Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta de solda e pasta para soldar. Qual a diferença?

Avalie este tópico:


JMarcosBrito

Posts em destaque

ora bem, não existe diferença entre pasta de solda, pasta de soldar, pasta para soldar...

 

são apenas designações do mesmo produto, cada fabricante pode optar por usar o que achar mais adequado no rótulo dos seu produto.

 

é algo como ferro de solda, ferro de soldar, ferro para soldar - sendo que pasta de solda e ferro de solda são provavelmente mais usados no Brasil e os outros mais em Portugal. ou seja, é uma questão meramente linguística.

 

a diferença está nas características das pastas.

 

há pastas próprias para electrónica e pastas próprias para outro tipo de soldadura. normalmente as pastas desenvolvidas para soldaduras que não sejam da área da electrónica são muito mais activas, ácidas e podem ou não exibir grande condutividade - há pastas dessas que nesse tipo de teste com multímetro não demonstram qualquer tipo de condutividade.

 

eu sei porque tenho desse tipo de pasta aqui comigo, que uso há anos. o mesmo fabricante tem uma pasta própria para electrónica, que eu também uso, e ambas não demonstram condutividade nesse teste.

 

claro que quanto a activação, acidez e resíduo, são bem diferentes.

 

ou seja, se pegarmos numa pasta ou fluxo, fizermos esse tipo de teste e verificarmos baixa resistência, de facto não aconselho o uso desse produto em electrónica.

mas, por outro lado, se fizermos esse teste e, por exemplo, obtivermos enorme ou infinita resistência (se é que isso existe), isso não significa que o produto seja adequado para electrónica, porque não sabemos nada acerca das outras características do mesmo - a não ser que seja de uma marca de confiança, com documentação detalhada acerca do produto, etc. - mas aqui já entra o problema dos falsetas...

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ora bem, não existe diferença entre pasta de solda, pasta de soldar, pasta para soldar...

 

são apenas designações do mesmo produto, cada fabricante pode optar por usar o que achar mais adequado no rótulo dos seu produto.

 

é algo como ferro de solda, ferro de soldar, ferro para soldar - sendo que pasta de solda e ferro de solda são provavelmente mais usados no Brasil e os outros mais em Portugal. ou seja, é uma questão meramente linguística.

 

a diferença está nas características das pastas.

 

há pastas próprias para electrónica e pastas próprias para outro tipo de soldadura. normalmente as pastas desenvolvidas para soldaduras que não sejam da área da electrónica são muito mais activas, ácidas e podem ou não exibir grande condutividade - há pastas dessas que nesse tipo de teste com multímetro não demonstram qualquer tipo de condutividade.

 

eu sei porque tenho desse tipo de pasta aqui comigo, que uso há anos. o mesmo fabricante tem uma pasta própria para electrónica, que eu também uso, e ambas não demonstram condutividade nesse teste.

 

claro que quanto a activação, acidez e resíduo, são bem diferentes.

 

ou seja, se pegarmos numa pasta ou fluxo, fizermos esse tipo de teste e verificarmos baixa resistência, de facto não aconselho o uso desse produto em electrónica.

mas, por outro lado, se fizermos esse teste e, por exemplo, obtivermos enorme ou infinita resistência (se é que isso existe), isso não significa que o produto seja adequado para electrónica, porque não sabemos nada acerca das outras características do mesmo - a não ser que seja de uma marca de confiança, com documentação detalhada acerca do produto, etc. - mas aqui já entra o problema dos falsetas...

 

 

 

Muito boa explicação! Mas, se você estivesse assistido o vídeo, pouparia esse texto todinho.. O que você falou está no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JMarcos007, escrevi o meu texto sem desrespeito nenhum para com o autor do vídeo nem de quem o postou.

 

agora, você tem essa atitude arrogante não sei porquê...

 

eu vi o vídeo com atenção. agora, se você acha que tudo o que escrevi está no vídeo, então deve haver algo errado é consigo, porque ou não assistiu ao vídeo, ou não leu o meu texto com a devida atenção.

 

quero deixar desde já de lado a questão do bga, que impede uma boa limpeza após soldadura.

 

mas quanto a pastas e fluxos e no clean e essas coisadas, desde já deixo esta observação e quem quiser que reflicta:

 

- por exemplo: amplificadores a válvulas e respectivos circuitos com largas dezenas de anos foram soldados com fluxite e outros fluxos tremendamente activos. abre-se um deles e as soldas brilham como novas e são conhecidos por não terem problemas electrónicos...

 

dá a impressão que com o tempo criou-se medo de fazer uma boa limpeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...