem o q61 e q64 vi aqui na sucata, ai deve ser a a14vox rev 4.0 aqui é aquela com processador atom bga

a14ie4-t820  a14iexx ddr3 m/b v2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, me perdoe. Tava olhando no esquema errado.

 

Nessa placa, a conversao dos +5va é feita no Q49 P1203BV(+5VS)  e Q30 P1203BV(+5V) no verso do slot de memoria ram.  pag 19 do esquema.

 

veja tambem a conversaono Q29 P1203BV e  Q35

P1203BV

 

Tava olhando o esquema quando starta o pino 4 dos 2 mosfets tem que liberarem

 

5v e 3.3v, o que ta estranho é que eles estao liberando 19v dai a maquina desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu acho que tem algo errado nessa parte. Mas pra te falar a verdade, tem colegas aqui no forum que saberiam te explicar isso melhor que eu. Se fosse eu, verificaria os resisitores dessa sessão de VCC SW, mas isso leva algum tempo. talvez algum companheiro aqui tenha uma abordagem mais direta do problema.

Se fosse aqui na minha bancada, eu abordaria os resistores R730 até o R734, para ver quando a maquina liga, qual tensão Suspensa não está ok, e me dedicaria a ao circuito onde a respectiva tensao ausente é gerada, mas antes disso, o R631 side 2 tem que ter +3.3VS_ON, que vem do IO ( Pin 107, pag 18) se nao tiver, a maquina não completa a sequencia de start. voce pode conferir na  pag 26, que a geração de tensao sus é o step 4 da sequencia. Seguindo os steps, é possivel determinar onde a maquina está com problema.

 

Isso tambem pode ser um curto em algum componente, é bom medir a resistencia nas bobinas..  ou usar uma fonte assimetrica para descobrir um provavel candidato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu acho que tem algo errado nessa parte. Mas pra te falar a verdade, tem colegas aqui no forum que saberiam te explicar isso melhor que eu. Se fosse eu, verificaria os resisitores dessa sessão de VCC SW, mas isso leva algum tempo. talvez algum companheiro aqui tenha uma abordagem mais direta do problema.

Se fosse aqui na minha bancada, eu abordaria os resistores R730 até o R734, para ver quando a maquina liga, qual tensão Suspensa não está ok, e me dedicaria a ao circuito onde a respectiva tensao ausente é gerada, mas antes disso, o R631 side 2 tem que ter +3.3VS_ON, que vem do IO ( Pin 107, pag 18) se nao tiver, a maquina não completa a sequencia de start. voce pode conferir na  pag 26, que a geração de tensao sus é o step 4 da sequencia. Seguindo os steps, é possivel determinar onde a maquina está com problema.

 

Isso tambem pode ser um curto em algum componente, é bom medir a resistencia nas bobinas..  ou usar uma fonte assimetrica para descobrir um provavel candidato.

 

Continuo apostando no i.o, segundo a sua ajuda é o que mais faz sentido, vou ver

 

ver se acho outro e posto o resultado, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

@Nogas @brunoburn Você estava indo no caminho certo, e creio que faltou um pouco mais para quem sabe encontrar o defeito. O r631 precisa ser testado veja na entrada e saída desse resistor. O q67 precisa de um sinal positivo na sua base para que possa conduzir. Sem ele não haverá start. Resta saber se há um defeito no resistor, ou se a falha é como você mesmo disse, num estágio anterior. Se for anterior, então deve ser mesmo no SIO.

5957a97094747_3.3VS_ON.jpg.2be7c9325e0fc3fe56fe0afec21b5035.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...