Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5551-1 BR237 - Placa NEW75 LA5912P - Liga e Desliga

Avalie este tópico:


brunoburn

Posts em destaque

Olá, companheiros.

 

Estou abrindo esse topico, pois dediquei meu dia inteiro na analise deste aparelho e não consigo fazê-lo funcionar corretamente.

 

Quando abri o notebook na bancada, percebi que o q13 havia explodido, realizei a troca por um idêntico. Ao continuar a analise, vi que no chip do CARDREADER havia um buraco muito pequeno, realizei a troca por um idêntico. Ok.

 

O caso é o seguinte, ao pressionar o botão power, a tensão de 3.3v vai a zero. O led acende, a tela acende branda,  o cooler gira, e logo a maquina desarma.

 

Utilizando este esquema aqui do forum,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
eu varri a placa em busca de alguma tensão incoerente.

Utilizando a tabela de power rail da pag 4, a VCCSW da pag 34 e os PJ da pagina 35, percebi que todas as tensões estão sendo geradas corretamente dentro dos padroes especificados pelo engenheiro. ( Eu gosto das placas da Compal pois elas vem praticamente destrinchadas para o tecnico. ) Bom, sabendo isso, e suspeitando da bios, regravei a bios com 3 arquivos diferentes e em 2 CI's distintos, mas a tensão do Pino #CS sempre ficou em 3.2v. Como o ponte norte aquecia muito e a impedancia na fonte do NB_CORE estava baixa, resolvi trocar o chip. Realizei a troca do chip corretamente, troquei os mosfets de baixa e alta do circuito, a fonte está gerando 1.1v como ja estava antes de trocar os mosfets. Segundo o Esquema essa é a tensao correta.

 

Enfim, a maquina liga, acende a tela, a tela fica branca e depois tudo desliga.

 

Gostaria que algum colega pudesse me orientar nesta análise para que possa proceder com o reparo.. Alguem possui uma luz para este problema?

power_rail.jpg.5d040cbb216ae137272552ba40f30697.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava com uma placa que ao tentar ligar a fonte logo desarmava. O colega tecgess me deu a dica de ligar com uma fonte assimétrica, e deu certo. Logo a seguir descobri um curto que ainda não consegui resolver, pois não sou muito bom com curtos. Enfim, teste sinais de clock também. Se a placa se mantiver ligar veja se algum CI não está esquentando demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a placa apresenta todas as tensões dos S5, S3, S1. Inclusive CPU_CORE que segundo o esquema é o ultimo estagio de tensão.

 

  Este dispositivo utiliza um CPU AMD Atlon x2, não é integrado. Eu ja testei outros 2 processadores. E ja realizei a troca do Ponte norte por um novo.

 

, tambem estou suspeitando de um curto, varri a placa em busca de um capacitor em curto mas não encontrei.. O CI da rede esquenta um pouco quando liga a placa, mas quando retiro o CI, a situação permanece a mesma. A placa liga/desliga em seguida. Testei a impedancia das bobinas em relação ao terra, e a unica que eu achei estranha foi a bobina do NB_Core, PL8, que está com uma impedancia muito baixa em direção ao pwm dessa fonte.. abri o jumper logo a frente da fonte e vi que a baixa impedancia não vem do chip, mas da fonte mesmo.

 

Vou conecta-la na fonte assimetrica agora e ver o que acontece.

 

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas colegas.

 

Essa board é mais uma vitima de má construção. Sendo AMD tem o defeito da PN (ou IGP) dar sempre defeito....

 

da maneira como está, duvido que um ME ajude num diagnostico, mas se fosse comigo, eu faria um reball nesse chip, antes de perder mais tempo.

 

Porque 95% do defeito dessas boards consiste nem chip. Se caiu, pode ter danificado as esferas e agora apresenta defeito..

 

Grande abraço pessoal!!!!

 

Boa sorte nessa reparação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, caro amigo, como citado acima, eucomprei um chip novo e coloquei no lugar do original. Não acredito que o defeito esteja na PN.. Se houver uma forma de consultar atraves do esquema do funcionamento da PN se ela está funcionando bem, ficarei grato em saber..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, liguei a placa na fonte assimetrica, não houve sobre consumo. Ao pressionar o botão power, o consumo foi a 1,54a de inicio, baixou para 1,32a, subiu para 1,44a, ficou 1 segundo nisso e então zerou..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificilmente ME no soquete do processador funciona, porém tente fazer utilizando um soprador térmico, pois a vazão de vento é bem maior.

Se possível, monitore a temperatura com o thermo proximo as esferas..

 

 

Por desencargo, já verificou a BIOS?

 

((Atualizando)) Desculpe, agora li mais uma vez e vi que vc já fez os teste de bios e ci's diferentes;

 

 

Bom fds amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, caro amigo, como citado acima, eucomprei um chip novo e coloquei no lugar do original. Não acredito que o defeito esteja na PN.. Se houver uma forma de consultar atraves do esquema do funcionamento da PN se ela está funcionando bem, ficarei grato em saber..

 

 

não tenho amigo.... desculpa!!! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...