Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
marcio cavalheiro

Net Station uST1200 BIFX - PIFN016105 P0915105 - Não carrega

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Amigos, estou começando com nobreaks e preciso da ajuda da comunidade.

Estou com este uST1200 que esta com 10.1v chegando na bateria. Eu já tinha trocado bateria e é claro, logo voltou. Os chaveamentos de rede com tensão e sem estam ocorrendo normais, gostaria de saber quem é o responsável pela regulagem de tensão de carga?

Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Amigo Marcio.

Para nobreaks o setor de carga sempre utiliza algum regulador de tensão como um TIP42 ou um LM317 e como regulador de corrente um resistor de 3W em que a resistência pode variar de 1R à 4,7R dependendo do tipo de carga e do tipo da bateria utilizada.

Sempre existem dois (ou três) fios que vêem do trafo de uma mesma cor (ou o 3º de uma cor diferente que fica no fio central), passam por retificação (ponte de diodos) e vão para este circuito que lhe falei.

Fica fácil identificar este setor seguindo o fio positivo da bateria até onde ele vai na placa (em alguns casos vai direto para o trafo com uma bitola maior e retorna de dentro do trafo com menor bitola (fio de carga) indo para a placa onde se encontra o setor de carga.

Verifique este setor em questão com ênfase no resistor de 3W e no Regulador de voltagem.

Digo isso sem dizer (ou perguntar) sobre esquema pois é de fácil localização na placa.

Se quizer maiores ajudas, poste fotos da placa que facilmente localizo para você o setor.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para este post

Olá Marcio, esse nobreak costuma queimar um resistor de 0,22R 1/2W que esta proximo dos dois transistores IRF540 nessa segunda foto que vc tirou

Se a informação te ajudou de um joinha

Compartilhar este post

Link para este post

Olá Marcio, esse nobreak costuma queimar um resistor de 0,22R 1/2W que esta proximo dos dois transistores IRF540 nessa segunda foto que vc tirou

Se a informação te ajudou de um joinha

Exatamente o que nosso amigo respondeu.

Na segunda foto sua bem em seu polegar existe um conector onde marca a cor dos fio que nele são ligados, AZ VM e AZ (dois azuis e um vermelho). Siga esse circuito que ele é o circuito de carga. Normalmente sempre "abre" um resistor do valor aproximado que nosso amigo ae respondeu. Aos poucos vai se adquirindo experiência meu amigo.

Qualquer coisa só questionar.

Compartilhar este post

Link para este post

Amigos, :D :D :D de 10,1v para 13,4v trocando os R41, R42 e R43 que vocês indicaram. Aproveitei resistores que outras sucatas, apesar de já ter ficado melhor gostaria de saber se a tensão já fica aceitável ou teria que ser cravado 13,8v?

Aproveitando e pedindo também, se o post foi útil a mais algum iniciante como eu, todos agradeceremos por um Joinha para podermos cada ver aproveitarmos dos benefícios e contribuirmos com o EletronciaBR.

Valeu @LuisStegel e @rcsj.

Compartilhar este post

Link para este post

Amigos, :D :D :D de 10,1v para 13,4v trocando os R41, R42 e R43 que vocês indicaram. Aproveitei resistores que outras sucatas, apesar de já ter ficado melhor gostaria de saber se a tensão já fica aceitável ou teria que ser cravado 13,8v?

Se você trocou pelos de mesmo valor os resistores "queimados" está dentro do normal, apesar de o "normal" para uma bateria de 12v/7a ser de 14,3v a tensão máxima de carga.

Só fazendo um teste mesmo pra ver. Carregar e descarregar por completo a bateria no nobreak fazendo de teste com uma lâmpada incandescente de uns 60w no mínimo. Beleza meu amigo? FLW

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 22 Posts
    • 112 Visualizações
    • 5 Posts
    • 26 Visualizações
    • 1 Posts
    • 6 Visualizações
    • 1 Posts
    • 10 Visualizações
    • 17 Posts
    • 193 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...