Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX Dell - F255E-01 Rev. A01 - Curto na Partida

Avalie este tópico:


toniu-massa

Posts em destaque

Olá, pessoal!!!

 

Essa fonte tava com o fusível aberto e os FET chaveadores em curto total. Troquei os FETs e tudo normal, mas ao dar partida na fonte, ele fica em curto. A lâmpada série fica acesa.

 

Essa fonte é bem diferente das que eu costumo mexer. Parece que essa fonte tem PFC ativo. Ela é bem sofisticada e tem várias proteções.

 

Na placa onde fica o retificador tem 2 FETs e um diodo. Eu pensei que esses FETs fossem do Stand-by, mas não é.

 

Na outra placa, tem duas placas em pé. Uma fica no lado primário da fonte e tem um ci SCY991900, que não achei o datasheet. A outra plaquinha fica no lado secundário e tem um ci SCY994351B, que parece ser o PWM e tbm não achei o datasheet. Essa fonte tem tbm um 339A, smd, no lado das trilhas.

 

Tem ainda outra plaquinha que fica presa no chassis, com um LED verde e uma chave do tipo botão. Esse led não acende quando eu parto a fonte.

 

Alguém poderia dizer o que acontece com essa fonte?

 

Desde já agradeço!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toniu-massa, tive esse mesmo "problema" ao ligar uma fonte de 500watts reais na lampada serie, depois de efetuar o reparo, ao ligar na lampada serie, ela acendia, dai pensei que fosse curto, verifiquei o resto da placa e não encontrei nada em curto, dai liguei direto na rede sem a lampada serie, e ela funcionou normal, no meu caso era a potencia da fonte "500 Watts" que fazia a lampada acender. Verifique na placa se não há mais nenhum componente em curto, e se tiver certeza de que está tudo bem, ai ligue ela pra ver.

 

Como você disse que o fusivel estava aberto e os fets estavam em curto, veja tmb os diodos retificadores ou a ponte retificadora se não esta em curto tmb, capacitores de entrada esgotados, e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem observado, @mkasystems.

A lâmpada série é um recurso muito útil, mas com os novos tipos de aparelhos (com diferentes tipos de consumo), uma única lâmpada pode dar um diagnóstico errado.

 

Neste link postei uma montagem que pode ser usado para várias potências de aparelhos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

j+

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Realmente, verifiquei se tinha algum curto na plaquinha que eu acho que é o PWM e o PFC juntos e não tinha curto nessa plaquinha. Parti a fonte, mas está sem standby...

 

Verifiquei os FETs do chaveador e o retificador do standby, mas estão bons.

 

Ainda sem solução.

 

vlw!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Essas fontes PFC tem uma bobina LBOOST logo apos a ponte retificadora e ela pode estar com espiras em curto.

 

Veja no exemplo da figura abaixo que se o circuito do bloco amarelo não funcionar, você tambem não tera a tensão de Standby (bloco azul)

 

O fato de estar sem standby era que queimou o fusível de novo... Só percebi isso depois de rever o primário da fonte.

 

vlw!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...