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em análise Xbox 360 Slim Corona V4 erro luz vermelha

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srgames

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Olá a todos!

 

Sou novo aqui no forum. Estou com um Xbox 360 Slim placa Corona V4, que inicialmente eu iria fazer o desbloqueio LTU2. Eu comprei a PCB Matrix Freedom Full All-in-one para fazer o desbloqueio. Assim que a PCB chegou eu iria fazer o desbloqueio e antes o console estava funcionando perfeitamente, entao resolvi ligar o console para salvar o perfil em um pendrive antes de iniciar o serviço, mas infelizmente e para minha falta de sorte, quando liguei o console, ele ligou a luz verde como se fosse ligar normalmente, mas em seguida a luz central ficou vermelha e nao sobe imagem, o cooler funcionava normalmente, entao desliguei e revisei todas as conexoes e estava tudo ok, e liguei novamente e aconteceu o mesmo, a luz central ficou vermelha novamente e sem imagem. Aconteceu isso sem eu ter feito absolutamente nada, pois como disse o console estava funcionando antes.

 

Eu peguei o codigo de erro que era 0020 que parece ser problemas com a GPU. Entao eu resolvi fazer um Reflow na GPU para ver se voltava a funcionar. Como nao tenho estaçao de BGA, fiz um Reflow com a estaçao de ar mesmo, fiz aquecendo a placa por baixo e depois por cima da GPU por cerca de 30/35 segundos em cada lado em 4 etapas, e com a estação com fluxo de ar em cerca de 5 e temperatura com cerca de 400º +-.

 

Pois bem, após o Reflow liguei o console novamente, e dessa vez ele liga a luz vermelha, mas ela fica piscando e o cooler acelerado e o console desliga sozinho após alguns segundos. Mas dá para pegar o codigo de erro, que dessa vez é 0013, que parece que é problema de aquecimento na memória RAM, mas nao sei o que poderia ser feito para resolver, se seria um Reflow nas RAMs, e nao sei se ao dar o erro 0013 foi pior ou melhor que o erro 0020 de antes. Em ambos os casos, com erro 0020 que estava e com erro 0013 que está, quando o console liga e aparece a luz vermelha, a luz da fonte fica verde normalmente, somente volta a ficar laranja em stand-by

 

Após isso resolvi ver se dá para ler a Nand do console, e instalei o kit SD Tools da Team Xecuter para leitura de Nands da Corona V4, fiz os jumpers no R2C6 e R2C7 (o R2C10 já tem resistor), mas o meu PC com Windows XP nao reconhece a Nand, quando eu conecto o adaptador SD no PC ele nao pede para formatar, é como se nao tivesse nada conectado. Revisei toda a instalaçao do QSB novamente, mas nada, nao adiantou. Esse adaptador eu estou conectando no PC pela porta SD, nao é pela porta USB com adaptador USB, nao sei se poderia ser isso, ou pode ser problema do SD Tools, pois comprei novo esses dias, entao estou pensando em fazer um adaptador SD caseiro para testar.

 

Enfim é isso pessoal, toda ajuda é bem vinda.

 

Obrigado!

Editado: por tecgess
  • Joinha 1
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eValter. Eu medi as tensoes em standby e todas parecem estar normalizadas, somente a tensao nos terminais 4 e 5 do regulador U5A2 que apresentou valores diferentes do que o esquema que peguei na internet, porém esse esqueminha é da placa trinity, mas o regulador é o mesmo. No esquema a tensao do terminal 4 é de 4,95V mesma tensao do terminal 1, e eu medi menos de 1V nesse terminal, e no terminal 5 no esquema é de 0,60V e aqui deu pouco mais de 1V. Pode que esteja tudo correto, pois como disse a placa é diferente.

 

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infok, ontem eu fiz esse adaptador caseiro, agora irei testar, porém como nao tinha resistor de 68 ohm tradicional, eu fiz com resistores SMD em serie, usei um de 56R, um de 10R e um de 2R2 tirado de sucata, o total dá 68,2 ohm, mas creio funcionar correto.

 

Quanto ao defeito, já revisei toda a placa, e nao tem trilha rompida. Posso estar enganado, mas acho que sei prq deu esse defeito, e creio que irá resolver somente com Reballing.

 

Assim que testar o leitor de Nand, eu retorno com o resultado.

 

Por enquanto obrigado a todos pelas dicas!

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Amigos srgames,  coloquei mais informaçãoes de como fazer um adaptador sd para placa corona segue o link: 

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  • Joinha 1
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Amigo, faz o seguinte, veja se consegue ler a nand, mas tenho quase certeza que tera que fazer o reballing na GPU, pelo sintoma que mencionou depois do reflow, que fez piorar e so com reballing, isso se nao queimou a gpu ai so trocando.... Se conseguir ler a nand pode partir para gpu, reball ou troca. Eu sofri muito ja com isso, e tudo resume na bendita gpu.

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Boa tarde eu estava lendo o seu poste e acho que sei o que aconteceu... Bom o problema inicial 0020 0022 e 0023 muitas vezes são resolvidos como desse meu tópico.

 

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Mas acho que você ai fazer um reflow deve ter causado um dano nas esferas da xgpu então para resolver o seu problema antes teria que solucionar o problema que voce causou que seria um rebaling e depois verificar a dica do tópico indicado ok...

 

OBS, Nunca parta para Reflow no inicio, sempre verifique todas as tensões e possíveis erros antes de fazer isso ok...

 

Se ajudou de um Joinha  8) ...

  • Joinha 2
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wanderlei, eu irei tentar fazer a leitura da nand com o leitor caseiro que fiz e retorno. Quanto ao Reballing, também tenho certeza que terá que ser feito. Eu fiz o Reflow inicialmente, pois as tensoes de stand-by pareciam que estavam todas normalizadas e entao fiz o Reflow, e se desse algum sinal de melhora, ai seria necessário o Reballing, e como voce mesmo disse, a maioria desses defeitos de erro da luz central vermelha se resume a XGPU. E espero que nao precise trocar a XGPU, somente o Reballing mesmo.

 

repair, como citei acima, somente decidi fazer o Reflow, pois as tensoes pareciam estar normalizadas, e como disse a grande parte desse erro é relacionado a XGPU, e vi alguns casos que ele estava relacionado as RAMs. E esse console é novo, tenho ele a cerca de 1 ano e meio sem muito uso, e apesar disso verifiquei todos as outras possibilidades como trilhas rompidas, e estava tudo ok.

 

Obrigado pelas dicas!

  • Joinha 1
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  • 3 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Desculpe a demora em retornar ao topico, pois nao estava trabalhando nesse console esses dias.

 

Eu consegui ler a Nand com o leitor caseiro do esquema tradicional com todos os fios e utilizando um adpatador SD para USB.

 

Eu nao estava conseguindo de jeito nenhum com o SD Tools da TX, nem mesmo utilizando o adaptador SD para USB, entao fiz o leitor caseiro do esquema utilizando todos os fios, e deixei o R2C6 e R2C7 fechados e conectei no PC, mas o PC nao reconhecia a Nand pedindo para formatar, assim como acontecia com o SD Tools, fazia um barulho como se estivesse conectado um dispositivo mas nao reconhecia, porém constava o dispositivo no PC que no caso era G, mas quando dava dois cliques no dispositivo, constava que nao havia nada. Tentei com o esquema que o infok postou e dava o mesmo, entao resolvi tentar com todos os fios e com o R2C6 e R2C7 aberto, sem os jumpers e conectei no PC, fez o mesmo barulho de dispositivo conectado, mas mesmo assim continuava sem pedir para formatar, entao fiz como antes e tentei acessar o dispositivo dando dois cliques nele, ai apareceu a janela pedindo para formatar, cliquei em nao, e consegui ler com o autogg, testei mais uma vez e consegui ler novamente sem problema algum, tentei ler com o J-Runner, mas com ele nao funcionou. Abri a dump da Nand com o J-Runner e fiz a comparaçao delas e estava tudo ok, sem nenhum Bad Block. Com o SD Tools da Team Xecuter nao consegui ler de jeito nenhum, nem com os resistores abertos nem fechados, de todo jeito que tentava o PC fazia uma barulho como estivesse conectado e até aparecia o dispositivo mas quando tentava acessa-lo constava que nao havia nada. Funcionou também com o esquema tradicional, mas sem os fios laranja e verde soldados, essa dica foi passada por uma amigo de outro forum.

 

Pelo menos com a Nand está tudo bem, e já tenho a dump dela, o problema agora é resolver o defeito.

 

Também fica a dica para quem nao estiver conseguindo fazer o PC reconhecer a Nand da Corona de 4GB, basta utilizar o esquema tradicional e se quiser poupar tempo, pode deixar sem os fios laranja e verde que vai funcionar do mesmo jeito, e o R2C6 e R2C7 devem ficar sem os jumpers, e quando conectar no PC, fazer o barulho e constar que o dispositivo está conectado mas mesmo assim nao aparecer a janela pedindo para formatar, basta dar dois cliques no dispositivo conectado (no meu caso foi o G) e a janela pedindo para formatar vai aparecer, ai é só clicar em nao e ler.

 

Obrigado pela ajuda de todos, assim que tiver novidades retorno novamente.

  • Joinha 1
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  • 2 semanas depois...

Olá pessoal!

 

Passei para dizer que nao esqueci do topico, nao retornei ainda, pois nao estou trabalhando nesse console, e ainda nao foi possivel fazer o Reballing, mas assim que tiver novidades retorno ao topico.

 

Atualizando o que disse no ultimo post, nao consegui ler a Nand com o J-Runner, creio que seja porque as RAMs sao Winbond, e com elas a leitura deve ser feita com o Autogg, me corrijam se estiver enganado.

 

  • Joinha 1
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  • 1 ano depois...

Olá pessoal!

 

Sei que o tópico já está antigo, mas acho que é melhor responder aqui do que criar novo tópico.

 

O aparelho desse tópico está parado há bastante tempo, pois não tinha os stencils para o Reballing. Então alguns meses atrás comprei um kit de stencils para games e comecei a trabalhar nesse aparelho novamente, resolvi primeiramente fazer o Reballing nas Ram, pois já tinha tentado Reflow nelas também. Consegui remover as Memórias facilmente, e limpei todas elas e a placa, mas quando fui fazer o Reballing na primeira memória, as esferas ficaram desalinhas, e uma delas não se soldou, porém acho que tinham ficado desalinhadas pois havia colocado o soprador da estação de ar muito próximo ai fez com elas se movessem, mesmo usando o stencil e esferas do tamanho correto, parece que as esferas se movem dentro dentro do stencil. Pois bem, tentei fazer o Reballing na segunda memória, porém com o soprador mais afastado, e felizmente essa ficou perfeita, as esferas ficaram alinhadinhas. Então retornei para a primeira que a esfera não se soldou, e tentei solda-la, mas infelizmente o Pad 1 da memória se soldou, então depois não tive mais tempo para voltar a trabalhar no aparelho. Mas minha dúvida é a seguinte, devido o Pad 1 ter se soltado, a memória já era?

 

Quero voltar a trabalhar no console, mas quase não estou tendo muito tempo esses dias, estou trabalhando em outro emprego e está sobrando pouco tempo para os games, mas irei voltar a trabalhar somente com os games, que acho melhor, trabalhar em dois trabalhos é complicado.

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  • 4 semanas depois...

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, Boa noite,

 

Caso prossiga com o reparo, quando concluir, não esqueça de finalizar seu tópico e agradecer com j+ os colegas que tentaram lhe ajudar.

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, sim, irei prosseguir com o reparo, mas estou tendo pouco tempo para trabalhar no aparelho, mas assim que possível retorno ao tópico.
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  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...

Prosseguindo com esse aparelho, tive mais um tempo para voltar nele, como mencionado removi as memórias para fazer o Reballing, mas uma delas danificou um dos pads, então comprei 4 memórias novas e fiz a substituição de todas, mas ao ligar o aparelho, apresentou o erro 0101. O aparelho liga com a luz verde e após cerca de pouco mais de 27 segundos (não chegou a 28 em nenhum das vezes que cronometrei) apresentava o erro. Verifiquei todas as tensões da placa inclusive de stand-by e todas ok. Como já tinha tentado reflow na GPU resolvi fazer o Reballing nela também, fiz a remoção e limpei a placa e a GPU , mas antes de rebalar, resolvi fazer o teste da mesma entre os pads 8 e 9 e 9 e 10 para ver como estava, e em ambos que deveria ter entre 20 a 30 ohms, estava apresentando no máximo 5 ohms, testei também os últimos 2 pads dessa mesma linha que segundo vi outros testarem, deveria ter uma resistência mais alta também, e o que obtive foi cerca de 10 ohms, então devido os valores, ainda não rebalei a GPU pois ela poderia estar defeituosa e eu perder tempo. Mas o que acham, poderia fazer o Reballing com ela mesmo com esses valores, ou ela realmente já era?

 

 

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Ola, você fez o teste usando 200 ohms no multímetro e conseguiu nas esferas 8 e 9 e 9 e 10 (5 ohms) é isso? (teste usando ponta vermelha na mão esquerda) Se for, gpu tá em curto ou danificada...  Lembrando que já peguei cpu com valores 18 e 25 e estava funcionando perfeitamente, essa regra não é 100%, mas com valores 15 e 20 ou abaixo é defeito na certa...

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Editado: por sh4d0w4224
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Olá, bom dia!

 

@sh4d0w4224  sim medi de ambas as posições das pontas e o valor foi o mesmo, na verdade nem chegou a 5, deu 3 ohms, medi com o multímetro analógico na menor escala que é a X1. Com isso nem irei fazer o Reballing com essa GPU, estava pensando em comprar outra GPU, mas dei uma pesquisada e o valor está bem alto, com o valor parecido dá para comprar um Xbox com defeito e reparar a placa, e ainda vir com demais peças em bom estado como o drive e reaproveitar, ou então com pouco mais dá para comprar uma placa boa e funcionando.

Editado: por srgames
Erro de digitação.
  • Joinha 1
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Olá, então realmente ele está em curto... Teve um aparelho que consertei uma vez reballando o chipset e foi entregado para o cliente, e depois de 7 dias a cpu/gpu morreu (notei que ele já estava com uma resistência um pouco baixa antes do conserto), infelizmente é algo que pode acontecer, mas no seu caso, talvez esse reflow pode ter detonado o processador, o certo é sacar a cpu com os procedimentos corretos e com experiência e fazer o teste ou fazer o reballing direto... pois quanto mais aquece bga, mas detona ele...

  • Joinha 1
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Realmente, concordo quanto ao excesso de aquecimento no bga, mas quando comecei a trabalhar nesse aparelho, que já tem um bom tempo, ainda não tinha o conhecimento do ME que o pessoal faz antes do Rebaling, e como em todo lugar que pesquisava o pessoal normalmente fazia Reflow antes, então resolvi testar. Em relação a GPU em curto, qual teste você faz antes de remover a GPU da placa para saber se está em curto? Seria somente os testes nos capacitores em volta da mesma? 

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  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

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