Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DELL Inspiron N5010, placa Wistron DG15, desliga e só liga após retirar a pilha

Avalie este tópico:

márcio pellense

Posts em destaque

Pessoal preciso de uma ajuda pois amanhã o cliente vai trazer esse note de novo para mim, ele não dava sinal de vida da primeira vez retirei tudo  deixei só a placa retirei até a bateria e voltou a ligar fiz vários testes e não desligou mais, após 1 mês o cliente trouce de novo por que não ligava e antes quando ligava dava um barulho estranho ao ligar então vi que o teclado estava entrando em curto o barulho era por causa do teclado, retirei o teclado e e retirei a bateria e voltou a ligar deixei 3 dias com o not no programa de stress rodando videos full hd  e não desligou mais então entreguei ao cliente e hoje ele falou que vai trazer amanhã pois desligou de novo e não liga mais isso com 2 dias de uso, já medi todo o circuito botton power e ta tudo certo, cristais também e mesmo assim não liga retiro a bateria e recoloco ai liga. alguém já pegou algo assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo já testei ressolda, me desculpem esqueci a bateria que eu falei é da bios ele não tem bateria ele fica na tomada direto. na verdade é a pilha da bio que eu retiro e ela volta a ligar e já troquei a pilha e tudo mais, e essa placa é com chipset PCH então a GPU fica com o processador, e o chip set com os encargos da ponte sul, mas já tentei reaquece la fiz primeiro um ME nada retiro a pilha e recoloco funciona. ta estranho esse defeito.

Link para o comentário

o brigado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
o cristal e o diodo do RTC já foram medidos verificarei segunda o capacitor do RTCRST.

Link para o comentário

@márcio pellense, olá.

Começaria a analisar o CI que gerencia a parte de bateria da placa (PU4501). Você precisa por a placa somente na bancada e plugar a bateria junto com a fonte e realizar os testes de tensão.

Comece pelo MOSFET chaveador PU4503 e meça seus terminais.

Depois partiria para o PWM das tensões de 3V/5V (PU4601) e dar uma analisado no geral, principalmente nos pinos 23, 2, 5. Seria melhor ainda se a placa apresentasse o defeito de desligar e analisar os pontos sugeridos.

Realize as aferições e nos atualize.

[]'s

Link para o comentário

Boa noite amigo,

Tive um placa destas em minha assistência com sintomas semelhantes, mas tinha q deixar sem a bateria da Bios por 1 hora ou mais e daí ela tornava a ligar. Efetuando a análise, descobri que o capacitor da linha de 3,3v estava com a ESR alterada, com isso, demorava tanto para ligar. Como ele era um capacitor sólido, não havia indícios de defeito nele. Após remove-lo e testar com um LCR, descobri o defeito. Efetuei a substituição dos capacitores sólidos da linha de 5v e 3,3v e tudo voltou ao normal.

Espero que ajude.

Link para o comentário

bom pessoal fiz mais uma rodada de testes, todo circuito de start esta correto o PCH recebe todos os sinal inclusive o pwrbtn do I/O mas o PCH não da o comando SLP_S4# não acionando as fonte secundarias, medi todo circuito RTC e clocks o diodo do RTC e ta tudo OK, pois o sintoma é RTC pois só liga após retirar a bateria agora ta ligado tenho que esperar desligar para recomeçar os testes mas parece mais bruxaria pois o PCH não parece ser, tava tudo tão fácil tão tranquilo ai aparece isso ta loco, alguém com mais uma ideia para me ajudar será bem vinda.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom pessoal estou novamente nessa placa, agora que deu um tempo olhando esse note e só agora que percebi que ela tem 2 flash ROM (bios) uma para PCH (U6201) que eu atualizei e outra que é para o KBC (U6202, SIO) essa não atualizei mas a do SIO tem modulação sem ligar pois é alimentado por KBC_PWR, a do PCH é alimentada por 3V3_RUN ou seja só quando liga tenho tensão, o legal é que na bios do super I/O eu tenho modulação na do PCH não, alguém com uma ideia.

Link para o comentário

Na resposta #11, citou a linha de 15V. Ela está com esta tensão fixa? (sem nenhuma oscilação)

Tenho dois esquemas desta placa, sendo um Intel e outro AMD.

Qual seria o seu esquema?

sim após a ressolda do capacitor acompanhei e esta estável a placa é intel.

Link para o comentário

Eu verificaria o r2401 e o r2403. Esses dois resistores estão ligados ao sinal rtc que vão direto para o PCH. Se houver um curto nesses capacitores, ou mesmo no setor do RTC no PCH, então a placa só ligará sem a bateria. Creio que somente um reballing para resolver esse defeito. Você disse ter feito uma ressolda, mas neste caso se há um curto uma ressolda não adianta.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

novamente em um tempo vago consegui olhar essa placa novamente, foram todos os sinais citados pelos nossos amigos

e foram medidos, todos os sinais da sequencia start estão ok, o PCH recebe o sinal PM_PWRBTN Mas não envia PM_SLP_S4, to meio por fora da parte de região ME que o nosso amigo passou como trabalho a noite saio de casa 21:00 horas e não pude participar daquele batepapo é uma pena, se poderem me passar algo sobre isso, sei que essa placa tem o chipset HM57 tem uma Bios de 4MB do PCH no qual já regravei e tem uma do KBC que é de 256KB não foi regravada, encontrei um fórum que fala sobre esse ME region mas não consegui pegar muita coisa,

dell_n5010.jpg.4fce335770e4a4c6bad2b0b3d0878a47.jpg

Link para o comentário

novamente em um tempo vago consegui olhar essa placa novamente, foram todos os sinais citados pelos nossos amigos

e foram medidos, todos os sinais da sequencia start estão ok, o PCH recebe o sinal PM_PWRBTN Mas não envia PM_SLP_S4, to meio por fora da parte de região ME que o nosso amigo passou como trabalho a noite saio de casa 21:00 horas e não pude participar daquele batepapo é uma pena, se poderem me passar algo sobre isso, sei que essa placa tem o chipset HM57 tem uma Bios de 4MB do PCH no qual já regravei e tem uma do KBC que é de 256KB não foi regravada, encontrei um fórum que fala sobre esse ME region mas não consegui pegar muita coisa,

Ihh deu mole, nem tentou participar ? O papo sobre ME rolou meia noite.

Agora to na correria, daqui a pouco leio o tópico para ver se posso ajudar.

Link para o comentário

estou tentando entrar no MEBx com control+p mas não vai essa é uma ultima tentativa desesperada, pois isso acontece só se eu deixar o carregador conectado e ligado na tomada mas com o note desligado, ai ele não liga mais, retiro a pilha e recoloco ai ele liga, e quando esta ligado de vez em quando da o barulho de driver sendo conectado e desconectado sem ter nada nos usb.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...