Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Linux Servidor de Arquivos e Controlador de Dominio

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá Caros colegas, uma solução perfeita para pequenas e medias empresas em substituição ao windows server 2008 / server 2012. É o ZENTYAL 4.0,  um sistema belissimo, perfeito com samba 4 + openldap (Active Directory) da microsoft,  relativamente fácil de implantar em comparação com soluções debian + samba4 + ldap ou redhat  eu uso e já implantei em diversas empresas, vc's vão se surpreender com eficácia dessa solução, tudo em feito em modo gráfico, termina uma implantação muito rápido é ótimo confiram menos trabalho de depuração e facilidade de manutenção.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 8 meses depois...

Eu já usei o zentyal um bom tempo até descobri o UCS Univention Corporate Server  muito superior ao zentyal fácil implantação pela interface web . segue os links abaixo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

podem usar vc vão se surpreender o nivel tanto para pequenas empresas quanto grande porte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já usei muito o Zentyal, mas sinceramente, não uso mais e nem recomendo. Dá pra instalar ele em cima de uma instalação padrão do Ubuntu também, mas eu usava o instalador próprio do Zentyal nos setups que eu tinha. Mas me dava muitos problemas, não tem muito suporte, a comunidade não é tão grande e prestativa quando comparado a outras soluções. O que tem me atendido agora e muito bem é o FreeNAS, que também serve como controlador de domínio, tem vários serviços pré instalados pra você habilitar (ou não), tem jails (que são o equivalente aos LXC containers), e agora na versão atual tem suporte a docker e VMs também. A base é o robusto freeBSD, que pode até ter uma compatibilidade de hardware menor que o Linux, mas é um ótimo sistema. O sistema de arquivos que ele usa que é o diferencial: o ZFS que te permite fazer "RAID" por software pelo próprio sistema de arquivos, com um disco, dois ou três de paridade e com várias vantagens sobre um RAID5, por exemplo. O bom é a inteface gráfica que FUNCIONA muito bem, muito melhor que a do Zentyal, e o fato de você ter um sistema muito enxuto (e por consequência mais seguro devido à menor superfície de ataque) e leve que é instalado em um drive USB deixando uma porta SATA a mais livre pro seu array de HDs. Suporta criptografia de discos com GELI, usando chave e/ou senha, mesmo em cima do RAID, o que é muito bom, principalmente pra quem precisa se adequar a critérios de segurança que exigem FDE.
Não posso recomendar menos o FreeNAS, é um excelente sistema, usado desde NAS caseiros até storages parrudos em grandes empresas, muito adaptável e flexível, seguro e confiável, com uma base de usuários gigante e uma comunidade ativa e prestativa além de grande número de desenvolvedores trabalhando constantemente no projeto. Além disso, oferece também suporte comercial caso seja necessário. Realmente é muito bom. O Linux agora tem um BTRFS mais maduro, que promete ficar até melhor que o ZFS em muitos aspectos, mas eu não troco a estabilidade de um projeto sólido como o FreeNAS, fácil de implementar e gerenciar, por distros Linux que não chegam nem perto na base de usuários e na estabilidade do sistema.

Meus dez centavos de contribuição. A quem interessar, só jogar no google, tem informação a balde pra quem se interessar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...