Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
jenilsonsouza

Vidro na bancada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Fala galera, tenho uma mesa de madeira e tem um vidro em cima que cobre toda a a área da mesma, um professor me disse que instalar um aterramento embaixo do vidro que a estatica vai ser descarregada, gostaria de saber se essa afirmação é correta. Se sim posso instalar no terra da tomada?

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tenho uma mesa de madeira e tem um vidro em cima que cobre toda a a área da mesma, um professor me disse que instalar um aterramento embaixo do vidro que a estatica vai ser descarregada, gostaria de saber se essa afirmação é correta. Se sim posso instalar no terra da tomada?

"Nos materiais isolantes, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico".

Fonte:

Conteúdo oculto

Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

O Vidro por si só já é um isolante. Acredito que não precise de aterramento, já que o mesmo já isola qualquer tipo de eletricidade (

Conteúdo oculto

).

Espero ter ajudado, respondendo a sua pergunta!! j+

Compartilhar este post

Link para este post

Ola amigo, eu tinha vidro na minha bancada como o amigo @JMarcos007, falou talvez nem precise de terra com o vidro, mais o problema e que e muito liso as vezes atrapalha, e o outro ponto e que o vidro pode quebrar com facilidade a não ser que use um vidro 8 ou 10 mm mais o preço desse vidro dependendo também do tamanho e bem mais barato a manta anti estática.

Espero que a dica ajude abraço. Se ajudar não esquece do joinha abraço

Compartilhar este post

Link para este post

Amigão

Conteúdo oculto

eu uso um vidro de 8mm minha mesa eh bem grande, então eu posso usar o vidro para trabalhar com placa? Sem precisar de manta antiestatica. Eu ganhei a mesa já com vidro por isso mantir e como estou começando a mexer com placa queria tirar minha duvidas. Obrigado também ao amigo

Conteúdo oculto

.

Conteúdo oculto

isso eh coisa seria existe tópicos aqui no fórum para brincadeiras e piada se não quer ajudar também não atrapalhe obrigado

Compartilhar este post

Link para este post

Amigo esquece vidro é rígido para trabalhar com placas pode danificar algum componente da mesma, compre um pedaço de manta antiestática na usinainfo.com.br

Manta

Conteúdo oculto

Diversos sobre aterramento

Conteúdo oculto

Compartilhar este post

Link para este post

Não é porque o vidro seja isolante que não produza eletricidade estática. Basta esfregar uma flanela seca que se percebe isso, ou verifique nas telas de tv de tubo o efeito da estática ao aproximar o braço da tv ligada. Esta estática é muito nociva a muitos eletrônicos, principalmente memórias e processadores.

Não recomendo o uso de bancada de vidro para técnicos em informática. Agora se quiser mesmo descarregar a estática no vidro tente aterrar algum elemento metálico que esteja permanentemente em contato com este vidro.

Compartilhar este post

Link para este post

esteticamente muito bonito o vidro porem a maioria das bancadas usa mesmo essas mantas. eu uso a borracha lonada que também protege o aparelho do cliente além da proteção da estática.

cliente exigentes se riscar um pouco o aparelho pode dar uma dor de cabeça danada. então todo cuidado é pouco na hora de reparar qualquer aparelho.

Compartilhar este post

Link para este post

Sinceramente, eu acredito que dessa forma você pode piorar a situação da estática na sua bancada de trabalho, colega @jenilsonsouza.

Vamos pela lógica:

1 - O vidro é um material isolante

2 - Aterramento embaixo do vidro não funcionará para seu propósito, pois não haverá nenhuma condição de ligação entre o que precisa ser aterrado e o aterramento

3 - Caso ocorra alguma situação em que exista diferença de potencial em relação ao aterramento, você criará um campo elétrico e o vidro atuará como dielétrico, o que é o princípio de um capacitor. A depender da diferença de potencial e da área envolvida para as cargas, o risco de choque elétrico é grande. Sem falar na possibilidade de dano a alguma placa ou circuito mais sensível.

pastedGraphic.png

18891.jpg

image014.jpg

4 - O recomendado é a instalação de manta anti estática, em cima do vidro, e esta devidamente aterrada.

Veja o material abaixo sobre capacitores e irá entender melhor a situação:

Conteúdo oculto

Conteúdo oculto

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 6 Posts
    • 47 Visualizações
    • 3 Posts
    • 68 Visualizações
    • 3 Posts
    • 123 Visualizações
    • 3 Posts
    • 55 Visualizações
    • 1 Posts
    • 19 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...