Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Cuidado ao confiar no Vídeo Externo quando for testar uma placa mãe de notebook

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, sempre ouvimos e lemos em muitas postagens técnicos dizendo que uma placa que está ligando mas não está dando vídeo a dica é ligar em um monitor externo e verificar se dá vídeo. Muitos técnicos fazem esse teste e não apresentam vídeo externo e partem para tentar achar o problema  em CIs como SIO, BIOS, NB,SB, GPU ou solda fria na placa, porem, devemos nos atentar para o fato de muitas placas só apresentarem vídeo externo quando usamos a combinação das teclas NF+(Tecla de transferência para vídeo externo) então o certo é você sempre confiar primeiro no vídeo interno e depois testar no vídeo externo. Muitas das vezes colocamos a placa na bancada sem verificar se ela está dando vídeo interno e com a placa desmontada do notebook já ligamos em um monitor externo e não sobe vídeo e de cara o técnico já parte para tentar achar defeito nos componentes citados acima, então como falado, a DICA é: Teste primeiro se sobre imagem na tela do próprio notebook, não subiu, teste em um monitor (vídeo externo). Eu pessoalmente tenho minhas telas tanto LCD quanto LED o qual sei que as mesmas estão 100% só para fazer o teste, pois, em alguns casos o defeito pode ser na tela ou no circuito LVDS do próprio notebook e ficamos martelando o prego que já entrou !

 

<< Se esta informação lhe foi útil contribua com um JOINHA >>

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Quando não confio na questão de dar vídeo ou não, prefiro fazer o teste com um teclado usb.

 

Se der boot, os leds de NumLk vão funcionar quando acionados.

 

Roberto

 

gnu informatica, realmente é outra dica útil...pequenos detalhes podem ajudar e muito o diagnóstico de um defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que nem sempre que não sobe vídeo,o problema está relacionado a solda fria no chipset gráfico.E tb que mesmo dando vídeo no monitor externo e sem vídeo no lcd,vc pode ter problema de BGA.Esqeçam esse conceito de que quando dá vídeo no monitor externo vc não tem problema de BGA,pois sào setores distinto que o mesmo chip controla.

Abaixo um vídeo que fiz falando da primeira questão que mencionei:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Tem placas Shutle que a bios uefi/legacy não dá vídeo VGA/HDMI se selecionado o OS como Win8x, que é configuração padrão, caso retire a bateria CMOS. E só dá vídeo VGA/HDMI se editar (talvez às cegas) o sistema operacional como "outros". Então a configuração da bios também interfere. E não é regravando bios que se resolve, só editando configurações. E não tem tecla de função que controle vídeo externo se selecionado Win8x UEFI. Dica que achei melhor repetir neste tópico pra complementar e ajudar a quem venha a lê-lo posteriormente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 29/06/2015 às 09:47, gnu informatica disse:

 

Quando não confio na questão de dar vídeo ou não, prefiro fazer o teste com um teclado usb.

 

Se der boot, os leds de NumLk vão funcionar quando acionados.

 

Roberto

Ótima dica. agora eu sempre vou deixar marcado no bios, para serem ativados ao iniciar, porque algumas bios tem a opção de desmarcar, (a minha tem), valeu pela dica. abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...