Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial circuito testador fontes ATX

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite, apos ler o otimo artigo do Clube do Hardware de autoria do propio Gabriel Torres relacionado com testes de fontes ATX:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

resolvi criar a partir do meu propio projeto de testador de fontes de notebook ( ) um projeto para testar fontes ATX, ainda nao testei o circuito mas posso dizer que como foi basado no anterior projeto ele vai funcionar e alem do que nao e necesario gastar muito dinheiro nele por que as peças sao de uso geral, so faltou adicionar alguns amperimetros que eu deixo por conta do colega que montar o circuito, os 2N3055 vao montados em dissipador de calor e as resistencias equalizadoras sao de 5W

 

testador atxiHosO.jpg

nao esqueçam da joinha, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom projeto,vou montar com um par de 2N3055 colocando uma chave de 3 polos na saida das tenções,3.3-5-12 podendo testar uma por vez e barateando o projeto.

 

Boa essa sua idéia porém inútil amigo.

Cada saída de uma boa fonte têm amperagem acima dos 10 amperes e certamente "derreteria" essa chave que você citou. E nunca pode se "testar" uma fonte saída por saída pois dessa forma não se exige o máximo de desempenho do setor primário da fonte a ser testada (potência total).

 

O projeto do amigo "Gordon Freeman" está correto em termos de teste eletrônico porque visa "extrair" ao máximo a eficiência da fonte à ser testada. Digno de teste INMETRO para uma boa análise de desempenho de fontes.

Projeto esse que desbancaria, utilizando um amperímetro no primário, as fonte que "dizem ter" uma potência e não chegam nem perto da potência real fornecida.

 

Obrigado e desculpem algum desmerecimento.

Se gostaram deem um Joínha amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa tarde, como estou precisando de um testador de fontes ATX imprimi a foto com os desenhos (nao tinha modelo nem marca) do amigo gordon freeman e levei numa loja de informatica pra comprar um desses, me falaram que isso nao existe e que esses desenhos sao uma ignorancia, fiquei com cara de trouxa, tentei contactar o amigo do forum pra ver onde ele comprou esse aparelho e vi que estava banido do forum, fiquei contente que banissem ele por que isso que ele colocou aqui nao existe (foto do que e aquilo?) e provavelmente o que ele queria era gozar de vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei vcs mas tenho um ótimo testador de fontes ATX aqui comigo!. É uma caixa preta que alguns chamam de CPU, dentro dela tem uma placa mãe, um HD, um DVDRW, 1 pente de memória e um processador. Se uma fonte nova faz tudo funcionar,  pegue a fonte velha a ser testada e se algo não funcionar ou apresentar algum sintoma diferente, a fonte esta ruim. Ja testei e realmente funciona!!  :) :) :). Lembrando que respeito a opinião de td mundo. De vez em quando uma brincadeira faz muito bem aos técnicos acostumados com horas e horas de bancada. Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a proposta inicial do topico deve funcionar e eh uma construção caseira de uma Carga Eletronica de baixo custo. Já para aquisicão no mercado terá que comprar algo de uso profissional como os dos links abaixo:

 

1553_3250a-500x500.jpg

 

8540_right_lrg.jpg

 

 

Se tiver habilidade em montagens eletronicas, nos links abaixo tem alguns projetos:

 

 

 

 

Para quem não tem pratica em montagens eletronicas sugiro o uso de lampadas automotivas como quebra galho.

 

teste_com_lampadas.jpg.e391ceffb558b5c565be0564cf8b99b0.jpg

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se funciona então por que o cara foi banido do fórum? por que as coisas que o cara botou aqui continuam ai se não o deixam mais usufruir do fórum? assim não me sinto confiante de contribuir no fórum!!!  Se eu contribuo no fórum e logo após sou banido, vcs continuam usufruindo da minha obra? pra mim isso e roubo intelectual!!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se funciona então por que o cara foi banido do fórum?

Ele não foi banido por causa desta postagem, amigo..

Usuários são banidos no caso de violarem as regras do fórum.

 

por que as coisas que o cara botou aqui continuam ai se não o deixam mais usufruir do fórum?

Depois que o usuário é banido, suas mensagens tendem a cair no esquecimento.

A não ser neste, onde vc ressucitou o tópico que estava sem postagens desde 13/06/2015 - ver resposta #2.

 

assim não me sinto confiante de contribuir no fórum!!!  Se eu contribuo no fórum e logo após sou banido, vcs continuam usufruindo da minha obra? pra mim isso e roubo intelectual!!!!

Sinta-se a vontade para contribuir ou não.

Apenas cuidado com os termos utilizados, já que ninguém aqui rouba nada de ninguém!

 

O único responsável pelas postagens é o seu autor.

 

Voltando ao caso do usuário ser banido, ninguém incentiva o mesmo a burlar as regras do fórum.

Se burlar as regras, será banido e ninguém tem obrigação e nem tempo disponível para apagar mensagens destes usuários.

 

Basta ter um mínimo de bom senso e não levantar tópicos antigos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, é fake do @<s>gordon freeman</s>  >:(

 

 

Fui eu que bani. Este cara é sem noção de tudo.

 

Se não me engano, ele tem uma lavanderia de placas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Sendo assim, caso exista novo comentário desta natureza em qualquer tópico, será novamente banido de forma automática.

 

Se quiser continuar a usar o fórum, faça-o de modo adequado, sem ressuscitar tópicos antigos e evite comentários absolutamente desnecessários.

 

Acredito que este assunto já foi longe demais e dou como encerrado por aqui.

 

Fica a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...

(sei que estou revivendo um tópico antigo, mas e por uma boa razão, obrigado pela compreensão dos moderadores.)

acho que não amigo primeiro por que cada 3055 diz no datasheet que aguenta 15 amperes contínuos, o que na pratica com bom dissipador daria para aguentar tranquilo 5 amperes, e como vc pode ver existe dois 3055 para cada canal da fonte o que seria em torno de 10 amperes para cada uma das voltagens, mais que suficiente para testar qualquer fonte atx.

segundo os resistores a função e equalizar as possíveis diferenças de fabrica nos 3055 e como vc pode observar são de 0,082 ohms e esta configurado nos emissores de cada 3055, sendo assim circularia por cada resistor 5 amperes, o que segundo a lei de ohm daria uma voltagem de 0,41 volts em cada resistor, dissipando cada um uma potencia de 2 watts, também segundo a lei de ohm.

joinha por favor que estou precisando, obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a maioria dos participantes deste tópico afirmam que este seu projeto é inviável (também concordo).

 

Para esclarecer de vez este assunto, e comprovar que o seu projeto funciona, faça um vídeo mostrando que funciona!!

 

Ou então, meu amigo, abandone de vez este tópico (já foi alertado sobre as consequencias em persistir nisso...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...