Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador de tensão com Arduino

Avalie este tópico:


JRBS

Posts em destaque

Olá pessoal!

Compartilho aqui um projeto bem simples de um estabilizador aplicando o Arduino. Não sou nenhum expert, por isso digo que está em nível de protótipo e não usarei termos muito técnicos para facilitar a compreensão de todos.

 

Como funciona: parte do circuito de leitura faz a redução da tensão de 220Vac para 2,5Vac, outra parte se encarrega de eliminar o semiciclo negativo dos 2,5Vac, criando um sinal CC pulsante que varia de 0.4vcc a 3.7Vcc. Esse sinal é tratado matematicamente para se calcular a tensão RMS da entrada. A partir do valor da tensão, podem-se acionar os relés RL1 e RL2, selecionando os enrolamentos do transformador, de modo que a saída fique dentro dos limites estabelecidos como padrão (claro que é uma aproximação).  Os circuitos de acionamento dos relés são muito simples e os reguladores LM7812 e LM7805 se encarregam de alimentar os relés e o Arduino sucessivamente.

 

Não posso deixar de dar crédito aos caras, pois uso a biblioteca EmonLib:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Postarei por enquanto apenas o esquema, mas em breve eu posto as imagens da placa de modo que quem se interessar pode montar, testar e dar sugestões de melhorias.

 

Se gostar, não esqueça do joinha!

Estabilizador.jpg.78c3ed8b70fc8edc47614e5e6280e6eb.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ele deve ter usado um transformador que tem dentro de estabilizadores de tensão que tem as bobinas dessa forma ae, vc pode tirar de um estabilizador e depois colocar dentro de volta com esse circuito que é bem eficiente ^^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ingetec, é mais ou menos o que o Silvio falou. Na verdade você pode sim aproveitar um transformador de um estabilizador ou nobreak, mas tem que tomar muito cuidado com os enrolamentos que eles usam, e vc não terá exatamente as tensões citadas no esquema acima.

 

No meu caso, eu faço um projeto simples do trafo, usando apenas as lâminas de aço-silício de um estabilizador e enrolo novamente, com as exatas tensões do esquema.

 

Não é difícil fazer um transformador monofásico desses, tem muitos materiais na net a esse respeito.

 

Ainda não terminei o layout da placa pois o tempo está curto, mais assim que tiver pronto posto aqui, e dessa vez farei o upload no servidor. Me desculpem os moderadores pelo erro!  :-*^-^

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Demorei um pouco pela falta de tempo, mas aí estão as imagens do layout da placa.

Ficou meio tosca, mas protótipo é assim mesmo.

 

Vou ler mais o fórum pra aprender a postar arquivos em outros formatos como .rar e .PDF, para que a impressão saia em tamanho real e quem quiser reproduzir a placa não tenha muita dificuldade. Sem falar no sketch que quero postar também!

 

Quem gostar, dá um joinha!

 

3D.png

Normal.png

espelhado.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue link com todos os arquivos do protótipo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Estou aberto a críticas e sugestões, pois o intuito é aprender. :)

 

Se gostou, não esqueça do joinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...