Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Sti NI 1401 - Placa 71r-a14hv6-t840 - Não sobre vídeo

Avalie este tópico:


murilosoares

Posts em destaque

Olá pessoal, peguei esse note que o cliente deixou cair uma caixa de som de computador em cima dele, ele estava de cabeça para baixo e com isso não afetou a tela porem ele liga mas não sobre vídeo, troquei memória e nada, tem todas as tensões na placa, eu peguei um processador I5 que tenho aqui só que um pouco mais antigo e a tela acende mas não aparece imagem, será que pode ser somente o processador que é incompatível com este modelo de placa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

 

A tela acende (fica branca e acinzentada), isso é incompatibilidade de processador. Perceba que seu chipset suporta a 2 e 3 geração de processadores. O processador testado é um socket 988B (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), enquanto que o do cliente é 988A.

 

Pela descrição, o notebook estava desligado quando caiu a caixa de som então começaria por ligar a placa somente com processador e memória e monitor externo para certificar de que nenhum periférico rachou.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo @CHACO, eu recebi o note com o processador SR0MZ J234C473, andei pesquisando no mercado livre e todos os processadores que achei com SR0MZ diz que é compatível com rPGA 988, sendo que a placa do note aqui é rPGA 989, o chipset dela é E213B005 SLJ8F, com este processador a maquina não sobre vídeo, fiz vários testes na placa e encontrei todas as tensões. Quando coloquei um processador I5 480M SLC27 a maquina muda a tela para acinzentada mas não mostra imagem, acredito realmente que possa ser o processador, está maquina foi em outra assistencia técnica antes de vir aqui, será que este processador SR0MZ não é o original dela e por isso que não está subindo? pois a placa é rPGA 989 e pelo que vi o processador é rPGA 988.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tome muito cuidado, eu não compraria componente para essa placa, o que acontece em 99% dos casos de queda que resultam nesse tipo de flaha, geralmente está relacionado a solda BGA que quebram as trilhas da placa. Se suspeitar de BGA faça pressão sobre o chipset, cpu e etc... se voltar retire o componente primeiro e verifique que nenhum pad se levantu na placa... se ajudar manda o joinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, provavelmente lá na outra assistência houve troca do processador, pois segundo a lista da Intel

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, este processador não é suportado pelo chipset SLJ8F (HM75). Mesmo que suba vídeo, teremos casos de desligamento, não virtualizará, sem suporte a instruções (MMX, 3D-NOW, etc.), além de sim, não subir vídeo.

 

Quanto testado com outro processador, não quer dizer que a tela ligando e aparecendo cor branca é sinal de que a placa esteja dando vídeo. Existem vários sintomas que levam a acreditar que a placa está OK utilizando processador que "fantasia" uma tela ligando e dando a impressão de que é de fato o processador a causa do problema.

 

No seu caso, adianto que não se deve descartar a hipótese do processador com defeito, mas deve-se encontrar um processador que esteja na lista do Intel e testar para ver se resolve o problema.

 

Esta placa costuma apresentar todas as tensões, aquecimento compatível com placa OK, mas não configura uma certeza absoluta. Em outras palavras, o encaixe, socket e propagandas por aí levam a acreditar que é funcional, mas não é.

 

Portanto, certifique-se de estar em suas mãos um processador, memória fonte compatíveis para daí caso venha a não solucionar o defeito iniciar as medições necessárias.

 

Evite testar placas como esta com peças que aparentam ser compatíveis, acaba causando um defeito pior e a solução fica mais longe.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai ajudar, mas já tive 2 notebooks com o problema de ligar e desligar em seguida. No final das contas era a solda BGA. Como o notebook, inicialmente, está ligando para não aparece imagem na tela, pode estar relacionado a parte de vídeo do mesmo. Tente fazer, ao menos, o reflow para saber se vai funcionar. Dependendo do cliente e do tempo que você está com o notebook, uma nova placa mãe é aceitável. Pode até receber pouco, mas a satisfação do cliente vale muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...