Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Tadeu

ESTAÇÃO DE SOLDA E ESTAÇÃO DE RETRABALHO: DÚVIDAS E CURIOSIDADES

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Atualmente ainda existem muitas dúvidas quanto às estações de solda e retrabalho, especialmente com relação ao parafuso de segurança. Neste artigo vamos tirar algumas dúvidas geradas por nossos clientes, de forma a prestar maiores esclarecimentos.

 

 

O que é estação de solda? Para que serve?

 

A estação de solda é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, onde sua utilização é destinada a auxiliar o operador durante processos de soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso.

 

Contudo, nada impede que as estações de solda ou estações de solda e retrabalho (estação de solda a vapor) sejam utilizadas em outras áreas, em diversas atividades, como na aplicação e remoção de tinta, adesivos, secagem de objetos, entre outros.

 

o-que-e-uma-estacao-de-solda.jpg

 

Estação de Solda e Retrabalho Yaxun 702:

Conteúdo oculto

    Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

 

As estações de solda são aparelhos eletrônicos que possuem uma base metálica com os controles para o ajuste e regulagem das suas funções: ferro de solda e ou soprador de ar quente.

 

As estações de solda podem ser analógicas (contendo apenas o knob de ajuste da função) ou digital ( contam com knobs para controle preciso e variação da função, além display digital para amostragem de valores.

 

 

 

Parafuso de segurança, por quê? É necessário retirá-lo?

 

Existem muitas dúvidas sobre um componente de segurança presente na maioria das estações de solda e retrabalho, em especial as que possuem compreensor de ar interno. Afinal, é preciso removê-lo? Por quê?

 

Sim, não só é preciso como é essencial para iniciar a operação da estação, este parafuso vermelho que se encontra na parte inferior da estação é um dispositivo de segurança aplicado com o propósito de manter o compressor de ar preso à base de maneira que o mesmo não possa ser deslocado e acabe se esbarrando e consequentemente seja danificado.

 

estacao-de-solda-parafuso-de-seguranca.jpg

 

Se você possui uma estação de retrabalho ou uma estação de solda e retrabalho que conta com compressor de ar interno, não deixe de observar o parafuso de segurança na cor vermelha que se encontra na parte inferior da estrutura, junto aos amortecedores de borracha.

 

Após a compra, mesmo depois de retirado, se o técnico for transportar a estação de solda e retrabalho deverá colocar novamente o parafuso para manter o compreensor fixo, já que o mesmo é encaixado sob amortecedores de borracha internos, não podendo ser fixado devido às pequenas vibrações geradas.

 

 

 

Mas existe algum risco se seu não retirar o parafuso de segurança e utilizar o equipamento?

 

Sim, existe um risco muito grande de você dar perca total no equipamento, inicialmente a estação de retrabalho não funcionará do modo correto, sofrendo fortes falhas e em prazo maior haverá a queima do equipamento, com total prejuízo para o técnico.

 

Não esqueça: “Quando a estação está suspensa sobre uma bancada e pronta para o uso, o parafuso deve ser removido antes da estação ser acionada.”

 

 

 

Soprador de ar para estações de retrabalho

 

As manoplas de ar, também conhecidas como sopradores de ar para estações de retrabalho (estações de solda e retrabalho) fazem parte das ferramentas essenciais das estações, isto pois, é nela que o ar é aquecido até a temperatura desejada.

 

Existem diferentes tipos de sopradores de ar quente, cada qual com suas particularidades. Um possui tanto a resistência quanto um ventilador (cooler) dentro do próprio corpo não possuindo compreensor interno, já o outro possui apenas a resistência dentro da manopla enquanto o ar comprimido é gerado dentro base da estação, por meio de um compressor de ar.

 

soprador-de-ar-quente.jpg

 

Link para todos os cabos para estação de solda da Usinainfo:

Conteúdo oculto

    Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

 

As estações de retrabalho mais comercializadas no mercado utilizam um dos dois sistemas de aquecimento do ar. Seja pela comodidade de não ter que armazenar um compressor de ar na sua base, podendo com isto ter dimensões reduzidas sem perder a funcionalidade. Ou então armazenar o compressor na base para garantir maior potência na vazão de ar.

 

O Soprador de ar das estações de retrabalho com compressor possui no seu interior uma resistência com sensor termopar na ponta, envolta por vidro de quartzo. Isto é possível, pois, o ar expelido é gerado na base da estação e enviado até o soprador através de uma mangueira emborrachada, para que lá seja aquecido até a temperatura determinada.

 

compressor-de-ar-yaxun-702.jpg

 

conformidade com o avanço tecnológico e o apelo pelo compacto e eficiente, temos as estações de retrabalho que trabalham com as manoplas de ar dotadas de resistência e soprador no seu interior.

 

Estes sopradores de ar quente fornecem o ar utilizado durante o processo de dessoldagem, sem a necessidade de um compreensor interno na estação.

 

 

 

Ferro de Solda

 

As estações de solda possuem ferros de solda já acoplados a sua carcaça, são os chamados ferros de solda com temperatura regulada que conferem maior praticidade e maior funcionalidade ao técnico profissional evitando danos as componentes devido ao excesso de temperatura.

 

Também existem no mercado os ferros de solda independentes que são ligados sem o intermédio da fonte de alimentação diretamente na fonte de energia, entretanto não há possibilidade de controle da temperatura, sujeitando o profissional a causar danos aos equipamentos consertados.

 

 

ferro-de-solda.jpg

 

 

Link para todos os Ferros de Solda da Usinainfo:

Conteúdo oculto

    Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

 

Ambos são ótimas ferramentas de trabalho, mas cabe ao profissional escolher o modelo que melhor atende sua necessidade e dos seus clientes. Quer saber mais sobre cada estação de solda ou estação de solda e retrabalho, viste nossa loja online (www.usinainfo.com.br) e consulte diretamente no produto maior riqueza de dados técnicos e características únicas de cada modelo.

Link para todas as estações de solda da Usinainfo:

Conteúdo oculto

    Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

 

Fonte:

Conteúdo oculto

    Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 3 Posts
    • 35 Visualizações
    • 26 Posts
    • 1424 Visualizações
    • 4 Posts
    • 63 Visualizações
    • 5 Posts
    • 43 Visualizações
    • 2 Posts
    • 38 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×