Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Torian

Fonte leadership atx com ocilação em todas as voltagens

Avalie este tópico:

Posts em destaque

olá a todos, estou com uma fonte aqui na bancada , é uma leadership 500w, sei q é uma fonte fraca demais, mas meu intuito e saber pq ela estragou e tentar arruma-la.

ela veio a mim sem vida quando ligava a energia, abri ela limpei e vi q o fusivel estava queimado, comecei os testes e achei um diodo da ponte de diodos queimado, testei os transistors de potencia estavam bons.

fiz a substiuição do diodo, e depois o fusivel e fui testar a fonte ligou normal . pensei mais uma fonte q queimou somente o fusivel e um diodo. mas quando fui testar as voltagens de 12v e 5v  essas voltagens ficam ocilando sem parar não para um segundo em nenhuma numeração somente varia do 0 ate os 12v se o teste for nos 12v e tb dos 0v aos 5v se o teste for feito no 5v.

voltei a fonet e percebi q tinha uma solda vria em um resistor refiz a solda mas o problema da ocilação persiste.

como eu nunca tinha deparado com esse defeito resolvi postar aqui para q alguem ajude a recuperar essa fonte .

eu faço reparação em muitas fonte atx mas como esse defeito é diferente gostaria de consertar para além de recuperar essa fonte tb aprender mais um pouco sobre .

agradeço a atenção e aguardo a ajuda de alguém . 

muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Tente trocar os dois capacitores eletroliticos que ficam na entrada da fonte, geralmente são de 330uFx200V e uma boa fonte usa até 560uFx250V.

Repasse toda area da fonte de Stand-By do lado primario e secundario.

Em seguida troque TODOS os capacitores eletroliticos das saidas de: +5VSB,  +5V, 3.3V e+12V.

Apos, informe as tensões de saida encontradas, principalmente a da fonte de +5V Stand-By.

Informe o Modelo da fonte e o codigo do ic PWM utilizado nela para que mais colegas possam lhe ajudar.

Boa sorte ;)

Compartilhar este post

Link para este post

troquei os capacitores da entrada e nada , revisei toda area da stand by primaria e segundaria nada. troquei os capacitores de saida e ainda sim ela continua com o msm defeito , somente agora ela oscila de 0v a 2v ,antes ele oscilava de 0v a 5v se medisse a voltagem de 5v.

mas essa ocilação é muito rapida o multimetro não para

Compartilhar este post

Link para este post

Não tem nenhum dos diodos de saida em curto ou com fuga ??  Meça eles fora da placa.

Tem que fazer pelo menos o +5VSB ficar super estável e pra isso é necessario levantar o esquema dessa fonte para que mais alguem possa lhe ajudar.

Coloque fotos em geral e da area do Stand-By, codigos dos transistores, codigo dos circuitos integrados e codigo dessa fonte

Compartilhar este post

Link para este post

Achei um esquema de uma fonte auxiliar de +5VSB que usa o transistor KSC5027 para uma possivel comparação.

MXR-250P Standby.png

Veja se ajuda.

Outra possibilidade é remover os dois transistores chaveadores (marcados na figura abaixo como Q1 e Q2) e ver se a fonte de Stand by normaliza

Primario PC-ATX.gif

Compartilhar este post

Link para este post

não sei se ajuda mas recebi outra fonte dessa , idêntica com outro defeito no qual já arrumei...

gostaria de saber se com essa fonte boa posso fazer algum teste nela que possa ajudar a outra com defeito? ou alguma coisa q possa ajuda-la?

Compartilhar este post

Link para este post

o codigo é

Weltrend WT7514L

Ao que tudo indica a sua fonte é uma Advanced Electronics FX500 conhecida como: ATX-LPJ22-23.  Veja algumas informações dela no seguinte link:

Conteúdo oculto

Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

Veja tambem como Linkworld LPJ2

Conteúdo oculto

Esquema infelizmente não achei, so o datasheet do ic PWM>

Conteúdo oculto

De qualquer forma, verifique os resistores de altos valores sinalizados na figura abaixo se não estão alterados:

LPJ2_LEC-027.jpg.38ea1778be1b6e666c238031b0f5d1c4.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

ola amigo desculpe a demora, obrigado pela sua observação, era o resistor de alta tensão no qual vc mencionou medi ele estava baixo , troquei e e a fonte voltou a vida, muito obrigado :)

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 4 Posts
    • 39 Visualizações
    • 6 Posts
    • 142 Visualizações
    • 110 Posts
    • 8488 Visualizações
    • 2 Posts
    • 30 Visualizações
    • 8 Posts
    • 53 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...