Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo premium queimando FET, mas que FET é esse?

Avalie este tópico:


gabrielnote

Posts em destaque

IR P924H

 

Só achei o datasheet dele pela ultima referencia : F7413Z

Diz ser um HEXFET POWER MOSFET.

 

troquei por outro com (A) um pouco abaixo, o original tem 13 e esse q coloquei tem 9,5.

 

Bom claro que pode estar queimando pelo fato da corrente ser inferior, mas estou achando estranho.

Esse maquina chegou com problema na PS, feito o reball ela ligou perfeitamente uma vez, na segunda já deu o sinal de curto no secundário piscando o verde e retornando ao laranja, o problema é que nao encontrei nenhum curto no secundário, depois ele nem ligou mais o led laranja mas tinha 3,3v. Eu desconfiei de algum curto na PS e fiz um ME nela, a placa voltou com o laranja e startou por alguns segundos e depois desligou, quando fui ligar deu esse curto no primário que queimou esse FET citado.

-------------------------------

Solucão:

 

Troca do PWM

O processador também queimou, essa brincadeira do PWM levou o processador, testei com outros do mesmo clock e tal e deram vídeo, menos o que veio com a placa.

OBS: o MOSFET que deixei na placa nao éra o original, coloquei um outro IR porém com a taxa de A um pouquinho menor, testes no winstress por 30 min com o porcessador a 100% e tudo ok!!!

 

 

Applau a todos!!!!

 

Muito obrigado pelo empenho de todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è esse aqui ?:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Essa amperagem tem que ser igual, ou maior , mas com ele fora da placa o curto some ou persiste?

Se persiste tem que achar o dito cujo antes de trocar senão vai continuar queimando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è esse aqui ?:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Essa amperagem tem que ser igual, ou maior , mas com ele fora da placa o curto some ou persiste?

Se persiste tem que achar o dito cujo antes de trocar senão vai continuar queimando.

 

Entra em curto mesmo fora da placa. Troquei por um com (A) maior e continuou queimando. Quando tiro o fet a placa nao aponta mais curto, coloco outro acende o led laranja certinho e só depois de startar que o ocorre o problema da queima.

Eu troquei o chipset PS, acredito que ele esteja causando de alguma forma esse problema. Vou colocar outro fet e depois volto a postar. Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è esse aqui ?:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Essa amperagem tem que ser igual, ou maior , mas com ele fora da placa o curto some ou persiste?

Se persiste tem que achar o dito cujo antes de trocar senão vai continuar queimando.

 

É esse mesmo.  Tratasse de um FET comum ou tem alguma outra funçao???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother tem algum capacitor de tântalo na linha dele?se tiver troque ,se não resolver procure oxidações próximo ou o próprio pwm que pode estar saturando o fet. acontecia muito esse defeito de fets queimando em fonte primarias de tv quando havia capacitores avariados ou o c.i. oscilador (pwm) ficava avariado ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother tem algum capacitor de tântalo na linha dele?se tiver troque ,se não resolver procure oxidações próximo ou o próprio pwm que pode estar saturando o fet. acontecia muito esse defeito de fets queimando em fonte primarias de tv quando havia capacitores avariados ou o c.i. oscilador (pwm) ficava avariado ok!

 

Pois é eu desconfio também do PWM pois quando injetei a tensao de 19v com 1,7A ele foi o que mais esquentou, depois dele foi esse fet entao decidi tirar o fet e confirmei que o mesmo estava em curto, tirando ele o curto sumiu mas mesmo assim se chegar a queimar novamente eu vou trocar o PWM. Ainda nao testei vou fazer isso amanha e depois posto o resultado.

 

Uma pergunta, esse FET que me referi, é um FET como os outros??? Pergunto porque o datasheet tem algo como (HEXFET) POWER MOSFET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother tem algum capacitor de tântalo na linha dele?se tiver troque ,se não resolver procure oxidações próximo ou o próprio pwm que pode estar saturando o fet. acontecia muito esse defeito de fets queimando em fonte primarias de tv quando havia capacitores avariados ou o c.i. oscilador (pwm) ficava avariado ok!

 

Certo mas como verificar a questao dos capacitores?? Só com o capacimetro ou medidor de ESR!!??

 

Na linha dele eu nao encontro nada em curto além do próprio FET. Eu troquei por um original e ocorreu o mesmo, liga e depois de uns 2 seg o fet entra em curto. O problema desse note éra apenas o reball na PS pois apertei em cima do chip e subiu o vídeo, depois fiz o reball e a primeira vez subiu certinho mas depois começou com esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...